Fundado há mais de 120 anos, o Grêmio é um dos maiores e mais vitoriosos clubes de futebol do Brasil. Nos últimos anos, o Tricolor empilhou uma série de taças do Campeonato Gaúcho, além da Copa Libertadores de 2017, um dos títulos mais importantes.
Confira a seguir a história completa do Grêmio, desde sua fundação até os dias de glória. Boa leitura!
Linha do tempo?
A chegada de Suárez
No retorno do time para a elite do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Gaúcho conseguiu fechar a contratação de um dos melhores atacantes do mundo Luis Suárez. Com ajuda da estrela uruguaia, a equipe terminou o Brasileirão na segunda colocação.
Tricampeão da Libertadores
Sob o comando do ídolo do clube, Renato Gaúcho, o Grêmio voltou a final de uma Libertadores da América, onde venceu o Lanús por 3×1 no placar agregado.
Bicampeão da América do Sul
Treinado pelo Técnico Felipão, ainda em começo de carreira, o Grêmio chegou até a final da Libertadores de 1995, onde enfrentou o Atlético Nacional. Com um placar agregado de 4×2 o Tricolor Gaúcho conquistou a América do Sul pela segunda vez em sua história.
O primeiro campeão da Copa do Brasil
Na primeira edição da Copa do Brasil, disputada em 1989, o Grêmio venceu o Sport por 2×1 na final e se tornou o primeiro campeão da competição.
Conquista da Libertadores
Em confronto emblemático contra o Penãrol, o Grêmio conseguiu o placar agregado de 3×2 na final da Libertadores, e conquistou o título.
O que é o Grêmio?
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, popularmente conhecido como Grêmio, é um clube de futebol brasileiro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
No Brasil, o Grêmio é considerado um dos times mais tradicionais, muito pela história que fez no Campeonato Gaúcho e na Libertadores.
Qual é a história da fundação do time do Grêmio?
A história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense começou com uma bola de futebol, literalmente. Em 1903, o paulista Cândido Dias da Silva já trabalhava há algum tempo em Porto Alegre. Para a maioria dos lugares aonde ia, carregava com ele uma bola de futebol.
E é justamente com essa bola de futebol que se inicia a história do Grêmio.
Na época, um novo time de futebol surgiu em Porto Alegre: o Sport Clube Rio Grande. Ele era composto por jogadores imigrantes. Principalmente, alemães e ingleses. No dia 7 de setembro de 1903, o Sport Clube Rio Grande foi convidado para fazer uma exibição na capital gaúcha, atraindo uma série de olhares curiosos em um campo de várzea.
Um desses olhares era o de Cândido Dias da Silva, que parou com sua bola debaixo do braço para apreciar a partida de futebol.
Leia também: Bolas de futebol mais famosas: conheça as preferidas dos jogadores
Durante a partida, a bola do jogo ficou murcha, o que gerou um grande desapontamento geral. Porém, sem pensar duas vezes, Cândido ofereceu a sua bola emprestada para que o jogo continuasse. Em troca de sua boa ação, após o término da partida, ele recebeu uma aula dos jogadores do Sport Clube Rio Grande, que o ensinaram suas primeiras lições de futebol e, é claro, como fundar um clube.
Graças ao ensinamento que obteve dos jogadores ingleses e alemães, Cândido Dias da Silva e outros 32 rapazes se juntaram para fundar o Grêmio, em 15 de setembro de 1903.
O encontro deles aconteceu no Salão Grau, um restaurante de um hotel da Rua 15 de Novembro, que hoje se chama José Montaury.
Leia também: Campeonato Gaúcho 2024: análise e expectativas para o Gauchão
Qual o mascote do Grêmio?
Você sabia que o Grêmio não possui apenas um, mas sim dois mascotes? O primeiro e mais conhecido é o Mosqueteiro. Desenhado pelo cartunista Pompeo, foi inspirado nos “Os Três Mosqueteiros”, história de Alexandre Dumas.
Esse mascote passou a representar o Grêmio em 1946, simbolizando um espírito de união entre jogadores, torcedores e diretoria.
Em 2001, o Grêmio decidiu abrir um concurso para escolher um novo desenho de mascote, desde que seguisse o padrão da figura criada por Pompeu. O desenho escolhido foi o de Hilton Edeniz Oliveira Ávila, utilizado pelo clube até hoje.
Já em 2023, o Grêmio decidiu abrir um novo concurso. Dessa vez, não para redesenhar o Mosqueteiro, mas sim para a criação de um novo mascote inspirado em Tarciso “Flecha Negra”, um dos principais jogadores históricos do Grêmio.
Foi assim que surgiu Flecha Negra, o novo personagem representante do Grêmio, desenhado por Caio Barbalha.
Qual o estádio do Grêmio?
O Grêmio já teve 3 estádios ao longo de sua história. O primeiro foi o Estádio da Baixada do Moinhos de Vento. Inaugurado em 1904, estava localizado no bairro Moinhos de Vento, uma das áreas mais nobres de Porto Alegre.
Além de ser o primeiro da história do Grêmio, o Estádio da Baixada foi palco de um dos momentos mais icônicos do clube. Em 18 de julho de 1909, o Grêmio enfrentou o seu maior rival, o Internacional, pela primeira vez em sua história naquele estádio.
E sabe qual foi o resultado desse jogo? 10 x 0 para o Imortal!
Leia também: Clássico Grenal: apostas e emoções no confronto intenso entre Grêmio e Internacional
O 2º estádio da história do Grêmio foi o Estádio Olímpico Monumental. Inaugurado em 19 de setembro de 1954, esse estádio do Grêmio foi o palco do time gaúcho por décadas, até o seu fechamento em fevereiro de 2013.
Ele surgiu com o nome Estádio Olímpico, mas recebeu a alcunha “Monumental” após uma reforma que aconteceu em 1980, finalizado o anel superior do estádio.
O último e atual estádio do Grêmio é a Arena do Grêmio. Inaugurado em 8 de dezembro de 2012, esse estádio foi construído conforme os padrões FIFA / UEFA. O primeiro jogo da Arena do Grêmio aconteceu contra o Hamburgo, clube alemão que disputou o título do Mundial de 1983 contra o Grêmio.
O jogo acabou com vitória gremista por 2 x 1, assim como aconteceu na final do torneio mundial há 40 anos.
Leia também: Qual é o maior estádio do Brasil: os 15 principais
Quais são os principais títulos do Grêmio?
A história do time Grêmio está repleta de conquistas. Desde troféus de campeonatos estaduais até títulos de torneios internacionais, como Copa Libertadores e Mundial de Clubes. Inclusive, no Brasil, o Grêmio é conhecido como Rei de Copas, já que acumula 3 títulos da Copa Libertadores e 5 títulos da Copa do Brasil.
Considerando apenas competições oficiais, o Grêmio tem 64 títulos em sua história. O Imortal é o 2º maior vencedor do Campeonato Gaúcho com 42 conquistas, atrás apenas do maior rival Internacional (45).
Entre outros títulos oficiais do Grêmio, estão a Supercopa do Brasil (1), o Brasileirão Série B (1), a Recopa Gaúcha (4), a Copa Sul (1), o Campeonato Sul-Brasileiro (1) e a Copa FGF (1).
Confira a seguir todos os títulos do clube:
Títulos internacionais
O Grêmio é um dos maiores campeões brasileiros da Libertadores. Junto do São Paulo, Santos, Palmeiras e Flamengo, o Imortal é o maior vencedor brasileiro da Copa Libertadores com 3 títulos.
Além desses títulos, o Grêmio se destaca com outras conquistas internacionais, como o Mundial de Clubes de 1983 (na época, Copa Intercontinental):
- Libertadores (3): 1983, 1995 e 2017;
- Copa Intercontinental (Mundial de Clubes): 1983;
- Recopa Sul-Americana (2): 1996 e 2018.
O Grêmio ainda possui muitos títulos internacionais de nível amistoso, que não são contabilizados como títulos oficiais.
Títulos nacionais
Além do sucesso internacional, o Grêmio também se destaca nacionalmente por seus títulos. Não é à toa que é o 2º maior campeão da Copa do Brasil com 5 títulos, um dos campeonatos mais importantes do futebol brasileiro. O Tricolor está atrás apenas do Cruzeiro, que tem 6 títulos.
Confira a seguir todos os títulos nacionais do Grêmio:
- Copa do Brasil (5): 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016;
- Campeonato Brasileiro (2): 1981 e 1996;
- Supercopa do Brasil: 1990;
- Campeonato Brasileiro Série B: 2005.
Leia também: Qual time tem mais libertadores: quem tem mais taças da competição
Quais são os principais ídolos do Grêmio?
A história do Grêmio foi escrita por inúmeros jogadores e treinadores de sucesso, que colocaram seus nomes na prateleira de ídolos do clube gaúcho. Esse é o caso de Luiz Felipe Scolari e Renato Portaluppi, que além de terem sido jogadores do Grêmio, se tornaram técnicos muito vitoriosos e, é claro, ídolos da torcida.
Além deles, é impossível não falar de Tarciso, o “Flecha Negra”, que até se tornou o novo mascote do Grêmio em 2023. Ele jogou no Imortal por 13 anos e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Grêmio com 226 gols.
Tarciso foi fundamental nas conquistas de três dos principais títulos da história do Grêmio: Brasileirão de 1981, Libertadores e Mundial de 1983.
Leia também: Classificados para Libertadores 2024: quem já garantiu vaga e quem briga por um lugar na competição
Em seu site oficial, o Grêmio possui uma categoria dedicada aos maiores ídolos do clube. O nome dessa categoria é “heróis”.
Confira a seguir quais são os heróis do Grêmio:
- Adilson;
- Airton Ferreira;
- Aílton;
- Carlos Miguel;
- Cristóvão;
- Éder Aleixo;
- Espinosa;
- Eurico Lara;
- Everaldo Marques da Silva;
- Gessy;
- Jardel;
- Jorge Veras;
- Juarez Teixeira;
- Luís Eduardo;
- Renato Portaluppi;
- Tarciso;
- Yura.
Calçada da fama do Grêmio
Você sabia que o Grêmio possui uma calçada da fama? Assim como os melhores atores são homenageados em Hollywood, os melhores jogadores do Grêmio são homenageados na Calçada da Fama do Grêmio. O Tricolor foi o primeiro clube de futebol do Brasil a criar uma calçada para homenagear personagens que se destacaram.
A primeira escolha de ídolos para colocar na Calçada da Fama aconteceu em 1996, no ano seguinte à conquista do bi da Libertadores. Ao todo, foram escolhidos 20 jogadores, que têm seus nomes exibidos até hoje. Entre eles, Alcindo: o maior artilheiro da história do Grêmio com 230 gols.
Após selecionar os primeiros 20 homenageados, o clube gaúcho passou a incluir novos nomes de ídolos na calçada a cada dois anos. Hoje, a Calçada da Fama do Grêmio conta com 50 nomes de jogadores, personalidades e patronos que marcaram a história do Grêmio.
Confira a seguir todos os nomes encontrados na Calçada da Fama do Grêmio e os anos em que foram homenageados:
- Patrono Fernando Kroeff (1996);
- Adílson (1996);
- Airton “Pavilhão” (1996);
- Alcindo (1996);
- Ancheta (1996);
- André Catimba (1996);
- Baltazar (1996);
- De León (1996);
- Edinho (1996);
- Jardel (1996);
- João Severiano (1996);
- Juarez (1996);
- Leão (1996);
- Mazaropi (1996);
- Oberdan (1996);
- Ortunho (1996);
- Oswaldo Rolla (1996);
- Pingo (1996);
- Renato Portaluppi (1996);
- Yura (1996);
- Ênio Rodrigues (1999);
- Milton Kuelle (1999);
- Marino (2001);
- Mauro Galvão (2001);
- Valdir Espinosa (2001);
- Zinho (2001);
- Altemir (2003);
- Áureo (2003);
- Sérgio Moacir Torres Nunes (2003);
- Tarciso (2003);
- Calvet (2005);
- China (2005);
- Dinho (2005);
- Luís Eduardo (2007);
- Sandro Goiano (2007);
- Valdo (2007);
- Cesar (2009);
- Danrlei (2009);
- Émerson (2001);
- Dr. Hélio Dourado (2011)
- Roger (2011);
- Paulo Nunes (2017);
- Luís Carlos Goiano (2017);
- Maicon (2017);
- Geromel (2019);
- Loivo (2019);
- Cacalo (2021);
- Felipão (2021);
- Galatto (2021);
- Osvaldo (2021);
- Baidek (2023);
- Paulo Cezar Magalhães (2023);
- Bonamigo (2023).
Década de 1980: a fase mais vitoriosa do Grêmio
A fase mais vitoriosa do Grêmio aconteceu na década de 1980. Por mais que a década de 1990 tenha trazido muitas alegrias ao torcedor gremista, que viu o time ser campeão da Copa do Brasil (1994), da Libertadores (1995) e do Brasileirão (1996), foi nos anos 1980 que o clube viveu o seu auge.
Entre 1981 e 1990, o Grêmio viveu a sua fase mais vitoriosa e conquistou incríveis 11 títulos. Toda essa etapa começou com o título do Campeonato Gaúcho de 1980, que deu início a uma sequência de títulos inéditos para o clube.
Começando com o Campeonato Brasileiro de 1981, o 1º da história do Grêmio. Seguido pelos títulos da Copa Libertadores e do Mundial de 1983, além de uma Copa do Brasil em 1989 e um hexacampeonato gaúcho consecutivo.
Confira todos os títulos do Grêmio da década de 1980:
- Campeonato Brasileiro de 1981;
- Copa Libertadores de 1983
- Mundial de 1983;
- Copa do Brasil de 1989;
- Supercopa do Brasil de 1990;
- Campeonato Gaúcho de 1985, 1986, 1987, 1988, 1989 e 1990*.
*Em 2023, o Grêmio igualou a marca histórica da década de 1980 ao ser hexacampeão consecutivo do Campeonato Gaúcho: 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.
Renato Gaúcho e Grêmio: uma história de amor e conquistas
Ao falar da história do Grêmio, é impossível não falar de Renato Portaluppi, popularmente conhecido como Renato Gaúcho. Para muitos torcedores, Renato Gaúcho é o maior ídolo do clube. Muito disso se deve ao fato dele ter conquistado uma série de títulos importantes, tanto como jogador quanto como treinador.
Outro motivo que contribui para que Renato Gaúcho seja um dos maiores ídolos, se não o maior, é o fato dele ter sido formado nas categorias de base do clube. A primeira chance de Renato como jogador titular do Grêmio aconteceu em 1982, um ano antes dele entrar para a história do time.
No ano seguinte à sua promoção, Renato Gaúcho assumiu a condição de titular e começou a se firmar entre os maiores craques do futebol brasileiro. No ano em questão, ele foi decisivo e fundamental em duas das conquistas mais importantes da história do Grêmio: a Copa Libertadores e o Mundial de 1983.
No Mundial de 1983, Renato Gaúcho marcou os dois gols do Grêmio na vitória de 2 x 1 contra o Hamburgo, da Alemanha. Na época, ele tinha apenas 21 anos.
Durante a fase mais vitoriosa do Grêmio, Renato Gaúcho também foi campeão do Brasileirão de 1981 e do Campeonato Gaúcho em 1980, 1985 e 1986.
Após ter feito história como jogador, Renato Gaúcho também decidiu fazer história como treinador. Tudo começou em 2016, quando o Imortal decidiu demitir Roger Machado e contratar Renato para o cargo de treinador.
Foi a partir desse momento que o Grêmio começou a escrever um dos capítulos mais vitoriosos de sua história.
Sob o comando de Renato Gaúcho, o Grêmio quase repetiu os incríveis feitos da década de 1980. Entre 2016 e 2023, o Tricolor Gaúcho foi campeão da Copa do Brasil (2016), da Libertadores (2017), da Recopa Sul-Americana (2018), do Campeonato Gaúcho (2018, 2019, 2020 e 2023) e da Recopa Gaúcha (2019 e 2023).
Apelidos do clube
Os principais apelidos do Grêmio são: Imortal, Imortal Tricolor, Tricolor, Tricolor Gaúcho, Tricolor dos Pampas, Rei de Copas, Clube de Todos.
Série B de 2005: um dos títulos mais importantes da história do Grêmio
Em seus mais de 120 anos de história, o Grêmio conquistou uma série de títulos importantes de competições de alto nível, como Brasileirão e Libertadores. Porém, um dos títulos que mais se destaca por sua importância é o de uma competição de 2ª divisão: o do Brasileirão Série B de 2005.
Após ter feito uma péssima campanha no Brasileirão 2004, sendo rebaixado na última colocação, o Grêmio jogou a Série B em 2005. Na época, a competição ainda não era disputada no formato dos pontos corridos. O time chegou ao quadrangular final do torneio para disputar duas vagas na Série A contra Santa Cruz, Náutico e Portuguesa.
O momento decisivo para o Grêmio na Série B de 2005 foi o jogo contra o Náutico. Ambos os times chegaram na última rodada com chances de acesso à Série A do Brasileirão.
Em 26 de novembro de 2005, Grêmio e Náutico se enfrentaram no Estádio Eládio de Barros Carvalho, popularmente conhecido como Estádio dos Aflitos, e foi assim que surgiu a famosa Batalha dos Aflitos.
Esse jogo contra o Náutico entrou para a história do Grêmio, não só por ter sido o jogo do retorno à Série A do Brasileirão, mas também por tudo o que aconteceu em campo.
No segundo tempo, um pênalti marcado para x paralisou o jogo por 27 minutos, gerando muita confusão que terminou com a expulsão de quatro jogadores do Grêmio.
Mesmo com toda essa desvantagem numérica, o Grêmio conseguiu fazer história. O goleiro Galatto defendeu a cobrança de pênalti do Náutico e, no escanteio seguinte a esse lance, o Grêmio armou um contra-ataque com Anderson.
Sozinho, o jogador do Imortal conseguiu driblar a defesa do Náutico e marcar o gol da vitória gremista aos 67 minutos (16 de acréscimo), garantindo o acesso e também o título do Brasileirão Série B de 2005.
Tão incrível foi essa decisão entre Grêmio e Náutico que foi criado um filme para contar essa história: Inacreditável – A Batalha dos Aflitos, filme de 2007.
Parcerias e patrocinadores
Confira os patrocinadores do Grêmio:
- Banrisul (patrocinador master);
- Brahma;
- Esportes da Sorte (pode mencionar?);
- JBL;
- Marquespan;
- Pepsi Black;
- Umbro;
- Unimed Porto Alegre;
- Vero;
- Zé Delivery.
Confira os parceiros oficiais do Grêmio:
- Analytics FC;
- Arklok;
- Claro;
- Dietbox;
- Fertilizantes Piratini;
- Fonte Sarandi;
- Fusion;
- Hospital Moinhos de Vento;
- I9 Engenharia e Consultoria
- Jornal do Comércio;
- Kallango;
- PanVel Farmácias;
- Physicus;
- Premiere;
- TAG Audio;
- Universidade LaSalle;
- Universitário;
- Zero Hora.
Cenário atual e ídolos recentes
Há anos, o Grêmio se destaca como um dos melhores times de futebol do Sul do Brasil. Não é à toa que é o atual hexacampeão gaúcho (2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023). Por mais que o maior rival, Internacional, esteja fazendo uma das melhores campanhas entre os times brasileiros em 2024, é o Grêmio quem tem se destacado nos últimos anos.
Leia também: Maiores clássicos do futebol brasileiro: os 07 jogos mais famosos da história
Hoje, o Grêmio possui algumas alcunhas que o fazem se destacar no futebol gaúcho, principalmente quando comparado ao rival Internacional:
- Atual hexacampeão gaúcho;
- Último gaúcho campeão da Libertadores;
- Último gaúcho campeão do Brasileirão;
- Último gaúcho campeão da Copa do Brasil;
- Único gaúcho campeão da Supercopa do Brasil;
- Maior campeão da Recopa Gaúcha (4 títulos);
Considerando os títulos recentes do Imortal, principalmente o hexacampeonato consecutivo do Campeonato Gaúcho, existem alguns jogadores que se destacam como ídolos do Grêmio. Esse é o caso de Maicon e Geromel, que passaram a fazer parte da Calçada da Fama do clube em 2017 e 2019, respectivamente.
Existem muitos outros jogadores que marcaram a história recente do Grêmio, por mais que não estejam tão “na boca da torcida”. Esse é o caso de Luan, cria da base do Tricolor que joga no Vitória, da Bahia. Ele foi o responsável por marcar o gol do título do Grêmio na Libertadores de 2017.
Ainda existem aqueles jogadores que continuam no clube até hoje, como a dupla Kannemann e Geromel. Os defensores formaram uma das melhores duplas de zaga do futebol brasileiro, conquistando os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, além de diferentes campeonatos gaúchos.
Há também aqueles jogadores que não conquistaram muitos títulos importantes, mas que caíram nas graças da torcida. Esse é o caso de Luis Suárez, um dos ídolos recentes da história do Grêmio.
Após anos de sucesso no futebol europeu, o atacante se juntou ao Grêmio no começo de 2023, terminando a temporada como artilheiro do clube gaúcho no Brasileirão com 15 gols e com o vice-campeonato nacional.
Leia também: Inter Miami confirma Suárez para a temporada de 2024
Mostre que você conhece a história do Grêmio e aposte no Importa na Mr. Jack!
Agora que você conhece toda a história do Grêmio, está esperando o que para começar a apostar no Imortal?
Se você quer apostar no Grêmio e contar com as odds mais competitivas, lembre-se de contar com o Mr. Jack, o seu parceiro ideal na hora de apostar!
Somos um site de apostas seguro que oferece atendimento ao cliente 24h, além de muitas opções de apostas esportivas e jogos de cassino para você aproveitar.
Crédito imagem destacada: Autor desconhecidoAutor desconhecido, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.