Elenco de futebol da Ponte Preta no começo do século.

Associação Atlética Ponte Preta todas as conquistas, títulos e ídolos

A Associação Atlética Ponte Preta, fundada em 1900, possui importantes conquistas regionais e estaduais, além de ídolos como Dicá, Marco Aurélio Cunha e Washington "Coronel". Saiba mais!

Jéssica Rigon
Publicado em 28/06/2024
Leitura: 10 min

Última atualização: 10/09/2024 14:41:10

E aí, você sabe qual a história da Ponte Preta? Confira toda a história da Macaca, desde a sua fundação até os maiores ídolos e conquistas.

Linha do tempo da Ponte Preta:

clt compact preloader
2023
2023

Campeã da Série A2

Após grande campanha, possuindo o melhor ataque da competição, a Ponte Preta conquistou o título da segunda divisão do Campeonato Paulista de 2023.
2013
2013

Vice-campeã da Copa Sul-America

Em uma grande campanha onde eliminou gigantes como Vélez Sarsfield e São Paulo, a Ponte Preta conseguiu avançar até a final da Copa Sul-Americana, mas acabou derrotada pelo Lanús no placar agregado de 3×1.

1981
1981

Melhor campanha do Campeonato Brasileiro

Em 1981, a Ponte Preta fez aquela que é até hoje a sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro, terminando em terceiro lugar após ser eliminado pelo Grêmio em disputa de pênaltis, nas semifinais.

1940
1940

Tetra campeão campineiro seguido

Em 1940 a Ponte Preta conquistou o seu sexto título da Liga Campineira de Futebol, sendo o 4º seguido.

1912
1912

Conquista do primeiro título do clube

Após vencer o Guarani por 1×0, a Ponte Preta conquista o primeiro título da sua história, que  foi a Liga Campineira de Futebol.

O que é a Associação Atlética Ponte Preta?

A Associação Atlética Ponte Preta é um clube de futebol de Campinas, cidade do interior de São Paulo. Fundado em 11 de agosto de 1900, a Ponte Preta é um dos clubes mais antigos do futebol brasileiro e sul-americano. Entre todos os clubes de futebol que ainda continuam em atividade, é o mais antigo..

Quem fundou a Ponte Preta?

A Ponte Preta foi fundada por estudantes do Colégio Culto à Ciência, que demarcaram uma área para praticar futebol próxima à ponte que integrava a Estação Central de Campinas e o Cemitério da Saudade.

Entre os fundadores da Ponte Preta, destacam-se nomes como Miguel do Carmo, João Vieira da Silva, Antonio de Oliveira, Theodor Kutter, Nicolau Burghi e Hermenegildo Wadt.

Pintura de um dos fundadores da Ponte Preta, Miguel do Carmo.
Miguel do Carmo, um dos fundadores da Associação Atlética Ponte Preta – Reprodução/AAPP

Como foi fundada a Ponte Preta?

A história da Ponte Preta começa graças a expansão da malha ferroviária no Estado de São Paulo. Em 1872, foi fundada a Estação Central de Campinas, parte da famosa de estrada de ferro Santos-Jundiaí. Após a inauguração dessa estação, foi necessário construir uma ponte para ligar o Cemitério da Saudade às imediações da estação.

Essa ponte foi construída com um revestimento de alcatrão sobre ela, visando minimizar os efeitos do vapor da fumaça dos trens, assim passando a ser chamada de Ponte Preta.

Ponte da estação central de Campinas.
Construída em 1872, a ponte que integra a Estação Central de Campinas ao Cemitério da Saudade deu origem ao nome da Ponte Preta – Reprodução/AAPP

Alguns anos após a inauguração da ponte, alguns estudantes do Colégio Culto à Ciência decidiram limpar uma área em um terreno próximo a ela para praticar futebol, usando bambus para demarcar os gols.

Visando homenagear a chegada da malha ferroviária ao bairro, os estudantes decidiram fundar um clube de futebol com o nome Ponte Preta.

Qual o mascote da Ponte Preta?

O mascote da Ponte Preta é a Macaca. O apelido do clube paulista é utilizado no feminino graças ao nome Associação Atlética Ponte Preta.

Pessoa fantasiada de macaca, mascote da Ponte Preta, andando pelo gramado.
A Macaca é o mascote oficial da Ponte Preta – Reprodução/Cedoc/RAC

Qual o estádio da Ponte Preta?

O estádio da Ponte Preta é o Estádio Moisés Lucarelli. Inaugurado em 12 de setembro de 1948, o estádio tem capacidade para 35 mil espectadores e foi construído pelos próprios torcedores da Macaca, que doaram materiais de construção.

Estádio Moisés Lucarelli, a casa da Ponte Preta, visto de cima.
Estádio Moisés Lucarelli, a casa da Ponte Preta – Reprodução/@drone_ly/AAPP

Antes da construção do Moisés Lucarelli, a Ponte Preta teve outros dois estádios que receberam seus jogos durante anos: Estádio do Hipódromo e Estádio Júlio de Mesquita.

Quais são os títulos da Ponte Preta? 

Apesar de ser um time histórico, a Ponte Preta não possui muitos títulos, principalmente conquistas de elite, como primeiras divisões de campeonatos estaduais ou nacionais.

Entre os títulos da Ponte Preta, destacam-se as conquistas da Série A2 do Campeonato Paulista, as do Campeonato Campineiro e do Troféu do Interior Paulista.

Leia também: Brasileirão Série B 2024: tabela, expectativas e muito mais;

Títulos da Associação Atlética Ponte Preta

Confira todos os títulos da Ponte Preta:

  • Campeonato Paulista – Série A2: 4 títulos (1927, 1933, 1969 e 2023);
  • Troféu do Interior Paulista: 4 títulos (2009, 2013, 2015 e 2018);
  • Campeonato Campineiro: 10 títulos (1912, 1931, 1935, 1936, 1937, 1940, 1944, 1947, 1948 e 1951);
  • Taça Cidade de Campinas: 1 título (1949);
  • Troféu Brasil 500 anos: 1 título (2000);
  • Taça dos Invictos: 1 título (1970).

Quais são os principais ídolos da Ponte Preta?

Muitos jogadores marcaram a história da Ponte Preta ao longo dos anos. Mesmo com a falta de títulos expressivos, a Macaca teve uma série de atletas que a representaram e caíram nas graças da torcida.

Um dos maiores ídolos da Ponte Preta é Paulinho. O atacante é o segundo maior artilheiro da Ponte Preta com 136 gols marcados em 274 jogos. Ele está atrás apenas de Oscar Sales Bueno Filho, o Dicá, o maior artilheiro da história da Macaca com 154 gols.

Dicá, um dos maiores ídolos da Ponte Preta, vestindo uniforme do clube.
Atual secretário de esportes de Jaguariúna, Dicá é o maior artilheiro da história da Ponte Preta e um dos principais ídolos do clube – Reprodução/Fabio Leoni/ PontePress

Para muitos, Dicá é o maior jogador da história da Ponte Preta. Não só pelo grande número de gols marcados, mas também por ser o recordista de jogos com 571 partidas.

Além de Dicá, outros jogadores se destacam como os principais ídolos da Ponte Preta: Dadá Maravilha, Bruninho, Ciasca, Carlos, Oscar, Polozzi, Juninho, Waldir Peres, Odirlei,  Washington, Luis Fabiano, Elias, entre outros.

Quais foram os melhores elencos da história da Ponte Preta?

Muitos elencos marcaram a história da Ponte Preta ao longo dos seus mais de 123 anos. Apesar da falta de títulos de alto nível, como Brasileirão, Copa do Brasil e Paulistão, a Macaca conseguiu uma série de vice-campeonatos importantes ao longo dos anos:

  • 1970 – Vice-campeã do Paulistão;
  • 1977 – Vice-campeã do Paulistão;
  • 1979 – Vice-campeã do Paulistão;
  • 1981 – Vice-campeã do Paulistão;
  • 1992 – Vice-campeã do Paulistão – Série A2;
  • 1997 – Vice-campeão do Brasileirão – Série B;
  • 1999 – Vice-campeã do Paulistão – Série A2;
  • 2008 – Vice-campeã do Paulistão;
  • 2013 – Vice-campeã da Copa Sul-Americana;
  • 2014 – Vice-campeã do Brasileirão – Série B;
  • 2017 – Vice-campeã do Paulistão.

Entre todos os times que a Macaca já teve, um dos que se destaca como um dos melhores elencos da história da Ponte Preta é o de 1981. O time base era formado por: Carlos, Toninho Oliveira, Juninho, Nenê e Odirlei; Zé Mário, Humberto e Dicá; Osvaldo, Chicão e Serginho.

Elenco da Ponte Preta de 1981
Elenco da Ponte Preta de 1981, vice-campeã do Campeonato Paulista – Reprodução/Blog do Tubasso

Naquele ano, o time campineiro conseguiu a incrível façanha de vencer o primeiro turno do Paulistão em cima do maior rival, o Guarani. Em 05 de agosto, a Ponte Preta venceu o Guarani por 3 x 2 e foi campeã do primeiro turno do estadual.

No segundo turno, a boa fase da Macaca se repetiu e o time chegou até a fase final da competição, enfrentando o São Paulo na decisão pelo título. Após um empate de 1 x 1 no jogo de ida, a Ponte Preta foi derrotada pelo São Paulo por 2 x 0 no jogo de volta e terminou com o vice-campeonato paulista de 1981.

Além de ter sido vice-campeã do Paulistão, a Ponte Preta conseguiu a incrível marca de terminar o Campeonato Brasileiro na 3ª colocação, atrás apenas do campeão Grêmio e do vice-campeão São Paulo.

Antes do ano incrível que teve em 1981, a Ponte Preta também se destacou com um dos melhores elencos de sua história em 1977. Neste ano, a Macaca também foi vice-campeã do Paulistão, perdendo o título para o Corinthians.

Elenco da Ponte Preta de 1977
Elenco da Ponte Preta de 1977, vice-campeã do Campeonato Paulista – Reprodução/AAPP

Considerado por muitos como um dos melhores elencos da história da Ponte Preta, o time base da Macaca de 1977 era formado por: Carlos, Jair Picerni, Odirlei, Oscar, Polozzi, Vanderlei Paiva, Marco Aurélio, Dicá, Lúcio Bala, Rui Rei e Tuta.

Em 1977, a Ponte Preta enfrentou o Corinthians sete vezes e venceu cinco jogos. As únicas derrotas foram justamente nos jogos em que a Macaca não poderia perder: o primeiro jogo da final do Paulistão e o jogo de desempate.

Para muitos, esse elenco do Corinthians é um dos melhores e mais importantes da história do clube, porque conseguiu encerrar o jejum de títulos que já durava quase 23 anos. Arrancar cinco vitórias do Corinthians de 1977 foi um grande feito da Ponte Preta, que terminou com o vice-campeonato paulista.

Porque a Ponte Preta é conhecida como “Macaca”?

O apelido Macaca da Ponte Preta surgiu graças ao racismo sofrido pelos jogadores do clube campineiro. Sempre que jogavam fora de casa, os jogadores da Ponte Preta, que eram em sua maioria negros e mulatos, eram hostilizados com gritos de “macacos” e “macacada”.

Ao invés de combater as ofensas evitando o apelido, os torcedores da Ponte Preta decidiram transformar o racismo em apelido, adotando assim a Macaca como o mascote oficial do clube.

Luta contra o racismo

Ponte Preta e a luta antirracista andam lado a lado no futebol. Desde a fundação do clube, a Ponte Preta foi o primeiro time de futebol do Brasil a ter um jogador negro: Miguel do Carmo, um dos fundadores do clube.

Anos mais tarde, a Ponte Preta chegou a solicitar à FIFA o reconhecimento como a primeira democracia racial do futebol brasileiro, tanto pelo fato de ter negros entre os fundadores do clube, como entre jogadores do primeiro time.

Como surgiu a rivalidade entre Ponte Preta e Guarani?

Ponte Preta e Guarani possuem uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, e também uma das mais antigas. Juntos, as equipes de Campinas protagonizam o chamado Derby Campineiro.

Jogadores da Ponte Preta e do Guarani se encarando durante partida.
A rivalidade entre Ponte Preta e Guarani é uma das mais históricas do futebol brasileiro – Reprodução/Marcos Ribolli

O primeiro clássico entre Ponte Preta e Guarani na história aconteceu em 24 de março de 1912. O resultado desse jogo é desconhecido até hoje. Enquanto Pompeu de Vito, fundador do Guarani, diz que a partida terminou empatada em 1 x 1, torcedores da Macaca dizem que o jogo terminou com vitória de 1 x 0 da Ponte Preta.

Leia também: Qual é a maior rivalidade do futebol brasileiro? Descubra os 11 principais duelos do país;

Anos depois, aconteceu o primeiro Derby Campineiro com cobranças de ingressos, em 24 de outubro de 1915. No Hipódromo de Campinas, Ponte Preta e Guarani se enfrentaram em um jogo beneficente, que terminou com vitória de 1 x 0 para o Bugre.

No mesmo estádio, às equipes de campinas se enfrentaram novamente, no segundo derby, que terminou com vitória da Ponte Preta por 2 x 1. No ano seguinte a esses primeiros jogos entre as equipes, foi registrada a primeira briga de torcidas entre Ponte Preta e Guarani.

Por serem as principais equipes de Campinas, Ponte Preta e Guarani se tornaram grandes rivais com o passar dos anos. Até hoje, a rivalidade entre as equipes é uma das mais expressivas do futebol brasileiro.

Parcerias e patrocinadores

Os patrocinadores e parceiros oficiais da Ponte Preta são:

  • Zé Delivery;
  • Flow;
  • Diadora;
  • TC10;
  • Physicus;
  • Broto Legal;
  • Fatal Model;
  • Bild;
  • Lindoya;
  • HC Construtora;
  • Única Saúde;
  • Desktop.

Aposte na Ponte Preta com o Mr. Jack!

Agora que você conhece história da Ponte Preta, está esperando o que para apostar nos jogos da Macaca com o Mr. Jack?

Oferecendo um ambiente seguro e odds muito competitivas, o Mr. Jack é o seu melhor amigo na hora de apostar nos jogos da Ponte Preta.

Leia também: Entenda qual a importância do fator casa no futebol e como isso afeta suas apostas;

Não perca a oportunidade de colocar seus conhecimentos esportivos à prova e apostar na Ponte Preta com o Mr. Jack!

Aposte na Ponte Preta com o Mr. Jack Bet!

Categorias:

Veja nossos últimos Stories

Pular para o conteúdo