É impossível falar sobre Fórmula 1 sem pensar em Ayrton Senna. Esse ano, fazem 30 anos da morte do piloto brasileiro, que marcou uma geração e até hoje é lembrado com carinho por todos os fãs de corrida, até mesmo pelos pilotos.
Enquanto vivo, encantou a todos com sua habilidade excepcional em conduzir um carro de Fórmula 1. Enquanto morto, ele deixou um legado e é lembrado até hoje como o melhor piloto brasileiro de todos os tempos.
Você sabe quem foi Ayrton Senna? Confira a história e a trajetória do piloto, desde os primeiros passos em sua juventude até se tornar um herói nacional.
Quem foi Ayrton Senna
Ayrton Senna foi um piloto de Fórmula 1 brasileiro que fez a sua carreira durante as décadas de 1980 e 1990. Ele é considerado o maior ídolo do automobilismo brasileiro e um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos.
Nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960, e morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. Seu velório foi um dos mais marcantes da história do Brasil, durou cerca de 22 horas e foi acompanhado por aproximadamente 240 mil pessoas.
Leia também: Pilotos da fórmula 1: estratégias e apostas nas corridas da categoria mais prestigiada;
Infância à sua juventude
Nascido em São Paulo, em 21 de março de 1960, Ayrton Senna foi filho de Neide Joanna Senna e Milton Teodoro Guirado da Silva, o Miltão, empresário de uma indústria de acessórios automotivos. Ele foi irmão de Viviane Senna, que hoje é presidente do Instituto Ayrton Senna.
O primeiro contato de Ayrton Senna com o automobilismo começou em sua infância. Assim como a maioria dos pilotos de Fórmula 1, o brasileiro começou a sua carreira no kart. Quando ele tinha apenas quatro anos, ganhou um kart de presente de seu pai, que construiu o veículo com um motor de um cortador de grama.
Aos sete anos de idade, Senna “abandonou” o kart construído pelo pai e começou a dirigir um kart profissional. Aos 11 anos, o piloto deu sua primeira volta em um circuito de kart, debaixo de chuva.
Dois anos depois, aos 13 anos, Ayrton Senna participou de sua primeira corrida de kart, em uma pista improvisada em Campinas, São Paulo. Mesmo sendo mais novo que a maioria dos pilotos, Senna liderou grande parte da corrida e chamou a atenção de todos que o assistiam. Para muitas pessoas, Ayrton Senna reinventou a maneira de se pilotar karts.
Pode-se dizer que a primeira grande conquista de Ayrton Senna aconteceu em sua infância, mais precisamente em 1974. naquele ano, o piloto foi campeão do Campeonato Paulista de Kart, repetindo o feito em 1976.
Conforme crescia, Ayrton Senna começou a ganhar cada vez mais experiência no automobilismo e conquistou outros títulos importantes. Em 1978, 1979 e 1980, ele foi tricampeão brasileiro. Já em 1977 e 1980, foi bicampeão sul-americano.
Vida pessoal
A vida pessoal de Ayrton Senna sempre recebeu os holofotes da mídia. Em 1981, quando tinha apenas 20 anos, o piloto se casou com Lilian Vasconcelos. O casamento dos dois durou apenas um ano.
Após o término, Senna namorou algumas personalidades famosas, como a apresentadora infantil Xuxa Meneghel e a atriz/modelo americana Carol Alt.
O último relacionamento conhecido de Ayrton Senna foi com a modelo Adriane Galisteu. Eles estavam juntos quando o piloto morreu em um trágico acidente durante uma corrida.
Ayrton Senna morreu com apenas 34 anos e não teve filhos.
Carreira de Ayrton Senna
Pode-se dizer que a carreira de Ayrton Senna começou quando ele tinha apenas quatro anos. O piloto deu seus primeiros passos no automobilismo com um kart montado por seu pai e, no decorrer dos anos, começou a se aperfeiçoar nas corridas, conquistando prêmios nacionais e internacionais no kart.
Após anos se destacando no kart, Ayrton Senna teve o seu primeiro contato com o automobilismo no começo da década de 1980. O piloto brasileiro decidiu se mudar para a Inglaterra e seguir o seu sonho de se tornar um piloto profissional. E tudo isso começou com a Fórmula Ford 1600.
Leia também: Fórmula 1 2024: expectativas e novidades na temporada;
Senna na Fórmula Ford
Assim que se mudou para a Inglaterra, Ayrton Senna passou um ano testando carros de corrida no circuito de Snetterton, na cidade de Norwich. Enquanto fazia isso, o brasileiro continuava a disputar torneios de kart.
Nesse período em que testou carros de fórmula, Ayrton Senna chamou a atenção de patrocinadores. Foi assim que o brasileiro se tornou um piloto da Fórmula Ford 1600. Em 1981, Senna passou a competir pela equipe Van Diemen Racing.
Logo em seu primeiro ano como piloto da Fórmula Ford, Ayrton Senna foi campeão e venceu a maioria de suas corridas. O desempenho do brasieiro foi tão impressionante, que o chefe da equipe, Ralph Firman, cravou que o piloto seria campeão mundial da Fórmula 1 um dia.
Mesmo com o grande sucesso alcançado na Fórmula Ford 1600, Ayrton Senna precisou retornar ao Brasil por falta de patrocinadores e começou a trabalhar na empresa do pai. Foi quando ele recebeu uma ligação de Ralph Firman, que o convidou para pilotar em outra categoria: a Fórmula Ford 2000.
Diferente do carro da Fórmula Ford 1600, o carro da Fórmula 2000 era mais agressivo. Muito disso se deve ao fato do veículo ter um aerofólio. Apesar disso, Ayrton Senna se adaptou rapidamente à nova categoria e surpreendeu a todos, vencendo 13 das 15 corridas que disputou e sendo campeão da Fórmula Ford 2000.
Senna na Fórmula 3
O sucesso de Ayrton Senna na Fórmula Ford chamou a atenção de pessoas importantes no automobilismo. Foi assim que Eddie Jordan, um irlandês importante no cenário do automobilismo, convidou Senna para testar carros de Fórmula 3.
Na época, a Fórmula 3 era considerada a porta de entrada dos pilotos para a Fórmula 1, que até hoje é a categoria mais importante do automobilismo profissional.
Durante os testes, Ayrton Senna conseguiu tempos melhores que o piloto titular da equipe. Ainda em 1982, ele foi convidado pela equipe West Surrey Racing para ser um piloto da Fórmula 3.
A primeira corrida de Ayrton Senna na categoria aconteceu ainda naquele ano. O piloto fez a pole position, ganhou a corrida e fez a volta mais rápida. Logo após o término da corrida, o brasileiro assinou o seu contrato para a próxima temporada.
Em 1983, o campeonato de Fórmula 3 teve dois grandes pilotos brigando pelo título: Ayrton Senna e Martin Bundle, que viria a se tornar um piloto de F1 no futuro. Assim como já estava acostumado a fazer, Senna venceu a maioria das corridas e foi campeão do torneio.
Enquanto era piloto de Fórmula 3, Ayrton Senna foi convidado a testar carros por duas grandes equipes da Fórmula 1: Williams e McLaren.
Leia também: Diferenças entre Fórmula 1 e Indy: tudo o que você precisa saber;
Senna na Fórmula 1
Ayrton Senna conseguiu bons resultados em seus testes feitos por Williams e McLaren. Porém, não foi contratado por nenhuma das equipes, graças a sua pouca idade.
Antes de começar na Fórmula 1, Ayrton Senna negociou com a Lotus, que na época era uma equipe mediana. Porém, a única proposta oficial veio da Toleman, uma pequena equipe.
A estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1 aconteceu em 25 de março de 1984. E ela não poderia ter acontecido em um lugar melhor. O brasileiro estreou em casa no GP do Brasil, no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Infelizmente, a estreia do piloto brasileiro na Fórmula 1 não foi uma das melhores. Ayrton Senna precisou abandonar a corrida ainda na oitava volta devido a uma falha no motor.
O cenário mudou na corrida seguinte, na África do Sul. Ayrton Senna mostrou a todos que tinha tudo para fazer história na Fórmula 1 e terminou a corrida em sexto lugar, conquistando assim o seu primeiro ponto na categoria.
Em sua primeira temporada como piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna terminou o campeonato em nono lugar, com 13 pontos, e conquistou três pódios. O seu melhor resultado na temporada foi a segunda posição no GP de Mônaco.
Depois de dar os seus primeiros passos na Fórmula 1, pode-se dizer que o resto da trajetória de Senna é história. Foram muitas vitórias pela Lotus e três títulos mundiais pela McLaren.
Leia também: Como funciona o sistema de pontuação dos pilotos na Fórmula 1?
Equipes que Ayrton Senna defendeu
Em sua carreira na Fórmula 1, Ayrton Senna defendeu quatro equipes: Toleman, Lotus, McLaren e Williams.
Lotus
Em seu segundo ano como piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna deixou a Toleman para se juntar à Lotus. O brasileiro correu pela equipe por três anos e começou a brigar pelas primeiras posições e até mesmo por vitórias nas corridas.
Foi na Lotus que Ayrton Senna conseguiu a sua primeira vitória na Fórmula 1. Em 21 de abril de 1985, o brasileiro venceu o GP de Portugal em um dia de muita chuva. Mostrando toda a sua habilidade na pista molhada, o brasileiro conseguiu terminar a corrida em primeiro lugar, logo após o cancelamento da mesma devido a falta de carros suficientes na pista.
Enquanto piloto da Lotus, Ayrton Senna conseguiu seis vitórias na Fórmula 1:
- GP de Portugal, em 1985;
- GP da Bélgica, em 1985;
- GP da Espanha, em 1986;
- GP dos Estados Unidos, em 1986;
- GP de Mônaco, em 1987;
- GP dos Estados Unidos, em 1987.
No quadro geral, Senna foi o quarto colocado nas temporadas 1985 e 1986, e terceiro colocado em 1987, ano em que o brasileiro Nelson Piquet foi campeão mundial.
McLaren
Após bons resultados na Lotus, Ayrton Senna se transferiu para a McLaren em busca de melhores resultados na Fórmula 1. Na época, os melhores carros da categoria eram justamente da McLaren e da Williams.
Nos anos em que pilotou para Toleman e Lotus, Ayrton Senna nunca precisou se preocupar em vencer seus companheiros de equipe. Na McLaren, esse cenário mudou totalmente graças a Alain Prost, francês bicampeão mundial da Fórmula 1.
Logo em sua temporada de estreia na McLaren, Ayrton Senna foi campeão mundial pela primeira vez na carreira. A consagração do título veio com a vitória no GP do Japão, em Suzuka, que deixou para trás o companheiro de equipe e rival Alain Prost. Pode-se dizer que esse foi o estopim da rivalidade entre os pilotos.
Mesmo sendo companheiros de equipe, Ayrton Senna e Alain Prost eram rivais na Fórmula 1. Em 1989, a situação entre os pilotos se tornou insustentável na McLaren, ao ponto de Alain Prost se transferir para a Ferrari, alegando que o chefe da equipe, Ron Dennis, preferia o piloto brasieiro.
Com a saída do piloto francês, que foi campeão da Fórmula 1 em sua temporada de estreia pela Ferrari, Ayrton Senna ganhou um novo companheiro de equipe na McLaren: o austríaco Gerhard Berger. Eles se tornaram melhores amigos na Fórmula 1.
Em 1990, Ayrton Senna e Alain Prost voltaram a disputar o título da Fórmula 1. Dessa vez, o cenário foi favorável ao brasileiro, que chegou ao GP do Japão à frente no torneio, e acabou sendo bicampeão mundial.
No ano seguinte ao bicampeonato, Ayrton Senna entrou na disputa do título mundial como o grande favorito. Dessa vez, o grande rival do brasileiro foi o inglês Nigel Mansell, piloto da Williams.
Na penúltima corrida da temporada, no GP do Japão, o piloto inglês bateu o carro e consagrou Ayrton Senna como tricampeão mundial da Fórmula 1. Na corrida, o brasileiro diminuiu na linha de chegada, propositalmente, para deixar seu amigo e companheiro de equipe, Gerhard Berger, vencer a corrida.
Leia também: Quais são as equipes que disputam a Fórmula 1 e os seus respectivos pilotos? Confira!;
Títulos de Ayrton Senna
Ayrton Senna foi campeão da Fórmula 1 três vezes, em 1988, 1990 e 1991. Todos os títulos do brasileiro na categoria foram conquistados enquanto piloto da McLaren.
Confira todos os títulos de Ayrton Senna:
- Fórmula 1: 3 títulos (1988, 1990 e 1991);
- Fórmula 3: 1 título (1983);
- Fórmula Ford 2000: 1 título (1982);
- Fórmula Ford 1600: 1 título (1981);
- Campeonato Sul-Americano de Kart: 2 títulos (1977 e 1980);
- Campeonato Brasileiro de Kart: 3 títulos (1978, 1979 e 1980);
- Campeonato Paulista de Kart: 2 títulos (1974 e 1976).
Números de Senna na Fórmula 1
- Títulos: 3 títulos (1988, 1990 e 1991);
- Corridas: 161;
- Vitórias: 41;
- Pódios: 80;
- Pole positions: 65;
- Volta mais rápida: 19;
Vitórias mais memoráveis por cada equipe
Com certeza, a vitória mais memorável de Ayrton Senna pela Lotus foi justamente a sua primeira vitória na carreira como piloto da Fórmula 1.
Em 1985, no Grande Prêmio de Portugal, Ayrton Senna mostrou a todos que faria história na Fórmula 1 e venceu a corrida, conquistando assim a primeira vitória de sua carreira.
Pela McLaren, é mais difícil dizer qual foi a vitória mais memorável de Ayrton Senna. Isso porque o piloto conquistou os seus três títulos da Fórmula 1 correndo pela equipe britânica.
Mesmo com os títulos conquistados, pode-se dizer que as vitórias mais marcantes de Ayrton Senna pela McLaren aconteceram em 1993, ano em que o piloto brasileiro encantou a todos com sua habilidade no volante.
Uma das vitórias mais marcantes do brasileiro foi no Grande Prêmio de Interlagos, quando Senna disputou a sua 100ª corrida como piloto da McLaren na Fórmula 1. Após largar na terceira posição, atrás de Alain Prost e Damon Hill, Ayrton Senna usou toda a habilidade que tinha para pilotar na chuva, ultrapassou os adversários e venceu a corrida.
Essa vitória foi tão marcante para Ayrton Senna, quanto foi para os brasileiros que o assistiam em Interlagos. Assim que o carro do brasileiro atravessou a linha de chegada, muitas pessoas invadiram a pista para comemorar junto do piloto.
Legado deixado por Ayrton Senna no mundo
Ayrton Senna deixou um legado para o Brasil e para o mundo. O piloto era um homem de caráter que encantou a todos com o seu talento indiscutível.
Em sua carreira, Ayrton Senna mostrou a todos que era possível lutar por seus sonhos e superar qualquer obstáculo, desde a falta de patrocínio para se tornar um piloto de Fórmula 1 até as curvas mais difíceis das pistas do campeonato.
Entre os principais ensinamentos deixados por Senna, destacam-se a garra, a superação e os ensinamentos. Não é à toa que o brasileiro é um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores ídolos de muitos pilotos de Fórmula 1, como Lewis Hamilton, o maior campeão da Fórmula 1 ao lado de Michael Schumacher.
Leia também: Lewis Hamilton: o maior campeão da fórmula 1 e suas apostas nas pistas;
Além do legado deixado para o povo brasileiro, que o via como um herói nacional e um símbolo de patriotismo, Ayrton Senna também deixou um legado no esporte. Graças a ele, a Fórmula 1 adotou novas normas de segurança, como o redesenho de curvas para minimizar a possibilidade de acidentes, ajustes no cockpit dos pilotos, entre outros.
Seu legado trouxe novas normas de segurança para a Fórmula 1. Entre as mudanças, foram implementadas novas barreiras, curvas redesenhadas para minimizar a possibilidade de acidentes, altas medidas de segurança e ajustes no próprio cockpit dos pilotos.
Em 2009, cerca de 15 anos após a morte de Ayrton Senna, uma publicação da Autosport divulgou uma pesquisa feita com mais de 200 pilotos do automobilismo, que elegeram o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. O resultado? Ayrton Senna.
Morte
A morte de Ayrton Senna foi um dos momentos mais tristes e trágicos da história da Fórmula 1 e do esporte brasileiro. O piloto estava na McLaren, quando decidiu se transferir para a Williams em 1994, buscando mais chances de ser campeão mundial novamente.
Em suas duas primeiras corridas como piloto da Williams, Ayrton Senna largou na frente de seus adversários. Porém, precisou abandonar a pista em ambas as corridas devido a problemas no carro.
Em abril daquele ano, Senna e os demais pilotos da Fórmula 1 chegaram ao circuito de Ímola, em San Marino, para disputar a terceira etapa da competição. Antes de correr no Grande Prêmio no domingo, os pilotos participam dos treinos livres, que acontecem às sextas-feiras, e dos treinos classificatórios, aos sábados.
No treino livre de sexta-feira, Rubens Barrichello, o Rubinho, sofreu um grave acidente e precisou ser hospitalizado com algumas escoriações e fratura no nariz. No dia seguinte, no classificatório, o austríaco Roland Ratzenberger também sofreu um acidente, mas não teve a mesma sorte que o piloto brasileiro e morreu na hora.
Com o acidente de Rubinho e a morte de Ratzenberger, todos os pilotos ficaram apreensivos para a corrida de domingo. Ayrton Senna exigiu que a organização garantisse mais segurança à prova, ameaçando ficar de fora da corrida caso isso não acontecesse. Após um acordo entre pilotos e diretores, o Grande Prêmio de Ímola aconteceu.
Na época, Ayrton Senna disputava o título mundial com Michael Schumacher, que viria a se tornar um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. O brasileiro sabia que precisava de um bom tempo para evitar que Schumacher disparasse no campeonato.
Ayrton Senna estava liderando a corrida e Michael Schumacher vinha logo atrás. Durante a sexta volta, a barra de direção do carro do brasileiro quebrou e ele perdeu o controle enquanto passava pela curva de Tamburello, chocando-se contra a mureta de proteção a uma velocidade de quase 300 km/h.
A forte batida fez com que uma das rodas atingisse o capacete de Ayrton Senna, afundando parte de seu crânio. O piloto brasileiro foi levado ao hospital de helicóptero, mas não resistiu aos ferimentos do acidente. Com isso, Ayrton Senna morreu no dia 1º de maio de 1994.
Homenagens a Senna
A morte de Ayrton Senna parou o mundo e impactou todos os fãs do automobilismo. Desde o trágico acidente em Ímola, o piloto brasileiro recebeu e continua a receber uma série de homenagens.
Em 2016, Ayrton Senna foi homenageado com uma estátua metálica de 1,76m para o seu instituto. A responsável pela obra foi a TRUMPF, empresa especializada em alta tecnologia para corte e processamento de chapas metálicas.
Mesmo anos após a sua morte, Ayrton Senna continua a ser homenageado por figuras e organizações do mundo do automobilismo. Em abril de 2023, o piloto foi declarado o patrono do esporte brasileiro, por meio de uma lei.
Já esse ano, a McLaren decidiu homenagear Ayrton Senna pintando o carro da equipe nas cores verde e amarelo. Esse carro customizado foi feito para o Grande Prêmio de Mônaco.
Outra escuderia que prestará homenagens a Ayrton Senna é a Ferrari. Mesmo a parceria entre eles nunca ter acontecido, a equipe italiana estampará o nome do piloto brasileiro em seu carro pela primeira vez, para a disputa do GP de Mônaco.
Uma das principais homenagens a Senna aconteceu em 2024. O aposentado Sebastian Vettel correu no circuito de Ímola usando o MP4/8 do brasileiro. Ao fim da corrida, ele homenageou tanto Ayrton Senna, quanto Roland Ratzenberger, que faleceu no treino classificatório um dia antes da morte do brasileiro.
Leia também: Max Verstappen: em busca de mais um título na Fórmula 1;
Aposte na Fórmula 1 com o Mr. Jack!
Ayrton Senna é para muitos o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. Ele deixou um legado para inúmeros pilotos, muitos que ainda competem na categoria.
Se você gosta de Fórmula 1, não perca a oportunidade de apostar nas corridas da categoria com o Mr. Jack!
Com um ambiente totalmente seguro, o Mr. Jack é o seu melhor amigo na hora de apostar na Fórmula 1. São várias as opções de aposta, desde o piloto vencedor da corrida até no que fará a volta mais rápida.
Aposte na Fórmula 1 com o Mr. Jack!
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.