O handebol é um esporte emocionante e que teve suas origens nas escolas europeias no final do século XIX. Inicialmente, surgiu como uma variação do futebol, adaptado para ambientes fechados e com menos jogadores.
Ao longo do tempo, o esporte evoluiu suas regras e se tornou popular em todo o mundo.
Leia também: Conheça quais são as posições do handebol e funções no jogo
Origem e evolução do handebol
As primeiras formas de prática do handebol eram bastante rudimentares, com regras simples e improvisadas. No entanto, com o passar dos anos, o esporte foi se desenvolvendo e se organizando, até chegar ao formato moderno que conhecemos hoje.
O esporte foi criado pelo alemão e professor de educação física, Karl Schelenz em 1919, ao reformular um esporte praticado por deficientes visuais, chamado “torball”. Após as regras serem aprovadas pela Federação Alemã de Ginástica, o handebol foi difundido pela Europa.
No início, as partidas de handebol eram disputadas em campos similares a campos de futebol e além dessa semelhança, também eram disputadas por onze jogadores em cada equipe.
Em 1925, a primeira partida internacional de handebol foi disputada por Alemanha e Áustria e os inventores do handebol acabaram perdendo por 6 x 3.
A partir de 1966, o handebol passou a ser jogado somente na modalidade de salão, com o formato que conhecemos (quadras retangulares de 40 x 20 metros e sete jogadores por equipe) e o handebol de campo deixou de acontecer em competições oficiais.
Para se ter a dimensão do tamanho do crescimento desse esporte, é válido dizer que atualmente, a Federação Internacional de Handebol conta com 209 federações associadas.
Grandes momentos da história do handebol
Todos os esportes têm suas grandes marcas e com o handebol não é diferente. Confira grandes momentos que foram importantes para o desenrolar da história desse esporte:
- 1934 – Inclusão do handebol como esporte olímpico pelo COI (Comitê Olímpico Internacional);
- 1936 – Estreia do handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim, quando a Alemanha se tornou a primeira campeã olímpica do esporte;
- 1938 – Primeiro campeonato mundial de handebol também na Alemanha;
- 1946 – Fundação da Federação Internacional de Handebol;
- 1966 – O handebol deixou de ser jogado em campos gramados e passou a acontecer apenas em salão;
- 1976 – O handebol volta aos Jogos Olímpicos, dessa vez em Montreal e acontece nas Olimpíadas em quadra pela primeira vez.
Leia também: Quais os fundamentos do Handebol? Entenda o que é empunhadura, passe, recepção e mais
Chegada e desenvolvimento do handebol no Brasil
O handebol chegou ao Brasil por volta da década de 1930, trazido por imigrantes europeus (principalmente alemães) e professores de educação física. Inicialmente, o esporte ganhou espaço principalmente nas instituições de ensino, onde era praticado tanto por alunos como por professores.
Com o passar do tempo, o handebol foi se expandindo no Brasil, tornando-se popular em clubes esportivos e escolas.
Em 1954, a Federação Paulista de Handebol organizou o primeiro torneio da cidade de São Paulo. E até 1960, o esporte ainda não havia se disseminado para outros estados do Brasil, fato que ocorreu principalmente graças aos esforços do professor Augusto Listello.
Foi ele quem apresentou o handebol a colegas de outros estados e ensinou sobre esse esporte a eles. Só após isso, outras regiões passaram a organizar outros campeonatos estaduais.
A partir daí uma sucessão de acontecimentos importantes para o desenvolvimento do handebol no Brasil se deram e o país começou a se destacar internacionalmente, participando de competições globais e conquistando títulos importantes.
- 1971 – O handebol foi incluído nos III Jogos Estudantis Brasileiros em Belo Horizonte;
- 1972 – Inclusão nos Jogos Universitários Brasileiros em Fortaleza;
- 1973 – O crescimento da participação do handebol no mesmo evento com a participação de 16 equipes formadas por mulheres e 20 por homens;
- 1979 – Criação da Confederação Brasileira de Handebol;
- 1980 – Realização da 1ª Taça Brasil de Clubes, na capital paulista;
- 1992 – Primeira participação do handebol brasileiro nos Jogos Olímpicos em Barcelona.
- 1999 – A seleção feminina conquistou o ouro nos jogos Pan-Americanos e classificou o Brasil para os Jogos por méritos próprios pela primeira vez (nas duas participações anteriores, o Brasil ficou com a vaga por desistência de Cuba);
- 2004 – Primeira vez que o Brasil conquistou as vagas para as Olimpíadas, tanto no masculino, quanto no feminino.
Leia também: Quais os fundamentos do Handebol? Entenda o que é empunhadura, passe, recepção e mais
Aposte em handebol com Mr. Jack
Se você chegou até aqui, com certeza é apaixonado por esse esporte emocionante, certo? Então, além disso, agora você conhece a trajetória de evolução e crescimento do handebol, desde sua origem na Europa até sua chegada e popularização no Brasil.
Chegou a hora de juntar todo o seu conhecimento com essa paixão e transformar nas melhores oportunidades de ter isso a seu favor! Através do site ou app de Mr. Jack, você pode, por exemplo, cravar qual será a equipe vencedora de cada partida!
Aposte em handebol no Mr.Jack e aproveite as melhores odds disponíveis!
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.