Ainda em clima de final da Série A bo Brasileirão, mas já com muita coisa definida para a próxima temporada. E aí, vamos ver como fica a Série B em 2024? Será um período de muito movimento e novidade para os clubes que vão buscar o acesso à elite do futebol brasileiro.
Em 2024, a Série B terá entre sua composição de clubes, presenças inéditas. Exemplo disso será o Santos, que pela primeira vez em 111 anos de história, disputará a segunda divisão. O clube da Vila Belmiro, ao finalizar o Brasileirão na 17ª posição, se une a América-MG, Coritiba e Goiás, todos rebaixados da Série A.
Por outro lado, o Amazonas, fundado em 2019, estreia na Série B depois de vencer a Série C. Juntam-se a ele o Brusque, Operário-PR e Paysandu, estes últimos regressando à segunda divisão.
O Paysandu, que não disputava a Série B desde seu rebaixamento em 2018, é a equipe que retorna à divisão após o maior período. Enquanto Brusque e Operário-PR retornam imediatamente após a queda.
Contudo, ainda temos as equipes que permaneceram na Série B, aqui destacamos os times seguindo ordem alfabética: Avaí, Botafogo-SP, Ceará, Chapecoense, CRB, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sport e Vila Nova.
Formato da competição em 2024
O formato da competição em 2024 se mantém o mesmo, que vem sendo adotado desde 2006. São 20 clubes competindo, em 38 rodadas, com sistema de pontos corridos. Cada equipe joga 19 partidas em casa e 19 fora, e a classificação final é determinada pela soma dos pontos ao longo do torneio.
Os quatro melhores colocados garantem acesso à Série A de 2025, enquanto os últimos quatro são rebaixados para a Série C.
E aí, bora ficar de olho na abertura de mercados para a Série B? Enquanto isso, tem muita opção de aposta esportiva em futebol com mrjack.bet, dê o seu palpite (proibido para menores de 18 anos).
E o futebol às vezes é mesmo imprevisível, relembre conosco algumas reviravoltas: Maior zebra da história do futebol: você lembra dessa?

Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.