O Real Madrid lidera o ranking dos clubes mais ricos (com maior receita) na temporada 2022/2023. Segundo estudo da Deloitte, alcançou 831 milhões de euros.
A equipe espanhola ultrapassou o Manchester City e o Paris Saint-Germain, que ocuparam as posições seguintes.
O relatório anual “Football Money League” também destacou o Flamengo. O clube brasileiro não figurou entre os 30 primeiros, mas foi reconhecido pela Deloitte como próximo de entrar na lista, potencialmente desafiando a supremacia europeia junto com o Inter Miami.
O Real Madrid teve um aumento de 16% em suas receitas na última temporada. O Manchester City, líder do ano anterior, e o Barcelona, que dominou por dois anos consecutivos, foram superados. O estudo considera receitas de bilheteria, direitos de transmissão e atividades comerciais.
Além disso, o relatório enfatiza a crescente presença de clubes não europeus, como o Flamengo e o Inter Miami. O Flamengo esteve perto de entrar no top 30, enquanto o Inter Miami viu um aumento notável em suas receitas após contratar Messi.
- Leia também: Messi pode alcançar 50 títulos em 2024
Os 30 clubes mais ricos do mundo
Conforme o estudo da Deloitte, em ordem, estes são os 30 clubes mais ricos do mundo:
- Real Madrid
- Manchester City
- PSG
- Barcelona
- Manchester United
- Bayern de Munique
- Liverpool
- Tottenham
- Chelsea
- Arsenal
- Juventus
- Borussia Dortmund
- Milan
- Inter de Milão
- Atlético de Madrid
- Eintracht Frankfurt
- Newcastle United
- West Ham
- Napoli
- Olympique de Marselha
- Aston Villa
- Benfica
- Brighton
- Roma
- Sevilla
- Fulham
- Leeds
- Crystal Palace
- Lyon
- Everton
Não perca os melhores mercados para apostas esportivas em futebol, com mrjack.bet (proibido para menores de 18 anos).
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.