Confirmados os locais dos pré-olímpicos de basquete 3×3 para Paris 2024.
A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou que o primeiro Torneio Classificatório Olímpico de Universalidade (UOQT1) será realizado em Hong Kong. Haverá mais dois eventos classificatórios, com o Brasil competindo no UOQT2 em Utsunomiya, junto a outras sete seleções em ambos os gêneros.
As seleções brasileiras chegam com expectativas elevadas para os jogos das categorias masculina e feminina, que acontecem de 3 a 5 de maio de 2024.
A equipe masculina alcançou a quarta colocação no Mundial de 2023, e a feminina conquistou a prata na AmeriCup 2022. Vitória Marcelino, uma das principais atletas, destacou a última como “a melhor competição” da equipe.
- Leia mais: acesse todas as notícias sobre basquete
Eventos classificatórios
Nos eventos classificatórios, as vagas olímpicas serão disputadas da seguinte forma:
- UOQT 1: Hong Kong, China, em abril de 2024. Com equipes masculinas e femininas de diversos países, incluindo Hong Kong, China, Países Baixos, Mongólia e Letônia,
- UOQT 2: Utsunomiya, Japão, de 3 a 5 de maio de 2024. Com a presença do Brasil e seleções como Egito, Porto Rico e Mongólia no masculino; Quênia, Austrália e Países Baixos no feminino;
- OQT: Debrecen, Hungria, de 23 a 26 de maio de 2024, com uma ampla participação internacional em ambos os gêneros.
Além dos torneios de universalidade, três equipes de cada gênero já garantiram vaga em Paris 2024 pelo ranking mundial: França, Estados Unidos e China no feminino; e Sérvia, Estados Unidos e China no masculino.
Para assegurar uma vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024, os países deverão se destacar nos eventos classificatórios. Uma cota será concedida ao melhor CON em cada gênero no UOQT 1 em Hong Kong e UOQT 2 em Utsunomiya. O OQT em Debrecen distribuirá três cotas por gênero.
Os Jogos Olímpicos Paris 2024, que terão o basquete 3×3 entre 30 de julho e 5 de agosto na Praça da Concórdia, em Paris, prometem ser um palco emocionante para o esporte após sua estreia em Tóquio 2020.

Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.