Seleção feminina de handebol reunida

A trajetória da seleção brasileira de handebol feminino

A seleção brasileira ocupa a 16ª posição no ranking mundial da Federação Internacional de Handebol, o time se destaca por suas jogadoras e conquistas. Confira sua trajetória completa!

Jéssica Rigon
Publicado em 15/05/2024
Leitura: 8 min

Última atualização: 08/10/2024 14:55:30

O handebol não é um dos esportes mais populares do Brasil. Ainda mais se tratando do feminino. Porém, é justamente na categoria feminina que o handebol brasileiro mais se destaca mundialmente. Confira a trajetória de sucesso da nossa seleção!

Há anos, a Seleção Brasileira de handebol feminino tem se destacado como uma das melhores e mais fortes equipes do mundo. Não é à toa que é a atual heptacampeã dos Jogos Pan-Americanos.

O que você sabe sobre a trajetória da Seleção? Confira a história, os principais títulos e quais são as jogadoras de handebol do Brasil.

Quem fundou a seleção brasileira de handebol feminino

A Seleção Brasileira de handebol feminino foi fundada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHB). O órgão é a principal instituição de handebol do país, responsável por organizar e coordenar os principais campeonatos brasileiros e também as duas seleções nacionais (feminina e masculina).

Leia também: Qual foi a maior conquista do handebol brasileiro? Veja isso e muito mais;

História da seleção brasileira de handebol feminino

A história da Seleção Brasileira de handebol feminino não é tão antiga quanto a da seleção masculina. Em 1930, o esporte passou a se difundir na cultura brasileira, inicialmente no Estado de São Paulo, que por anos foi o único polo da prática profissional do esporte.

Em 1983, a Seleção Brasileira de handebol feminino conquistou o seu 1º título, o do Campeonato Sul-Americano, em 1983. Realizado em Buenos Aires, na Argentina, esse foi o 1º torneio sul-americano de handebol.

Registros do 1º torneio sul-americano de handebol, realizado em 1983, na Argentina - Reprodução/Eduardo Monteiro de Paula/Acervo
Registros do 1º torneio sul-americano de handebol, realizado em 1983, na Argentina – Reprodução/Eduardo Monteiro de Paula/Acervo

Para falar sobre a história da Seleção Brasileira de handebol feminino, é preciso falar sobre a história do handebol feminino nas Olimpíadas. A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Anos mais tarde, o handebol feminino do Brasil participou pela primeira vez da competição, em 1992, após desistência da Seleção Masculina.

Leia também: Quais são os maiores campeões olímpicos do handebol? Feminino e masculino;

Em 1999, a Seleção Brasileira de handebol feminino fez história ao conquistar a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá. Com o título inédito, as brasileiras conquistaram uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney, na Austrália.

Essa edição das Olimpíadas foi especial para as brasileiras. Além de ter sido a primeira vez que o handebol feminino conseguiu uma vagas nos Jogos Olímpicos por conta própria, a Seleção Brasileira terminou a competição em 8º lugar. Essa grande conquista fez com que a CBHB trouxesse patrocínios e as jogadoras brasileiras passaram a ser convidadas para jogar em times europeus.

Leia também: História do handebol nos Jogos Olímpicos;

Jogadoras da seleção brasileira de handebol feminino

Em fevereiro, a Seleção Brasileira de handebol feminino convocou 21 atletas, visando a preparação para as Olimpíadas de Paris 2024. As jogadoras convocadas disputaram amistosos e um torneio internacional em Rio Maior e Lisboa, em Portugal. Na ocasião, a Seleção Brasileira enfrentou o Japão duas vezes e saiu vitoriosa em ambos os encontros.

Confira quais são as jogadoras da Seleção Brasileira de handebol feminino:

  • Goleiras: Bárbara Arenhart, Gabriela Moreschi e Renata de Arruda;
  • Armadoras: Bruna de Paula, Francielle da Rocha, Gabriela Bitolo, Giulia Guarieiro, Jhennifer dos Santos, Kelly Rosa, Maria Brasil, Mariane Fernandes, Patricia Machado e Thalyta Almeida;
  • Pontas: Fernanda de Lima, Isabelle Medeiros, Jéssica Ribeiro, Larissa Araújo e Mariana Costa;
  • Pivôs: Marcela Arouinian, Sabryne Souza e Tamires Frossard.

Leia também: Conheça quais são as posições do handebol e funções no jogo;

Atual treinador da seleção

O atual treinador da Seleção Brasileira de handebol feminino é Cristiano da Rocha Silva. Antes de se tornar treinador, Cristiano jogou como armador central no Clube Português do Recife. Foi lá que ele se tornou treinador de handebol. Hoje, com mais de 20 anos de experiência no esporte, o técnico é uma referência na modalidade.

Cristiano da Rocha é o treinador da Seleção Brasileira de handebol feminino - Reprodução/Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco
Cristiano da Rocha é o treinador da Seleção Brasileira de handebol feminino – Reprodução/Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Principais títulos da seleção feminina

Com certeza, o principal título da Seleção Brasileira de handebol feminino é o do Campeonato Mundial de 2013. Entre 6 e 22 de dezembro, as brasileiras fizeram história no mundial de handebol e conquistaram um título não só inédito para o Brasil, mas também para a América.

Leia também: Como são formados os times hoje em dia no handebol? Descubra as posições e táticas;

Desde a primeira edição do Campeonato Mundial de Handebol Feminino em 1957, apenas uma seleção não-europeia havia conquistado o troféu de campeão: a Coreia do Sul, no ano de 1990. Com o título inédito, a Seleção Brasileira fez história, tornando-se também o primeiro país não-europeu a chegar em uma semifinal desde 2003.

Além de toda a importância envolvida no Campeonato Mundial de 2013, vale ressaltar que a Seleção Brasileira de handebol feminina foi campeã invicta do torneio. Na primeira fase, foram 5 vitórias em 5 jogos contra Sérvia, Dinamarca, Japão, China e Argélia. Já no mata-mata, foram 4 vitórias em jogos contra Países Baixos, Hungria, Dinamarca e Sérvia.

Entre os principais títulos da seleção feminina de handebol, estão também os 7 títulos dos Jogos Pan-Americanos. O Brasil é o atual heptacampeão consecutivo do torneio.

Quantos títulos tem a seleção feminina de handebol brasileira?

Ao todo, a Seleção Brasileira de handebol feminino possui 31 títulos. São eles:

  • Campeonato Mundial: 1 título (2013);
  • Jogos Pan-Americanos: 7 títulos (1999, 2003, 2007, 2011, 2015 , 2019 e 2023);
  • Campeonato Pan-Americano: 10 títulos (1997, 1999, 2000, 2003, 2005, 2007, 2011, 2013, 2015 e 2017);
  • Campeonato Sul e Centro-Americano: 1 títulos (2019);
  • Jogos Sul-Americanos: 3 títulos (2010, 2014 e 2018);
  • Campeonato Sul-Americano: 9 títulos (1983, 1984, 1986, 1988, 1991, 1994, 1998, 2001 e 2013).

Resultado do Campeonato Mundial de Handebol Feminino 2023

Desde o título inédito do mundial de handebol feminino em 2013, a Seleção Brasileira sonha com o bicampeonato. No ano passado, as brasileiras entraram em quadra para disputar o Campeonato Mundial de Handebol Feminino 2023, que foi realizado entre 29 de novembro e 17 de dezembro, na Dinamarca, Noruega e Suécia. O título foi conquistado pela França.

Leia também: Quais os fundamentos do Handebol? Entenda o que é empunhadura, passe, recepção e mais;

O Brasil entrou na disputa pelo título mundial ainda na fase preliminar, enfrentando Espanha, Ucrânia e Cazaquistão. Nesses jogos, a Seleção Brasileira conquistou 2 vitórias e 1 derrota, terminando em 2º lugar no grupo e garantindo uma vaga na etapa principal do torneio mundial.

A participação da Seleção Brasileira no torneio foi bem breve. O Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos, terminando na 3ª colocação geral com 3 vitórias e 2 derrotas. Essa campanha foi idêntica a da República Checa, que se classificou em 2º lugar. O motivo disso é o critério de desempate do confronto direto, em que o Brasil venceu, mas precisava de um saldo de gols maior.

Confira como foi a campanha da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de Handebol Feminino de 2023:

  • Países Baixos 35 x 27 Brasil;
  • Brasil 33 x 19 Argentina;
  • República Checa 27 x 30 Brasil;

Resultado dos Jogos Pan-Americanos 2023

Diferente do Campeonato Mundial, a história da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos 2023 teve um final feliz. Assim como nos últimos 24 anos, o Brasil entrou em quadra como grande favorito a conquistar o título e assim o fez. De maneira invicta, a Seleção Brasileira venceu os Jogos Pan-Americanos e chegou ao heptacampeonato consecutivo.

Leia também: Brasil encerra Jogos Pan-Americanos com recorde medalha;

Em sua campanha até o título, a Seleção Brasileira de handebol feminino enfrentou 5 países diferentes, começando pela fase de grupos. Nessa etapa do torneio, foram 3 vitórias em 3 jogos contra Uruguai, Paraguai e Cuba. Já no mata-mata da competição, foram vitórias contra o Chile na semifinal e contra a Argentina na grande final.

Confira os resultados do Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2023:

  • Brasil 27 x 15 Paraguai;
  • Uruguai 9 x 28 Brasil;
  • Brasil 49 x 11 Cuba;
  • Brasil 30 x 10 Chile;
  • Argentina 18 x 30 Brasil.

Aposte no handebol feminino com o Mr. Jack!

A Seleção Brasileira de handebol feminino é uma das melhores seleções do mundo. Não perca a oportunidade e apostar nas brasileiras durante as Olimpíadas de Paris com o Mr. Jack! Através do site ou app você pode, por exemplo, profetizar qual será a equipe vencedora de cada partida.

Com um espaço totalmente seguro e oferecendo as melhores odds para suas apostas, o Mr. Jack é o seu melhor amigo na hora de apostar no handebol.

Aposte em handebol com o Mr. Jack!

Veja nossos últimos Stories

Pular para o conteúdo