A história do Internacional está marcada por uma série de títulos expressivos, ídolos inesquecíveis e momentos que marcaram o futebol, tanto nacional quanto internacionalmente. O Colorado é um dos maiores clubes do futebol brasileiro e possui uma trajetória recheada de conquistas e glórias.
Conheça a história do Internacional, desde a fundação do clube até as maiores conquistas e títulos expressivos.
Linha do tempo do Internacional
Bicampeão continental
Após vencer o Chivas Guadalajara pelo placar agregado de 5×3, o Internacional foi campeão da Libertadores pela segunda vez em sua história.
Campeão do Mundo
Após vencer a Libertadores contra o São Paulo pelo placar agregado de 4×3, o Internacional foi disputar o Mundial de Clubes contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Em jogo disputado, o Internacional conseguiu marcar um gol faltando 8 minutos para o fim da partida, e venceu o jogo por 1×0, se sagrando campeão mundial.
Tricampeão nacional
Com placar agregado de 4×1 o Internacional venceu os dois jogos contra o Vasco da Gama e foi pela terceira vez campeão do Campeonato Brasileiro.
Primeiro título nacional
Após vencer o Cruzeiro por 1×0 na final, o Internacional conquistou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história.
O “Rolo Compressor”
Entre 1940 e 1948 o Internacional montou um time que ficou conhecido como “Rolo Compressor”, vencendo 8 Campeonatos Gaúchos em 9 anos.
O que é o clube Sport Club Internacional
O Sport Club Internacional, popularmente conhecido como apenas Internacional, é um dos maiores clubes poliesportivos do Brasil. Localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o Internacional tem um dos maiores times de futebol do país, que conquistou uma série de títulos históricos desde a sua fundação.
Quem fundou o Internacional?
Pode-se dizer que a história do Internacional é uma história de família. Em 04 de abril de 1909, três irmãos se juntaram para fundar o clube: Henrique Poppe Leão, Luiz Madeira Poppe e José Eduardo Poppe. Eles haviam chegado ao Brasil no ano anterior, em uma época em que o futebol estava crescendo cada vez mais no país.
História da fundação do Internacional
A história do Internacional está associada à integração de povos de diferentes nacionalidades. Não é à toa que o clube leva o “internacional” em seu nome. Na época em que foi fundado, o Internacional fez diferente da maioria dos clubes, que aceitavam apenas descendentes de alemães, e foi receptivo com pessoas de diversas etnias.
Os irmãos responsáveis por fundarem o Internacional não moravam em Porto Alegre. Eles se transferiram de São Paulo para a capital gaúcha em 1901, encontrando dificuldades para praticar futebol, já que a maioria dos times gaúchos aceitavam apenas jogadores com descendência alemã.
Em 04 de abril de 1909, os três irmãos Poppe decidiram fundar o Sport Club Internacional. O nome foi escolhido para homenagear o 1º Sport Club Internacional do Brasil, clube paulista fundado em 1899.
Qual o mascote do Internacional?
É impossível falar da história do Sport Club Internacional sem falar do seu mascote oficial, o Saci-Pererê. Em 1918, nove anos após a fundação do clube, Monteiro Lobato publicou o livro “O Saci-Pererê; resultado de um inquérito”. Mal sabia o autor que o seu personagem se tornaria um símbolo tão importante para a história do Colorado.
Em 1950, surgiu a figura do “Negrinho”, que anos mais tarde viria a se tornar o Saci. Essa figura do jovem negro malandro teve suas primeiras aparições na Folha Desportiva e no jornal A Hora.
Sob a premissa de enganar os adversários com dribles e travessuras, o Saci-Pererê foi diretamente associado ao Internacional em 1960. Em uma revista publicada na época, que recebu o nome “O Sacy”, a figura do jovem negro travesso figurava nas flâmulas, nos cartus e até mesmo em pequenas estatuetas do clube gaúcho, que eram entregues aos atletas de destaque.
O Saci se tornou o mascote oficial do Internacional em 2016. Após décadas nos corações dos torcedores, o mascote finalmente passou a fazer parte do estatuto do clube.
O estádio do Internacional sempre foi o Beira Rio?
Você sabia que o estádio do Internacional nem sempre foi o Beira-Rio? Considerado um dos estádios mais bonitos e modernos do Brasil, a casa do Colorado não é o primeiro estádio do clube.
O primeiro estádio do Internacional foi o Estádio dos Eucaliptos. Inaugurado em 1931 sob o nome Estádio Ildo Meneghetti, esse antigo estádio do Internacional teve como jogo inaugural um GreNal, que terminou com uma vitória de goleada do Colorado por 3×0 para cima do maior rival.
Leia mais: Clássico Grenal: apostas e emoções no confronto intenso entre Grêmio e Internacional
Após quase quatro décadas (38 anos) mandando os seus jogos no Estádio dos Eucaliptos, o Internacional percebeu que o tamanho do estado não acompanhava o tamanho do clube. Dessa forma, o Colorado inaugurou o Estádio José Pinheiro Borda, popularmente conhecido como Estádio do Beira-Rio, em 6 de abril de 1969, dois dias após o aniversário de 60 anos do clube.
A partida inaugural do novo estádio do Internacional foi emblemática. Ao invés de enfrentar o maior rival Grêmio, o Colorado jogou contra o Benfica de Eusébio, um dos maiores jogadores da história do futebol português. Para a alegria dos torcedores colorados, o Internacional venceu o Benfica por 2 x 1.
Quais são os títulos do Internacional?
O Internacional é um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro. Ao longo de sua história, o clube gaúcho conquistou praticamente todos os títulos possíveis, incluindo torneios regionais, como o do Campeonato Metropolitano de Porto Alegre, e títulos internacionais, como o Mundial de Clubes da FIFA.
Em Porto Alegre, o Internacional se destaca como o maior campeão gaúcho. Ao todo, são 45 troféus estaduais conquistados pelo Colorado. Além disso, o clube ainda possui outras conquistas a nível estadual, como Recopa Gaúcha, Copa Gaúcha, Copa FPF, entre outros.
Leia mais: Campeonato Gaúcho 2024: análise e expectativas para o Gauchão
Confira a seguir os títulos do Internacional:
Títulos internacionais
Um clube chamado Sport Club Internacional não poderia deixar de ter conquistas internacionais, não é mesmo? Considerando apenas torneios oficiais, são 6 os títulos internacionais do Internacional:
- Copa Libertadores: 2 (2006 e 2010);
- Mundial de Clubes: 1 (2006);
- Copa Sul-Americana: 1 (2008);
- Recopa Sul-Americana: 2 (2007 e 2011);
- Copa Suruga Bank: 1 (2009).
Leia mais: Copa Sul-Americana: histórico da competição, estatísticas e prognóstico para próxima edição
Títulos nacionais
Apesar de não ser um dos maiores campeões nacionais, o Colorado possui grandes conquistas a nível nacional no Brasil. Confira os títulos nacionais do Internacional:
- Campeonato Braisleiro: 3 (1975, 1976 e 1979);
- Copa do Brasil: 1 (1992);
- Torneio Heleno Nunes*: 1 (1984).
*Em 1984, a Federação Paulista de Futebol (FPF) organizou um torneio com 10 times que não haviam se classificado para a 3ª fase do Campeonato Brasileiro. Com chancela da CBF, o Torneio Heleno Nunes foi vencido pelo Internacional.
Quais são os principais ídolos do Internacional?
Muitos jogadores marcaram a história do time Internacional de Porto Alegre ao longo dos mais de 115 anos de história do clube. Em seu site oficial, o Colorado possui uma página destinada aos seus maiores ídolos, que encantaram a torcida com grandes conquistas e momentos emblemáticos dentro de campo.
Confira quais são os principais ídolos do Internacional:
- D’Alessandro;
- Falcão;
- Fernandão;
- Benitez;
- Gamarra;
- Fabiano;
- Escurinho;
- Clemer;
- Manga;
- Adriano Gabiru;
- Caçapava;
- Kluwe;
- Abel Braga;
- Rubens Minelli;
- Teté;
- Valdomiro;
- Ênio Andrade;
- Claudiomiro;
- Figueroa;
- Larry;
- Tesourinha;
- Carlitos;
- Bodinho;
- Índio.
Quais foram os melhores elencos da história do Internacional?
A história do time do Internacional está marcada por grandes elencos que colocaram seus nomes no hall da fama do clube gaúcho. Desde a fundação do Internacional em 1909, foram muitos os jogadores que se destacaram dentro de campo, conquistando tanto a admiração da torcida, quanto os principais troféus do futebol.
Com certeza, um dos melhores elencos da história do Internacional foi o da década de 1940, que ficou conhecido como “Rolo Compressor”. Em 1938, um ano após o futebol se tornar profissional em Porto Alegre, o Colorado aplicou uma das maiores e mais humilhantes goleadas da história do GreNal: 11 x 0 para cima do rival Grêmio.
Leia mais: Internacional faz a maior goleada do Brasileirão: 7 a 1 contra o Santos
A década de 1940 estará para sempre marcada na história do Internacional. Com o seu famoso elenco “Rolo Compressor”, o Colorado promoveu uma supremacia no futebol do Rio Grande do Sul. Entre 1940 e 1950, foram 9 títulos do Campeonato Gaúcho, todos eles conquistados de forma invicta.
Ao longo dos anos, esse elenco do Internacional passou por diversas modificações. Pode-se dizer que o elenco mais marcante dessa época foi o de 1942, que era formado por Ivo Winck, Nena, Alfeu, Assis, Ávila, Abigail, Tesourinha, Russinho, Rui, Vilalba e Cartilos. Esse último é o maior artilheiro da história do Internacional com 485 gols.
Na década de 1970, surge o que seria um dos melhores elencos da história do Internacional, se não o melhor de todos. Após a inauguração do Estádio Beira-Rio em 1969, o Clube do Povo passou a ocupar um patamar jamais alcançado por um clube gaúcho: o de Campeão Brasileiro.
Com um elenco recheado de estrelas, como Falcão, Valdomiro, Figueroa, Jair, Carpegiani e muitos outros craques da história do Internacional, o Colorado foi campeão do Campeonato Brasileiro três vezes, em 1975, 1976 e 1979. Nessa última conquista, foi campeão de forma invicta, algo que nunca havia acontecido e nunca mais aconteceu.
Leia mais: Qual a história do Brasileirão Série A? Veja como surgiu, os formatos usados e os campeões
Além dos títulos do Campeonato Brasileiro, esse elenco do Internacional também conquistou incríveis 8 campeonatos estaduais. Entre 1969 e 1978, foram 9 títulos do Campeonato Gaúcho, sendo os oito primeiros um octacampeonato. Até hoje, nenhum outro clube conseguiu igualar o feito do Colorado.
Décadas após esse elenco incrível, o Internacional voltou a ter um time histórico nos anos 2000. Pode-se dizer que o Colorado foi o principal clube do futebol brasileiro na primeira década (2001 – 2010), já que conquistou nada mais, nada menos do que duas taças da Copa Libertadores e uma do Mundial de Clubes.
Após anos tentando conquistar o troféu mais importante do continente, algo que o seu maior rival já havia conseguido duas vezes, o Internacional finalmente conseguiu ser campeão da Libertadores em 2006.
Com certeza, o time campeão da América é um dos melhores elencos da história do Sport Club Internacional. Entre os nomes desse elenco de 2006, destacam-se Índio, Fabiano Eller, Jorge Wagner, Clemer, Fernandão, Alex, Tinga, Perdigão, Rafael Sóbis, Iarley, Renteria, Léo, Mossoró, Bolívar, entre outros.
Leia mais: Qual time tem mais libertadores: quem tem mais taças da competição
Com esse mesmo elenco, o Internacional fez história novamente. Dessa vez, conquistando o troféu do Mundial de Clubes ao vencer o Barcelona por 1 x 0. Na época, o time espanhol era formado por inúmeros craques, como Ronaldinho Gaúcho, Andres Iniesta, Xavi, Zambrotta, Deco, Carles Puyol, entre outros.
Pouco anos após esse feito histórico, o Internacional voltou a conquistar um torneio internacional, ao ser bicampeão da Libertadores em 2010. O elenco do Colorado contava com muitos nomes que já haviam feito história em 2006, além de outros jogadores históricos, como D’Alessandro, Guiñazu, Sandro, Kleber, entre outros.
Na época, a final da Libertadores ainda era disputada em jogos de ida e volta. Para conquistar o seu bicampeonato, o Internacional precisou superar o Chivas Guadalajara, do México. Para a alegria dos torcedores colorados, o Clube do Povo venceu ambas as partidas e conquistou o título da Copa Libertadores de 2010.
Por que o Internacional é conhecido como “Colorado”?
O apelido Colorado está totalmente relacionado com o samba. Na época em que o internacional foi fundado, quase todos os jovens responsáveis pela criação do clube gostavam do carnaval de rua de Porto Alegre, que era dividido entre a Sociedade Esmeralda (cores verde e branca) e os Venezianos (cores vermelha e branca).
Na votação para escolher as cores do clube, os Venezianos representavam a maioria. Dessa forma, as cores vermelha e branca foram escolhidas para representar o Sport Club Internacional.
Parcerias e patrocinadores
Os patrocinadores oficiais do Internacional são:
- Adidas;
- Banrisul;
- Vero;
- Unimed Porto Alegre;
- Estrela Bet;
- Marquespan Alimentos;
- Gerdau.
Já os parceiros oficiais do Colorado são:
- Brahma;
- Sarandi;
- Konami;
- Cromotransfer;
- Caderode.
Qual é o maior do Sul: Inter ou Grêmio?
Não é simples dizer qual é o maior time do Rio Grande do Sul. Internacional e Grêmio possuem histórias recheadas de conquistas e títulos expressivos, além de uma rivalidade impressionante. Porém, comparar os títulos de Internacional e Grêmio é uma das melhores maneiras de saber qual é o maior do Sul:
- Mundial de Clubes: Internacional (1) x (1) Grêmio;
- Copa Libertadores: Internacional (2) x (3) Grêmio;
- Campeonato Brasileiro: Internacional (3) x (2) Grêmio;
- Copa do Brasil: Internacional (1) x (5) Grêmio;
- Campeonato Gaúcho: Internacional (45) x (43) Grêmio;
- Recopa Gaúcha: Internacional (2) x (4) Grêmio;
- Recopa Sul-Americana: Internacional (2) x (2) Grêmio;
- Copa Sul-Americana: Internacional (1) x (0) Grêmio;
- Supercopa do Brasil: Internacional (0) x (1) Grêmio.
Faça sua aposta nos jogos do Internacional com Mr. Jack
Agora que você conhece de ponta a ponta a história do Internacional, que tal acompanhar as partidas enquanto se diverte com sua aposta no Mr. Jack?
Além de contar com uma casa de apostas 100% segura, você encontra as melhores odds do mercado para os principais campeonatos do mundo.
Crédito imagem destacada: Ricardosdag, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.