O Esporte Clube Juventude é um dos times de futebol mais populares do Rio Grande do Sul. Fundado no início da década de 1910, o Juventude é o clube mais antigo de Caxias do Sul que continua em atividade. Em seus mais de 110 anos de existência, a história do Juventude é marcada por títulos marcantes, conquistas históricas e muita tradição.
Você conhece a história do Juventude? Confira tudo sobre a história de um dos principais clubes de futebol do Sul do Brasil.
Linha do tempo do Juventude
Permanência na Série A
Campeão da Copa do Brasil
Um ano após vencer o Campeonato Gaúcho pela primeira vez, o Juventude chega até a final da Copa do Brasil e vence o Palmeiras na disputa de pênaltis, conquistando a competição pela primeira vez.
Primeiro título Gaúcho
Após vencer o Internacional na final, pelo placar de 3×1, o Juventude conquistou o seu primeiro título do Campeonato Gaúcho.
Inauguração do novo estádio
Em 1975 o Juventude inaugurou seu novo estádio, que segue como a sua casa até hoje, o Alfredo Jaconi.
Crise e fusão com o rival
Em 1971 o Juventude declarou que estava com o caixa zerado, e diante da grande crise financeira que enfrentava, foi obrigado a realizar uma fusão com o seu maior rival, que na época se chamava Flamengo. O novo clube durou apenas em 2 anos, e em 1973 o Juventude recuperou sua identidade e nome.
O que é o Esporte Clube Juventude?
O Esporte Clube Juventude é um dos principais times de futebol do Rio Grande do Sul. Fundado em 1913, o clube é a terceira força do futebol gaúcho, atrás apenas de Grêmio e Internacional. Entre suas principais conquistas, estão os títulos da Copa do Brasil e da Série B do Campeonato Brasileiro.
Leia também: Qual a história do Grêmio? Conheça a trajetória do clube, da sua fundação aos dias de glória
Como é conhecido o Juventude?
O Juventude é conhecido por uma série de alcunhas e apelidos. Entre os principais apelidos do clube, destacam-se: Juve, Papo, Jaconero, Maior do Interior, Verdão e Alviverde.
Quem fundou o Esporte Clube Juventude?
O Esporte Clube Juventude foi fundado por um grupo de 35 jovens apaixonados por futebol, todos naturais de Caxias do Sul.
Entre os fundadores do clube gaúcho, está Antônio Chiaradia Neto, que se tornou o primeiro presidente da história do Juventude.
Como o Juventude foi fundado?
O Juventude foi fundado graças a uma crise interna ocorrida no Clube Juvenil, uma das entidades sociais mais antigas de Caxias do Sul.
Na época, membros solteiros do Clube Juvenil que se sentiam discriminados pelos casados decidiram se juntar para fundar o clube Recreio da Juventude, em 28 de dezembro de 1912.
Cerca de seis meses depois, por iniciativa do inglês John Tibbits, foi criado o departamento de futebol do Recreio da Juventude, que surgiu em 29 de junho de 1913 sob o nome Sport Club Foot Ball Juventude.
Mascote do Esporte Clube Juventude
O mascote do Juventude é o Periquito. Esse animal é usado para fazer referência ao clube desde antes dos anos 1920. Ele representava o clube gaúcho ao lado do Papagaio, que surgiu como um dos mascotes do clube graças a Dante Marcucci, um dos fundadores do Juventude.
Em 2016, o mascote oficial do clube passou por uma reformulação em seu visual, feita por Alexandre Queiroga, também responsável pela criação do Galo, o mascote oficial do Atlético-MG.
Estádio do Juventude
O estádio do Juventude é o Estádio Alfredo Jaconi. Considerado por muitos como um dos estádio mais funcionais do país, ele tem capacidade para 23.726 espectadores.
Inaugurado em março de 1975, o Estádio Alfredo Jaconi homenageia um dos maiores ídolos do clube: Alfredo Jaconi. Ele foi jogador, treinador e dirigente do Juventude durante as décadas de 1930 e 1940.
Antes de ter um estádio próprio, o Juventude mandava os seus jogos na Quinta dos Pinheiros. Desde 1919, o campo de jogo era utilizado para sediar as partidas do clube. Em 1975, foi reformada para dar lugar ao Estádio Alfredo Jaconi.
Torcida do Juventude: a história dos Loucos da Papada
O Esporte Clube Juventude possui a terceira maior torcida do Rio Grande do Sul. Popularmente conhecida como Papada, a torcida do Juventude se destaca por seu amor incondicional ao clube, que é transmitido por meio de um espírito guerreiro e inquieto.
Atualmente, a torcida do Juventude está dividida em duas grandes frentes de apoio: a Mancha Verde e os Loucos da Papada, a terceira mais importante e influente torcida “barra brava” originada no Brasil.
A história dos Loucos da Papada começou em março de 2008. Desde a sua fundação, essa torcida organizada promove uma das maiores fontes de apoio ao Juventude, dispondo sempre de um visual carregado com tirantes, trapos, bandeiras, papel picado, fumaças e até mesmo fogos de artifício.
Localizados na Ferradura Norte do Estádio Alfredo Jaconi, os Loucos da Papada apoiam o Juventude em todos os jogos com músicas intensas e prolongadas, seguindo o estilo de torcidas organizadas dos países sul-americanos, como Argentina, Uruguai, Chile, entre outros.
Como é chamada a torcida do Juventude?
A torcida do Juventude é chamada de Papada. Esse termo surgiu na década de 1920 como forma de gozação por parte de torcidas rivais, que alegavam que os torcedores do clube tinham apenas “papo” e pouco futebol.
Além do termo Papada, a torcida do Juventude é conhecida como Jaconeros. Esse apelido faz referência ao nome do Estádio Alfredo Jaconi.
Títulos e conquistas do Esporte Clube Juventude
A história do Juventude está marcada por grandes títulos e conquistas marcantes. A começar pelos sete títulos consecutivos do Campeonato Citadino de Caxias do Sul, conquistados entre 1920 e 1926.
Em 1994, 81 anos após sua fundação, o Juventude conquista o até então título mais importante de sua história: o da Série B do Campeonato Brasileiro.
Quatro anos após conquistar o inédito título da Série B do Brasileirão, o Juventude voltou a fazer história. Dessa vez, conquistando o título inédito do Campeonato Gaúcho de 1998, de forma invicta.
Leia também: Campeonato Gaúcho 2024
Essa conquista do Juventude interrompeu uma sequência de 44 anos de títulos estaduais da dupla GreNal, que são os maiores campeões gaúchos com um total de 88 títulos.
Depois de fazer história no Campeonato Gaúcho em 1998, o Juventude conseguiu um feito ainda maior no ano seguinte, conquistando o título da Copa do Brasil de 1999.
No dia 27 de junho, dois dias antes de completar 86 anos, o Juventude empatou em 0 x 0 com o Botafogo em pleno Estádio Maracanã. Como venceu o jogo de ida por 2 x 1, o clube gaúcho conquistou o seu primeiro e único título da Copa do Brasil.
Leia também: Maior zebra da história do futebol: você lembra dessa?
Você sabe quais são todos os títulos do Juventude? Confira-os a seguir:
- Campeonato Brasileiro – Série B: 1 título (1994);
- Campeonato Gaúcho: 1 título (1998);
- Copa do Brasil: 1 título (1999);
- Copa FGF: 2 títulos (2011 e 2012);
- Copa Governador do Estado: 2 títulos (1975 e 1976);
- Campeonato do Interior Gaúcho: 16 títulos ( 1964, 1965, 1966, 1986, 1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1998, 2001, 2006, 2007, 2008, 2011 e 2021);
- Campeonato Citadino de Caxias do Sul: 23 títulos (1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1925, 1926,1928, 1929, 1930, 1931, 1932, 1933, 1934, 1935, 1936, 1938, 1939, 1940, 1941, 1949, 1950 e 1952);
Quantas vezes o Juventude jogou a Série A?
O Juventude já disputou a Série A 20 vezes. A estreia do clube na 1ª divisão nacional aconteceu em 1977.
Leia também: O que significa rebaixamento no futebol brasileiro? Entenda o drama por trás da situação;
Ícones do Juventude
Muitos jogadores marcaram a história do Juventude ao longo dos anos. Um dos nomes que mais se destaca é Alfredo Jaconi.
Pelo clube gaúcho, Alfredo foi jogador, treinador e até mesmo dirigente. Por ser um dos principais ícones do Juventude, ele teve o seu nome homenageado pelo estádio do clube, o Estádio Alfredo Jaconi.
Além de Afredo, outro jogador que se destaca como um dos maiores ícones do Juventude é Lauro Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Laurinho Guerreiro.
Como jogador, Lauro disputou 571 jogos pelo Juventude e conquistou todos os três títulos de expressão do clube gaúcho: Série B de 1994, Campeonato Gaúcho de 1998 e Copa do Brasil de 1999.
Outro jogador que se destaca como um dos maiores ídolos do Juventude é Josué Ferreira Filho, o Índio. Entre 1996 e 1999, o zagueiro participou das campanhas mais históricas do clube gaúcho. Ao lado de Lauro, conquistou os títulos do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil.
Entre os nomes que fizeram história pelo Juventude, também destacam-se Dênis, Bugre, Mário Martini, Flávio Campos, Negri, Marcelo Mabilia, Lory Tonietto, entre outros.
Leia também: História do Internacional: veja os ídolos, títulos expressivos e mais
Aposte no Juventude com o Mr. Jack!
Agora que você conhece a história do Juventude, está esperando o que para apostar nos jogos de um dos maiores times do Rio Grande do Sul com o Mr. Jack?
Oferecendo um ambiente totalmente seguro e as odds mais competitivas do mercado, o Mr. Jack é o seu melhor amigo na hora de apostar nos jogos do Juventude.
Aposte no Juventude com o Mr. Jack!
Créditos imagem em destaque: Reprodução/Marcelo Casagrande/Agência RBS
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.