Rei do futebol Pelé, ajoelhado no gramado durante partida do Santos.

Santos Futebol Clube: confira a história de um dos times mais populares do Brasil

O Santos foi fundado em 1912, na cidade de Santos, em São Paulo. O clube ganhou reconhecimento mundial com a ascensão de jogadores como Pelé, conquistando diversos títulos nacionais e internacionais ao longo de sua história. Saiba mais!

Jéssica Rigon
Publicado em 04/05/2024
Leitura: 12 min

Última atualização: 03/05/2024 20:25:45

O Santos é um dos maiores clubes de futebol do Brasil e do mundo. Apesar de ter sido rebaixado para a Série B do Brasileirão na última temporada, é importante lembrar que a história do Santos FC é uma das mais fantásticas e vitoriosas do futebol brasileiro. Além de ter sido a casa do Rei Pelé, o Alvinegro Praiano se destaca pelos inúmeros títulos conquistados em seus mais de 112 anos de existência.

Você conhece a história do Santos Futebol Clube? Confira como surgiu um dos clubes mais populares e vitoriosos do Brasil.

Linha do tempo:

clt compact preloader
2023
2023

Primeiro rebaixamento

Após perder por 2×1 para o Fortaleza, o Santos, que já vinha em uma sequência de anos ruins no Campeonato Brasileiro, acabou rebaixado pela primeira vez na sua história.

2014
2014

O primeiro time a alcançar 12.000 gols

Após vencer o Botafogo-SP com gol do atacante Gabriel, o Santos se tornou o primeiro time no mundo a alcançar a marca dos 12.000 gols.

2011
2011

Tricampeão da América

Após vencer o Peñarol na final por 2×1, com gols de Neymar e Danilo, o Santos conquista a Libertadores pela terceira vez na sua história, e a primeira sem Pelé.

1965
1965

Pentacampeão consecutivo

Após vencer o Vasco por 6×1 no placar agregado em 1965, o Santos é campeão brasileiro pelo quinto ano seguido, se tornando até o hoje o detentor da maior sequência de títulos brasileiros da história.

1963
1963

bicampeão da América e do Mundo

O Santos vence a Libertadores por dois anos consecutivos em 1962 e 1963 e conquista os dois mundiais disputados, se tornando o primeiro time brasileiro bicampeão da América e do mundo.

Leia também: O primeiro rebaixamento do Santos;

O que é o Santos Futebol Clube

O Santos Futebol Clube é uma das maiores instituições esportivas do Brasil. Fundado em 1912, o clube tem uma das histórias mais ricas do futebol brasileiro, marcada pelos títulos importantes, elencos incríveis e pela significativa contribuição para o desenvolvimento do esporte no país.

Quem fundou o Santos

A história do Santos Futebol Clube começou graças a três esportistas da cidade de Santos: Argemiro de Souza Júnior, Francisco Raymundo Marques e Mário Ferraz de Campos. Eles são os responsáveis pela fundação do clube.

Como foi fundado o Santos

O Santos foi fundado graças à iniciativa de três esportistas da cidade litorânea interessados em criar um clube destinado à prática do futebol. Eles convidaram todos aqueles interessados em participar da reunião inaugural do clube, que aconteceu no dia 14 de abril de 1912.

Essa reunião histórica que marcou a fundação do Santos Futebol Clube reuniu 39 participantes. Todos eles são considerados sócio-fundadores do clube. O grande responsável pelo nome da instituição foi Edmundo Jorge de Araújo, que sugeriu que o novo clube se chamasse Santos 

No dia da fundação do Santos, ficou decidido que as cores dos uniformes seriam azul e branco, com fios dourados separando-as. No ano seguinte, por sugestão de Paulo Peluccio, os uniformes passaram a ter camisas listradas de branco e preto, e calções brancos.

Mascote do Santos

O mascote do Santos é a Baleia. De acordo com o Estatuto Social de 2011, o animal é o mascote oficial do clube. Em seus jogos na Vila Belmiro, o Santos costuma ter dois mascotes: Baleinha e Baleião. Eles são amados pelos torcedores e são um dos grandes símbolos da torcida santista.

Duas pessoas fantasiadas com o mascote do Santos FC durante jogo no estádio Vila Belmiro
Baleinha e Baleião, os mascotes oficiais do Santos Futebol Clube – Reprodução/Instagram/@baleinhaebaleiao

Títulos do Santos

A história do Santos FC é marcada por títulos. Há anos, o clube se destaca como um dos maiores clubes de futebol do Brasil, apesar da recente seca de títulos e do rebaixamento para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. Além de conquistas nacionais e internacionais, o Santos possui 22 títulos do Paulistão, 5 títulos do Torneio Rio-São Paulo e a Copa Paulista de 2004.

Leia também: Qual a história do Brasileirão Série A? Veja como surgiu, os formatos usados e os campeões;

Confira os títulos nacionais e internacionais do Santos a seguir:

Títulos internacionais do Santos

Ao falar de títulos internacionais, é impossível não pensar na história do Santos. O clube foi o primeiro time do Brasil a ser campeão da Libertadores e do Mundial. Em 1962 e 1963, o Alvinegro de Pelé e companhia encantou a América e o Mundo com o seu futebol bem jogado e com os incríveis títulos conquistados.

Pelé segurando camisa do Léo enquanto erguem a taça da Libertadores após o Santos vencer a competição.
Pelé comemora o título da Libertadores de 2011 com Léo – Reprodução/X/Santos FC

 

Ao todo, o Santos possui 8 títulos internacionais:

  • Copa Libertadores: 3 títulos (1962, 1963 e 2011);
  • Mundial de Clubes: 2 títulos (1962 e 1963);
  • Recopa dos Campeões Intercontinentais: 1 título (1968);
  • Copa Conmebol: 1 título (1998);
  • Recopa Sul-Americana: 1 título (2012);

Títulos nacionais do Santos

Assim como é forte internacionalmente, o Santos não desaponta quando o assunto é o futebol brasileiro. Além de ser um dos maiores campeões do Brasileirão, com 8 títulos conquistados (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004), o Time da Vila também possui uma Copa do Brasil, vencida em 2010.

Jogadores do Santos comemorando título brasileiro enquanto Ricardinho ergue a taça de campeão.
Ricardinho levanta o troféu de campeão do Campeonato Brasileiro de 2004 – Reprodução/Gazeta Esportiva

Leia também: Ranking atualizado dos maiores campeões do Brasileirão Série A;

Principais ídolos do Santos

Existem muitos jogadores que se tornaram ídolos do Santos, seja pelos títulos conquistados, amor à camisa, identificação com a torcida ou pelo que representavam dentro de campo. Com certeza, o maior ídolo do Santos é Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Em seu site oficial, o Santos FC possui uma página dedicada a homenagear os seus principais ídolos. Entre eles, destacam-se:

  • Pelé;
  • Pepe;
  • Coutinho;
  • Mengálvio;
  • Clodoaldo;
  • Carlos Alberto;
  • Neymar Jr.;
  • Araken Patusca;
  • Ary Patusca;
  • Serginho Chulapa;
  • Elano;
  • Fábio Costa;
  • Gilmar;
  • Manga;
  • Zito;
  • Robinho.

O Santos de Pelé

É impossível falar sobre os principais ídolos do Santos sem falar de Pelé. Na verdade, é impossível falar sobre o Santos sem pensar no Rei do Futebol. Em seus quase 20 anos como jogador do Peixe, Pelé mudou a forma de se jogar futebol e entrou para a história com todos os títulos conquistados e mais de mil gols marcados na carreira. Inclusive, é até hoje o único jogador a ser campeão da Copa do Mundo três vezes.

Rei do futebol, Pelé, vestindo roupa social enquanto segura as 3 taças da Copa do Mundo de quando foi campeão.
Pelé é o único jogador que venceu a Copa do Mundo três vezes – Reprodução/CBF

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi jogador do Santos entre 1956 e 1974. Nascido em Três Corações, Minas Gerais, o futuro ídolo santista começou a jogar bola quando se mudou para Bauru, cidade do interior de São Paulo. Lá, ele se tornou atleta do Bauru Atlético Clube, se transferindo para o Santos em 1956, após ter impressionado o técnico do Santos na época, o Lula (Luís Alonso Pérez).

Pelé assinou o seu primeiro contrato de jogador profissional em junho de 1956, tornando-se atleta do Santos Futebol Clube. Com apenas 15 anos, ele fez sua estreia contra o Corinthians de Santo André e marcou um gol. Mal sabia Pelé que esse gol seria o primeiro de mais de mil que ele marcaria em sua carreira. E mal sabiam os torcedores do Santos que esse jovem de 15 anos seria o maior ídolo da história do futebol.

Pelé com 15 anos vestindo camisa do Santos em frente ao gramado da Vila.
Pelé chegou ao Santos com apenas 15 anos – Reprodução/Santos FC

Desde a sua estreia pelo Santos em 1956, Pelé passou a encantar a todos com sua habilidade excepcional e, é claro, pela facilidade em fazer gols. Foram quase 20 anos defendendo as cores santistas e dividindo o gramado com outros grandes jogadores de futebol, como Pepe e Coutinho. Com eles, Pelé formou um dos melhores trios de ataque da história do futebol mundial.

Em 1958, Pelé venceu o seu primeiro título pelo Santos ao ser campeão do Campeonato Paulista. Essa conquista foi apenas a 1ª das outras 26 que ainda estariam por vir. Enquanto jogador do Santos, Pelé transformou o modo de jogar de bola e levou o futebol brasileiro a patamares internacionais, conquistando duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes seguidos, em 1962 e 1963.

A imponência do clube santista era tanta, que esse elenco vitorioso ficou conhecido como “O Santos de Pelé”. Só entre os anos 1960 e 1969, foram 23 títulos conquistados por Pelé e companhia. Em apenas uma década, O Santos de Pelé conquistou mais da metade dos títulos oficiais do clube, que hoje possui 45 troféus oficiais.

Elenco do Santos de Pelé, enfileirado, posando para foto no gramado antes da partida.
O Santos de Pelé venceu 23 títulos entre 1960 e 1969 – Reprodução/Imortais do Futebol

Confira todos os títulos conquistados pelo Santos de Pelé:

  • Campeonato Brasileiro: 6 títulos (1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968);
  • Copa Libertadores: 2 títulos (1962 e 1963);
  • Mundial de Clubes: 2 títulos (1962 e 1963);
  • Campeonato Paulista: 10 títulos (1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969 e 1973);
  • Torneio Rio-São Paulo: 3 títulos (1959, 1963 e 1964);
  • Recopa dos Campeões Intercontinentais: 1 título (1968).

Melhores elencos da história do Santos

Ao longo de seus mais de 112 anos de história, o Santos teve uma série de elencos vitoriosos, que além de conquistarem os principais títulos do esporte, também conquistaram o amor e respeito dos torcedores, até mesmo daqueles de torcidas rivais. Esse é o caso do Santos de Pelé, um dos melhores elencos da história do Santos. No caso, o melhor!

Leia também: Rei Pelé: uma homenagem ao maior jogador de todos os tempos;

Como dito anteriormente, Pelé foi jogador do Santos por vários anos. Apesar disso, alguns elencos do Santos se destacaram mais que outros, mesmo que todos eles tivessem Pelé como a grande estrela do time. Esse é o caso do elenco de 1962, considerado por muitos como um dos maiores times da história do futebol.

Elenco do Santos de 1962, que venceu a libertadores e depois o mundial de clubes.
Elenco do Santos de 1962, um dos melhores elencos da história do Santos FC e do futebol mundial – Reprodução/semprepeixe.com.br

Em 1962, o elenco base do Santos era formado por: Gilmar, Lima, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Sob o comando do técnico Lula, esse elenco do Time da Vila teve o ano perfeito, conquistando todos os principais títulos da temporada: Paulistão, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Mundial de Clubes.

40 anos depois de o Santos de Pelé fazer história, foi a vez do Santos ter um dos melhores elencos da sua história. Em 2002, o clube vinha de uma seca de títulos de grande expressão que já durava quase 18 anos. O último grande título do Time da Vila havia sido o Paulistão de 1984.

Elenco do Santos campeão brasileiro em 2002, enfileirado no gramado antes do começo da partida.
Com um dos melhores elencos da história do clube, o Santos foi campeão do Campeonato Brasileiro em 2002 – Reprodução/Santos FC

Com grandes atuações de Diego e Robinho, formados nas categorias de base do Time da Vila, o Santos foi campeão do Brasileirão de 2002 com um elenco base formado por: Fábio Costa; Michel, Preto, Alex Pinho, Léo, Paulo Almeida, Renato, Elano, Diego, Robinho e Alberto.

Entre 2002 e 2004, o Santos teve um dos melhores elencos de sua história, principalmente tratando-se de futebol jogado. Nesse período, o Time da Vila conquistou dois títulos de Campeonato Brasileiro (2002 e 2004) e um vice-campeonato. Apesar de não ser um elenco tão forte como o do Santos de Pelé, esse time do Santos do início dos anos 2000 entrou para a história como um dos maiores e mais vitoriosos de todos os tempos.

Pouco tempo após o Santos de Diego e Robinho brilhar, foi a vez de um novo Menino da Vila surgiu para trazer grandes títulos ao clube. Em 2011, Neymar Jr. e companhia formaram um dos melhores elencos da história do Santos FC. Após terem sido campeões da Copa do Brasil no ano passado, os jogadores do Peixe conseguiram conquistar o tão sonhado título da Copa Libertadores.

Elenco do Santos de 2011 enfileirado para foto antes da final da Libertadores contra o Peñarol.
O elenco do Santos de 2011 fez algo que apenas o Santos de Pelé conseguiu: ser campeão da Libertadores – Reprodução/Twitter/Santos FC

Na conquista do título internacional, o Santos tinha um elenco base formado por: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Love. Além dos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, esse elenco do Santos também foi campeão do Paulistão em 2010 e 2011.

Leia também: Elenco do Santos para temporada 2024;

Por que o Santos é conhecido como Peixe?

Por mais que tenha a baleia como mascote oficial, o Santos é conhecido como Peixe. O motivo disso se deve a uma charge publicada no jornal Ítalo Paulista (IL Pasquino Coloniale), em 1921. Na charge, havia um representando do Palestra Itália (Palmeiras) à beira-mar admirando um peixe, que representava o time do Santos.

Anos mais tarde, na década de 1930, o jornal A Gazeta Esportiva começou a ilustrar um peixe para se referir ao Santos. O surgimento da baleia para representar o Time da Vila aconteceu na década de 1950, com a ideia de ter um animal mais forte e imponente representando o clube alvinegro.

Apesar de ter a baleia como mascote oficial, o Santos é conhecido como peixe até hoje.

Parcerias e patrocinadores

Entre todos o patrocinadores do Santos, destacam-se:

  • Binance;
  • Umbro;
  • Canção;
  • Kicaldo;
  • Placo Saint-Gobain;
  • TekBond Saint-Gobain;
  • Brahma.

Já os parceiros oficiais do clube são:

  • TNT;
  • Claro;
  • UNISANTA;
  • UNHCR ACNUR;
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol;
  • Comitê Brasileiro de Clubes;
  • Analytics FC;
  • YoPRO;
  • American English Academy;
  • World Sports;
  • Paramount.

Acha que o Santos é favorito para ganhar a Série B? Aposte no Peixe com o Mr. Jack!

A história do Santos continua a ser escrita. Agora, o Time da Vila tem um novo desafio pela frente: ser campeão da Série B do Brasileirão e voltar à elite do futebol brasileiro!

Se você acredita que o Santos é o grande favorito a ganhar a Série B em 2024, não deixe de apostar nos jogos do Peixe com o Mr. Jack. Crave o resultado dos próximos jogos, quantos gols o seu time vai fazer em cada partida e muito mais!

Aproveite um ambiente totalmente confiável e seguro para fazer suas apostas no Santos, contando com as odds mais competitivas!

Aposte no Peixe com o Mr. Jack!

Crédito imagem destacada: ARQUIVO/SANTOS FUTEBOL CLUBE

Veja nossos últimos Stories

Pular para o conteúdo