O Paysandu Sport Clube é um dos maiores times da região Norte do Brasil e tem uma das torcidas mais apaixonadas do futebol brasileiro. Nem todo mundo sabe, mas a história do Paysandu começou graças a um desentendimento com a Liga Paraense de Futebol, que impulsionou a rivalidade que o clube possui com o Remo, seu maior rival.
Conheça a história do Paysandu Sport Club, desde a fundação do clube até seus principais títulos e maiores ídolos.
Linha do tempo do Paysandu:
Campeão da Copa Verde
Paysandu na Libertadores
Em 2003 o Paysandu se tornou o primeiro clube do norte do Brasil a disputar a Copa Libertadores, maior competição do continente. O Papão conseguiu surpreender na competição, avançando até as oitavas de final, onde perdeu para o Boca Juniors, que foi o campeão naquele ano. Entretanto, o time conseguiu vencer os argentinos em La Bombonera, feito alcançado por poucos brasileiros na competição.
A tríplice coroa
Em 2002 o Paysandu conquistou uma tríplice coroa, após vencer o Campeonato Paraense, a Copa Norte e a Copa dos Campeões.
Campeão do Campeonato Brasileiro Série B
Após vencer o Guarani por 2×1 no placar agregado, o Paysandu conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro, e conquistou seu primeiro título nacional.
Campeão invicto
Mesmo já contando com 15 títulos paraenses em sua galeria de troféus, o Paysandu nuca havia vencido o estadual de forma invicta, até 1947. Com uma campanha de 7 vitórias e um empate, o Paysando conquistou o Campeonato Paraense pela 16ª vez, e pela primeira vez, invicto.
O que é o Paysandu Sport Club?
O Paysandu Sport Club é um clube de futebol do Estado do Pará. Sua sede está localizada em Belém, a capital paraense. Com mais de 110 anos de história, o Paysandu é um dos principais times da região Norte do Brasil e um dos maiores vencedores de campeonatos estaduais do país.
Por que o nome Paysandu?
A origem do nome Paysandu é uma das maiores curiosidades sobre a história do time paraense. O nome do clube está totalmente relacionado com um evento que aconteceu no dia 02 de janeiro de 1865: A Tomada de Paysandu.
Esse episódio histórico marcou a tomada da cidade de Paysandú, no Uruguai, por tropas e esquadras brasileiras comandadas pelo General Mena Barreto e pelo Almirante Tamandaré, respectivamente.
Ao contrário do que muitos pensam, A Tomada de Paysandu não fez parte da famosa Guerra do Paraguai. O evento histórico foi o resultado de uma disputa política entre os partidos “Blanco” e “Colorado”, que terminou com a vitória do partido “Colorado”, que se aliou às tropas brasileiras.
Por que tem um pé no escudo do Paysandu?
O pé no escudo do Paysandu é o “pé alado”. Ele representa a velocidade do time, que jamais seria igualada ou superada por qualquer adversário do clube paraense.
Quem fundou o Paysandu?
O Paysandu foi fundado por um grupo de 42 jovens composto por integrantes do Norte Club, conhecido como Time Negra, e do Esporte Clube Internacional, da cidade de Alenquer. Entre eles, Hugo Manoel de Abreu Leão, que viria a se tornar uma das figuras mais importantes na história do clube.
Como foi fundado o Paysandu?
O Paysandu Sport Club foi fundado em 02 de fevereiro de 1914 graças a um desentendimento entre integrantes do Norte Club e a diretoria da Federação Paraense de Futebol.
Tudo começou com a não-anulação de um jogo entre Norte Club e Guarany, realizado em 15 de novembro de 1913. Graças ao resultado dessa partida, o Grupo do Remo (atual Clube do Remo) conquistou o título do Campeonato Paraense.
Leia também: Campeonatos Estaduais: tradição, rivalidades e a paixão no futebol regional;
Na época, o Time Negra precisava de uma vitória contra o Guarany para jogar uma partida extra com o Remo, valendo o título estadual. Após um empate em 1 x 1, os integrantes do Norte Club solicitaram a anulação do jogo à Liga Paraense de Futebol devido a uma série de “irregularidades”.
A Liga Paraense julgou o pedido do Norte Club como improcedente, causando insatisfação nos integrantes do clube. Liderados por Hugo Manoel de Abreu Leão, alguns membros do clube paraense se juntaram para fundar um novo clube, atraindo a atenção de integrantes do grupo do Remo, que tentaram persuadir Hugo Manoel a não seguir em frente com a ideia.
No dia 02 de fevereiro de 1914, o jornal O Estado do Pará publicou uma carta-convite, convocando os leitores a participarem da reunião da fundação de um novo clube esportivo. Foi assim que 42 pessoas, incluindo Hugo Manoel de Abreu Leão, se reuniram para fundar o Paysandu Foot-Ball Club , hoje conhecido como Paysandu Sport Club.
Qual o mascote do Paysandu?
O mascote do Paysandu é o Lobo Mau, também conhecido como Bicho-Papão. Ele foi idealizado pelo jornalista Everaldo Guilhon em 1948. Em uma de suas crônicas para o jornal A Vanguarda, ele associou o clube paraense ao bicho-papão, no sentido de que o Paysandu amedrontava os adversários.
Com o passar do tempo, o mascote do Paysandu foi modernizado e rebatizado como “Papão do Curuzu”, no sentido de dizer que o clube seria o papa-títulos da Amazônia.
Qual o estádio do Paysandu Sport Club?
O estádio do Paysandu Sport Club é o Estádio Leônidas Sodré de Castro, mais conhecido como Curuzu. Adquirido pelo clube em 1918 pela quantia de 12 contos de réis, o Estádio da Curuzu tem capacidade para pouco mais de 16 mil espectadores.
Quais são os títulos do Paysandu?
Em seus mais de 110 anos de história, o Paysandu conquistou uma série de títulos expressivos, incluindo os da Série B do Brasileirão e Copa Verde. O clube é o maior campeão paraense com 50 títulos, três a mais que o maior rival Remo, e detém o status de maior campeão da Amazônia.
Leia também: Brasileirão Série B 2024: tabela, expectativas e muito mais;
Títulos do Paysandu Sport Club
- Campeonato Paraense: 50 títulos (1920, 1921, 1922, 1923, 1927, 1928, 1929, 1931, 1932, 1934, 1939, 1942, 1943, 1944, 1945, 1947, 1956, 1957, 1959, 1961, 1962, 1963, 1965, 1966, 1967, 1969, 1971, 1972, 1976, 1980, 1981, 1982, 1984, 1985, 1987, 1992, 1998, 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2009, 2010, 2013, 2016, 2017, 2020, 2021 e 2024);
- Campeonato Brasileiro – Série B: 2 títulos (1991 e 2001);
- Copa Verde: 4 títulos (2016, 2018, 2022 e 2024);
- Copa dos Campeões: 1 título (2002);
- Copa Norte: 1 título (2002);
Quais são os principais ídolos do Paysandu?
Muitos jogadores marcaram a história do Paysandu, seja pelos títulos conquistados ou pela forma como representaram o clube dentro e fora dos gramados. Entre os principais ídolos do Paysandu, estão Zé Augusto, Quarentinha, Robgol, Beto, Vandick, Iarley, Yago Pikachu, entre outros
Entre os principais ídolos do clube, está também o atacante Benedito Pinho Leme, popularmente conhecido como Bené. Ele é o maior artilheiro da história do Paysandu com 249 gols marcados.
Outro nome que se destaca na história do Paysandu Sport Club é Paulo Benedito Santos Braga, o Quarentinha. Com mais de x títulos conquistados pelo clube, ele não é apenas um dos principais ídolos do Paysandu, mas também um dos maiores jogadores da história do futebol paraense.
Quais foram os melhores elencos da história do Paysandu Sport Club?
Muitos elencos fizeram história pelo Paysandu ao longo dos anos. Com certeza, um dos melhores elencos da história do Paysandu Sport Club, se não o melhor, foi o do início do Século XXI.
Entre 2001 e 2003, o Paysandu conquistou alguns dos principais títulos de sua história e uma série de alcunhas incríveis. Ao todo, foram cinco títulos conquistados por esse elenco vitorioso:
- Campeonato Brasileiro – Série B: 1 título (2001);
- Copa Norte: 1 título (2002);
- Copa dos Campeões: 1 título (2002);
- Campeonato Paraense: 2 títulos (2001 e 2002);
O ano de maior destaque desse elenco do Paysandu foi 2002, que terminou com a incrível conquista da tríplice coroa: Campeonato Paraense, Copa Norte e Copa dos Campeões.
Com esse elenco, o Paysandu se tornou o primeiro clube da região Norte do Brasil a disputar a Copa Libertadores da América, em 2003. Inclusive, teve um ótimo aproveitamento, terminando a fase de grupos invicto com 4 vitórias e 2 empates.
Nessa campanha na Libertadores, o Paysandu fez história ao vencer o Boca Juniors, em plena La Bombonera, em jogo válido pelas oitavas de final. Com essa vitória, o Papão se tornou apenas o sétimo clube a vencer o Boca Juniors jogando no estádio.
Leia também: Qual time tem mais libertadores: quem tem mais taças da competição;
Porque o Paysandu é conhecido como “Papão da Curuzu”?
“Papão da Curuzu” é a junção de dois apelidos do Paysandu Sport Club. O apelido Papão faz referência ao mascote do clube, o Lobo Mau, que foi batizado de bicho-papão, devido ao fato do clube amedrontar os adversários.
Já a origem do apelido Curuzu está relacionada com a localização do estádio do clube, que tem um de seus lados na travessa Curuzu. Por isso, o Estádio Leônidas Sodré de Castro é conhecido até hoje como Estádio da Curuzu.
O Clube de Suíço
Antes de ser popularmente conhecido como Papão, o Paysandu Sport Club já foi muito conhecido como “O Clube de Suíço”. Esse apelido faz referência a Antônio Barros Filho, o Suíço, um dos principais jogadores de futebol do Pará.
Nascido em 1899, Suiço viveu apenas 23 anos. O apelido surgiu pelo fato dele ter estudado na Suíça com seu irmão, Abel Barros. Enquanto jogador de futebol, ele atuava com eficiência em diferentes posições, sendo o capitão do Paysandu por muito tempo.
Como surgiu a rivalidade entre Paysandu e Remo?
Pode-se dizer que a rivalidade entre Paysandu e Remo é tão antiga quanto o próprio Paysandu, fundado em fevereiro de 1914.
A história do Paysandu começa graças a motivação de membros do Norte Club em criar um clube de futebol que batesse de frente com o Clube do Remo.
Leia também: Qual é a maior rivalidade do futebol brasileiro? Descubra os 11 principais duelos do país;
O primeiro Paysandu x Remo da história aconteceu em 14 de junho de 1914, cerca de quatro meses após a fundação do Papão. O resultado desse Re-Pa foi favorável ao clube do Remo, que venceu por 2 x 1.
Alguns historiadores destacam que esse primeiro Re-Pa da história não foi o início da rivalidade entre Paysandu e Remo, mas sim algo que aconteceu no ano seguinte, em 1915.
De acordo com o pesquisador Itamar Gaudêncio, a rivalidade entre Paysandu e Remo começou em um jogo festivo. Na ocasião, uma briga/discussão entre os clubes foi o grande estopim do início dessa tão famosa rivalidade.
O eterno 7×0
Um dos principais momentos da história do Paysandu e da rivalidade com o Remo é o Eterno 7×0. Em 22 de julho de 1945, o Paysandu goleou o Remo por 7 x 0, em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Paraense.
Além de ser um dos principais assuntos da rivalidade entre Paysandu e Remo, essa vitória de 7 x 0 é até hoje a maior já registrada no clássico Re-Pa.
Parcerias e patrocinadores
Os patrocinadores oficiais do Paysandu são:
- Alubar;
- Sankhya;
- Tijuca Pilsen;
- Arroz Zilmar;
- Oh A Água;
- Print Solution;
- Empresas Revemar;
- JP Móveis Planejados;
- Inviolável;
- UniCesumar.
Já os parceiros oficiais do clube são:
- Amaral Costa;
- CCI;
- Porto Dias Saúde;
- Dimagem;
- Leinertex;
- NoPragras;
- Grupo Equatorial Energia;
- Neto Bodylab;
- Fenaclubes;
- Sindiclubes;
- Pinheiro Sereni.
Aposte nos jogos do Paysandu com o Mr. Jack!
O Paysandu é um dos maiores times da região Norte do Brasil. Agora que você conhece a história do Papão, está esperando o que para começar a apostar nos jogos do clube paraense com o Mr. Jack?
Oferecendo um ambiente totalmente seguro e odds muito competitivas, o Mr. Jack é o seu melhor amigo na hora de apostar no Paysandu.
Não perca a oportunidade de colocar seus conhecimentos esportivos à prova e apostar no Paysandu com o Mr. Jack!
Aposte no Paysandu com o Mr. Jack!
Crédito imagem destacada: Reprodução/Luciano Rocha/Pinterest
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.