Você sabe o que é rebaixamento no futebol brasileiro? A cada ano, 20 times diferentes entram em campo para brigar pelo título do Brasileirão. Porém, são poucos os que realmente lutam pelo troféu de campeão, enquanto outros passam toda a temporada lutando contra o rebaixamento para a Série B, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Afinal, como funciona o rebaixamento no futebol brasileiro? Como ele afeta o cenário dos clubes? Confira tudo sobre o rebaixamento no futebol brasileiro a seguir.
Origem do rebaixamento no futebol
Muitos historiadores acreditam que o futebol surgiu na Inglaterra, país responsável por difundir o esporte mundialmente e, é claro, por trazê-lo ao Brasil. No final do Século XIX, foi criada a competição que conhecemos como Premier League. Acredita-se que a origem do rebaixamento no futebol data dessa época.
O rebaixamento no futebol brasileiro surgiu em 1988. Na época, o Campeonato Brasileiro ainda não era disputado no formato de pontos corridos. Por isso, o número de times rebaixados variava conforme o regulamento de cada edição do torneio.
A padronização do rebaixamento no futebol brasileiro aconteceu em 2003, ano em que o Brasileirão foi disputado no sistema de pontos corridos pela primeira vez. Na época, o campeonato era disputado por 24 equipes. Com exceção de 2003, em que apenas dois times foram rebaixados, as demais edições do Brasileirão tiveram (e ainda têm) quatro times rebaixados por temporada.
Leia também: Qual a história do Brasileirão Série A? Veja como surgiu, os formatos usados e os campeões
O que é rebaixamento no futebol brasileiro?
O rebaixamento no futebol brasileiro é o momento de maior tristeza para os clubes e torcedores. A cada ano, os times com os piores desempenhos nas divisões nacionais são rebaixados para divisões inferiores.
O que é zona de rebaixamento no futebol
A zona de rebaixamento no futebol é o maior inimigo dos clubes que sofrem para se manter na Série A do Brasileirão. Ela nada mais é do que a parte de baixo da tabela de classificação do campeonato, onde ficam os quatro últimos colocados, ou seja, o 17º, 18º, 19º e 20º lugar.
Leia também: Brasileirão Série B 2024: tabela, expectativas e muito mais
Como funciona o rebaixamento no Brasileirão
O rebaixamento no Brasileirão funciona conforme a pontuação dos times. A cada ano, quatro times da Série A são rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro, popularmente conhecida como Segunda Divisão.
No Brasileirão, o rebaixamento acontece de forma automática. Ou seja, ao final de cada temporada, os quatro times com as menores pontuações na competição são automaticamente rebaixados para a Série B.
Em alguns países, o rebaixamento não funciona dessa maneira. Na Inglaterra e Itália, por exemplo, apenas as três piores equipes são rebaixadas automaticamente para a segunda divisão.
Leia também: América Futebol Clube todas as conquistas, títulos e ídolos do Coelhão
Como isso afeta a estrutura de um clube?
O rebaixamento no futebol não afeta apenas o psicológico dos jogadores e o prestígio esportivo dos times, mas também toda a estrutura de um clube.
Ser rebaixado para uma divisão inferior ocasiona uma queda generalizada de receitas e, consequentemente, uma dificuldade para lidar com as finanças.
Leia também: Elenco do Santos para temporada 2024
No Brasil, o rebaixamento para a Série B do Brasileirão pode resultar em uma queda de até R$ 100 milhões, principalmente entre os grandes clubes. Esse montante considera diferentes origens de receitas, como:
- Direitos de transmissão;
- Premiações;
- Bilheteria;
- Patrocínios;
- Quadro social.
Além de todas as alterações na geração de receitas, os clubes também sofrem com o corte de despesas. Com o rebaixamento, muitos clubes precisam dispensar jogadores, principalmente os que possuem os maiores salários, afetando diretamente o elenco.
Quais times foram rebaixados da elite do futebol brasileiro?
Ao longo dos anos, muitos times foram rebaixados da elite do futebol brasileiro. Entre eles, alguns dos maiores clubes do Brasil, como Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Santos, Vasco da Gama, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional, Botafogo, entre outros.
O primeiro grande clube do futebol brasileiro a ser rebaixado foi o Grêmio. O time gaúcho caiu para a segunda divisão em 1991, se tornando o primeiro clube do chamado “G-13” a ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Confira todos os times que já foram rebaixados da elite do futebol brasileiro, desde o surgimento do rebaixamento em 1988:
- 1988: Bangu, Santa Cruz, Criciúma e América-RJ;
- 1989: Athletico, Guarani, Sport e Coritiba;
- 1990: São José-SP e Inter de Limeira;
- 1991: Grêmio e Vitória;
- 1992: Náutico e Paysandu;
- 1993: Ceará, América-MG, Santa Cruz, Coritiba, Goiás, Athletico, Fortaleza e Desportiva Ferroviária;
- 1994: Remo e Náutico;
- 1995: Paysandu e União São João;
- 1996: *não houve;
- 1997: Bahia, Criciúma, Fluminense e União São João;
- 1998: América-MG, Goiás, Red Bull Bragantino e América-RN;
- 1999: Gama, Paraná, Juventude e Botafogo-SP;
- 2000: **não houve;
- 2001: Santa Cruz, América-MG, Botafogo-SP e Sport;
- 2002: Portuguesa, Palmeiras, Gama e Botafogo;
- 2003: Fortaleza e Bahia;
- 2004: Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio;
- 2005: Coritiba, Atlético-MG, Paysandu e Brasiliense;
- 2006: Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz;
- 2007: Corinthians, Paraná, Juventude e América-RN;
- 2008: Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga;
- 2009: Coritiba, Santo André, Náutico e Sport;
- 2010: Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente;
- 2011: Athletico, Ceará, América-MG e Avaí;
- 2012: Sport, Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO;
- 2013: Portuguesa, Vasco, Ponte Preta e Náutico;
- 2014: Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma;
- 2015: Avaí, Vasco, Goiás e Joinville;
- 2016: Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América-MG;
- 2017: Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético-GO;
- 2018: Sport, América-MG, Vitória e Paraná;
- 2019: Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí;
- 2020: Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo;
- 2021: Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense;
- 2022: Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude;
- 2023: América-MG, Coritiba, Goiás e Santos.
*Em 1996, o Campeonato Brasileiro não teve nenhum time rebaixado graças a um suposto esquema de suborno e manipulação da arbitragem.
**Em 2000, o Campeonato Brasileiro não aconteceu, dando lugar à Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos 13 (G-13). Não houve uma divisão em séries, mas sim em módulos, fazendo com que não houvesse rebaixamento.
Quais times nunca foram rebaixados para a série B?
Desde a padronização do rebaixamento no futebol brasileiro, apenas três times nunca foram rebaixados para a Série B do Brasileirão:
- Cuiabá;
- Flamengo;
- São Paulo.
Leia também: Confira quais são os times que nunca foram rebaixados na Série A do Brasileirão
Quais times mais foram rebaixados na história?
Na história do futebol brasileiro, são três os times que mais foram rebaixados para a segunda divisão: América-MG, Coritiba e Goiás. Os clubes possuem um recorde negativo de 7 rebaixamentos.
Leia também: História do Coritiba: tudo sobre a trajetória do Coxa
Confira quais são os times que mais foram rebaixados na história do futebol brasileiro:
- 7 rebaixamentos: América-MG, Coritiba e Goiás;
- 6 rebaixamentos: Sport e Vitória;
- 5 rebaixamentos: Avaí e Santa Cruz;
- 4 rebaixamentos: Bahia, Criciúma, Fortaleza e Vasco;
- 3 rebaixamentos: América-RN, Atlético-GO, Botafogo, Ceará, CSA, Figueirense, Grêmio, Guarani, Joinville, Juventude, Náutico, Paraná, Paysandu, Ponte Preta e Portuguesa.
Qual o maior tempo que um clube ficou rebaixado?
O Ceará é um dos times que mais ficou rebaixado no Campeonato Brasileiro. Em 1992, o Vozão subiu para a Série A do Brasileirão pela primeira vez em sua história. Porém, foi rebaixado logo no ano seguinte, permanecendo na Série B até 2009, ano em que conseguiu retornar à elite do futebol brasileiro.
Dessa forma, o Ceará permaneceu 15 anos consecutivos na Série B. Em 2011, o clube cearense voltou a ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, conseguindo o acesso à Série A 6 anos depois, em 2017. Em 2022, após quatro temporadas consecutivas na primeira divisão, o Ceará foi rebaixado mais uma vez.
Faça suas apostas no Mr. Jack!
Agora que você sabe o que é rebaixamento no futebol brasileiro e como ele funciona, está esperando o que para apostar nos times que você acha que serão rebaixados no Brasileirão?
Com o Mr. Jack, você consegue apostar nos times que acredita que serão rebaixados para a Série B do Brasileirão, contando com as melhores odds e um ambiente totalmente seguro.
Aposte no Brasileirão com o Mr. Jack!
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.