Neymar, em jogo pelo Barcelona contra o PSG, em posição para cobrança de falta, com um homem na berreira e Messi de costas.

Qual a maior virada do futebol? Confira as 10 mais inesquecíveis da história

Uma das viradas mais inesquecíveis do futebol foi a do Barcelona sobre o PSG na Liga dos Campeões de 2017, vencendo por 6-1 após perder por 4-0 no jogo de ida. Confira outras!

Jéssica Rigon
Publicado em 28/04/2024
Leitura: 10 min

Última atualização: 11/10/2024 15:01:06

Quando se fala das emoções que o futebol proporciona e dos melhore jogos que já vimos, não há como não lembrar das partidas eletrizantes que fizeram história com viradas incríveis. 

Essas partidas são tão marcantes que ficam gravadas nas memórias dos torcedores como momentos inesquecíveis desse esporte que ao longo da história sempre criou uma legião de apaixonados. Mas qual a maior virada do futebol?

Vamos conferir as 10 maiores viradas do futebol!

Leia também: O que é a regra do impedimento no futebol? Entenda a penalidade e como surgiu

10 viradas mais importantes da história do futebol

Uma virada sempre é algo que aumenta muito o nível de emoção e dramaticidade de uma vitória, mas dependendo das circunstâncias em que ela acontece, ela deixa o triunfo com um “sabor ainda mais doce”.

Virar o jogo depois da partida ter gols mal anulados, jogadores importantes lesionados, expulsões polêmicas, ou outras situações que dificultem o jogo da equipe, são ingredientes que podem tornar uma vitória inesquecível!

1. Flamengo 2×1 River Plate – 2019 (Final da Libertadores da América)

Há poucos anos, em um jogo eletrizante, o Flamengo conseguiu reverter um placar adverso nos minutos finais contra o River Plate e conquistou a Libertadores.

Quem lê a frase acima não imagina que o Flamengo perdia a partida até os 43 do segundo tempo. Gabriel Barbosa, o Gabigol, marcou aos 43 e aos 46 para dar a torcida o título que o clube não conquistava há 38 anos.

2. Atlético-MG 4×1 Flamengo – 2014 (Semifinal da Copa do Brasil)

Após perder por 2×0 no jogo de ida, o Atlético-MG precisava de uma virada histórica contra o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. Conseguiu marcar 4 gols para avançar à final.

Essa vitória é o maior símbolo da conquista do título dessa competição que o Galo ainda não havia conquistado, mas o título pode ser lembrado como a campanha do “Eu acredito” que ecoava da torcida atleticana.

Além da virada contra o Flamengo, os mineiros também tiveram que superar um resultado adverso para o Corinthians nas quartas de final. Por coincidência, o primeiro jogo também acabou 2×0 para o timão e o segundo 4×1 para o Galo.

3. Barcelona 6×1 PSG – 2017 (Oitavas da Champions League)

Considerada por muitos como a virada mais impressionante da história ao considerar os placares dos dois jogos e a importância do jogo, após perder por 4×0 no jogo de ida, o Barcelona precisava de uma virada milagrosa contra o PSG. E conseguiu.

Como dito na épica narração de André Henning: “O impossível aconteceu!”. O time catalão surpreendeu ao vencer por 6×1 e avançar às quartas de final.

O brasileiro Neymar, naquela época peça fundamental do time e parte de um dos maiores ataques da história, foi peça fundamental nessa virada ao chamar a responsabilidade, marcar 2 gols e dar uma assistência para definir o jogo. Tudo nos minutos finais. 

O jogador marcou aos 43 e aos 46, além de servir Sergi Roberto para o gol do milagre aos 50 do segundo tempo.

4. Liverpool 3×3 Milan – 2005 (Final da Champions League)

Em uma das finais mais emocionantes da história da Champions League, o Liverpool reverteu um 3-0 contra o Milan no segundo tempo e venceu nos pênaltis.

A partida ficou conhecida como “O milagre de Istambul”. Não se trata de uma virada no tempo normal ou prorrogação, mas sair vitorioso nos pênaltis em uma final de Champions em jogo único após estar perdendo por 3×0 é algo realmente histórico!

5. Alemanha 3×2 Hungria – 1954 (Final da Copa do Mundo)

A Hungria vinha de uma sequência de 31 jogos sem perder em um período de mais de quatro anos. 

Vitórias contra adversários fortíssimos fizeram dos húngaros os favoritos para conquistar o título daquela Copa do Mundo sob o comando do genial Púskas e contra uma seleção em que havia marcado oito gols na primeira fase.

Aos oito minutos de jogo o marcador já mostrava 2×0 para a seleção favorita e tudo acontecia conforme o esperado, mas a Alemanha surpreendeu a todos e aos 18 minutos do primeiro tempo o jogo já estava empatado.

O jogo seguiu inesperadamente equilibrado até que aos 39 minutos do segundo tempo, aconteceu o gol que talvez seja o maior de toda a história da seleção alemã; o gol do seu primeiro título mundial.

Leia mais: Ranking atualizado dos maiores campeões do Brasileirão Série A

6. Santos 4×5 Flamengo – 2011 (12ª rodada do Brasileiro)

Mais um jogo com participação incrível de Neymar, com direito a dois gols, sendo que um deles seja provavelmente o gol mais bonito da carreira do jogador (venceu o Púskas), mas que não foi suficiente para vencer o flamengo que tinha um Ronaldinho Gaúcho ainda mais inspirado.

O Santos chegou a abrir 3×0 no primeiro tempo, mas o Flamengo buscou o empate. Depois o Peixe ainda voltou a ficar a frente no marcador, mas o Mengão conseguiu a virada histórica em um dos melhores jogos da história do Campeonato Brasileiro.

Se Neymar marcou dois, o Bruxo, como é chamado Ronaldinho Gaúcho, marcou três vezes. O camisa 10 marcou os dois gols que deram a vitória ao rubro negro, incluindo um gol “com a assinatura” do jogador. Um gol de falta por baixo da barreira.

Neymar, com uniforme do Santos, conversando com Ronaldinho Gaúcho, com uniforme do Flamengo, durante jogo do Brasileirão.
Neymar e Ronaldinho Gaúcho durante Santos 4x 5 Flamengo, 2011. Foto: Agência Estado

7. Nigéria 4×3 Brasil – 1996 (Semifinal da Olimpíada)

31 de julho de 1996. Uma data para ficar na história do futebol da Nigéria, afinal, a equipe superou uma seleção olímpica que tinha Roberto Carlos, Dida, Juninho Paulista, Ronaldo, Rivaldo, Bebeto, entre outros de uma geração fantástica de jogadores.

Aos 37 do primeiro tempo, o Brasil vencia por 3×1. Aos 15 do segundo, Dida defendeu um pênalti e isso passou a sensação de que a vitória estava muito bem encaminhada, mas a Nigéria chegou ao empate de forma incrível nos segundos finais.

Na prorrogação, logo aos quatro minutos, os nigerianos marcaram o quarto gol. O gol da vitória. Na época, quando um jogo ia para a prorrogação, existia o chamado “Gol de Ouro” e quem marcasse primeiro na prorrogação vencia o jogo.

8. Brasil 1×2 Uruguai – 1950 (Final da Copa do Mundo)

Uma memória triste para os brasileiros é a final da Copa do Mundo de a950, conhecida como o “Maracanazo”.

Com todos os gols da partida acontecendo no segundo tempo, o Brasil perdeu para o Uruguai no Maracanã, de virada, em uma final de Copa do Mundo inesquecível. O gol que calou 200 mil torcedores no Maracanã aconteceu faltando onze minutos para o apito final.

9. Manchester United 2×1 Bayern de Munique – 1998/99 (Final da Champions)

O Manchester United virou o jogo nos minutos finais para vencer o Bayern de Munique, conquistando o título. Esse é o resumo perfeito e literal do que aconteceu nesse inesquecível embate.

Os alemães praticamente já festejavam o título aos 45 minutos do segundo tempo. Restavam três minutos de acréscimo, quando aos 46, após cobrança de escanteio, os diabos vermelhos chegaram ao gol de empate.

O jogo, que praticamente já havia acabado, agora iria para a prorrogação, não fosse um novo escanteio cobrado novamente por David Beckham para Solskjaer dar o título europeu aos ingleses. Uma virada histórica em três minutos.

10. Palmeiras 3×4 Vasco – 2000 (Final da Mercosul)

Mais uma virada em uma grande final. A fina da Mercosul desse ano foi disputada em um formato de melhor de três, no qual cada uma das equipes havia vencido um jogo; o que fez necessário um terceiro confronto.

O Palmeiras foi para o vestiário ganhando por 3×0, mas no segundo tempo, o Vasco conseguiu uma virada incrível. O Vasco tinha um time muito forte e com jogadores de nível de seleção brasileira, como Romário, Juninho Paulista e Júnior Baiano.

Somente aos13 minutos o Cruzmaltino conseguiu marcar seu primeiro gol e depois com 3×2 no placar, a tarefa que já era difícil ficou ainda mais complicada com a expulsão de Júnior Baiano. 

O sofrimento durou até o fim do jogo. Juninho Paulista só empatou aos 40 e Romário com seu terceiro gol no jogo só decretou a vitória aos 48 da segunda etapa.

Romário e Juninho, vestindo uniforme branco com detalhes pretos do Vasco, comemorando título do Mercosul contra o Palmeiras.
Romário e Juninho comemorando título do Mercosul pelo Vasco. Foto: Paulo Pinto / Agência Estado

Leia também: Qual a história do Cuiabá Esporte Clube? Saiba tudo sobre a história e conquistas

Qual foi a maior virada da história do futebol brasileiro?

É difícil determinar qual a maior virada da história, pois elas impactam as pessoas de acordo com suas preferências, mas uma das maiores viradas da história do futebol brasileiro foi a final da Copa Mercosul em 2000, entre Palmeiras e Vasco. 

O Palmeiras chegou a abrir 3 a 0 de vantagem, mas o Vasco conseguiu virar o jogo para 4 a 3, garantindo a vitória e o título.

Qual é a maior virada da história da Libertadores?

Uma das maiores viradas da história da Libertadores ocorreu em 2019, na final entre Flamengo e River Plate. 

O River Plate estava vencendo por 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo, mas o Flamengo conseguiu virar o jogo com dois gols de Gabigol em questão de minutos e assim conquistou o título.

Como fazer apostas em viradas?

Apostar em partidas em que você acha que é possível acontecer uma virada pode gerar ótimas oportunidades, além de ser uma maneira emocionante de aproveitar o jogo. 

Por exemplo, é obvio que para acontecer uma virada, é obrigatório que os dois times façam gols, então é uma ótima possibilidade de apostar em ambas as equipes marcam.

Para apostar de forma segura, é importante estudar as estatísticas dos times envolvidos, entender suas estratégias e considerar fatores como a presença ou ausência de seus principais jogadores.

Além disso, estabeleça um orçamento para apostas esportivas e mantenha-se dentro dele. Utilize fontes confiáveis e aproveite as análises especializadas disponíveis para tomar decisões informadas.

As viradas são uma das partes mais emocionantes do futebol e proporcionam momentos memoráveis que ficam na história. Aproveite tudo isso!

Faça sua aposta esportiva com Mr. Jack

Agora que você está bem informado sobre a viradas do futebol, que tal aproveitar esse conhecimento para apostar com estratégia e se divertir acompanhando seus jogos?

Conte com as melhores odds e a segurança que o Mr. Jack oferece!

Aposte com Mr. Jack!

Crédito imagem destacada: Hugo Pérez Marsol, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Veja nossos últimos Stories

Pular para o conteúdo