jogador do detroit pistons historia em quadra

Detroit Pistons: Conheça a história e trajetória de um dos times populares da NBA

O Detroit Pistons é um time histórico da NBA, com várias conquistas, incluindo títulos de campeões em 1989, 1990 e 2004. Conheça sua trajetória e os ídolos que marcaram sua história. Saiba mais!

Jéssica Rigon
Publicado em 06/01/2025
Leitura: 12 min

Última atualização: 17/12/2024 15:22:19

Fundado em 1941, o Detroit Pistons é um dos times de basquete mais antigos dos Estados Unidos. Nem todo mundo sabe, mas a história do Detroit Pistons está totalmente interligada com a história da própria NBA.

E aí, você sabe qual é a história do Detroit Pistons? Conheça tudo sobre uma das franquias mais vencedoras da NBA, desde sua fundação até seus momentos de maior destaque!

Linha do tempo do Detroit Pistons

clt compact preloader
2017
2017

Inauguração do estádio

Em 2017, o Detroit Pistons se mudou para o Little Caesars Arena, localizado no centro de Detroit. O estádio moderno tem capacidade para cerca de 20 mil torcedores da franquia.
2004
2004

Terceiro título da NBA

Em 2004, o Detroit Pistons derrubou o símbolo de “azarão” ao vencer o Los Angeles Lakers em cinco jogos, e conquistar o título da NBA após Finais emocionantes. Foi o terceiro título da NBA da história da franquia.

1990
1990

Segundo título da NBA

Um ano após o primeiro título da NBA, o Detroit Pistons conquistou novamente a competição, em 1990. A franquia derrotou o Portland Trail Blazers em uma final emocionante, e venceu a liga após um arremesso de Vinnie Johnson faltando 0,07 segundos.

1989
1989

Primeiro título da NBA

Liderados por Isiah Thomas, Joe Dumars e Dennis Rodman, os “Bad Boys” do Detroit Pistons conquistaram seu primeiro título da NBA em 1989, derrotando o Los Angeles Lakers em uma série de cinco jogos nas Finais.

1957
1957

Mudança para Detroit

O Fort Wayne Zollner Pistons, tradicional de Indiana, se mudou para Detroit, no Michigan, em 1957. A mudança aconteceu em busca de um mercado maior, e acarretou na alteração do nome da equipe, que passou a se chamar Detroit Pistons.

O que é o Detroit Pistons?

O Detroit Pistons é um time de basquete profissional dos Estados Unidos com sede em Detroit, a mais famosa e populosa cidade do Estado do Michigan. A franquia faz parte da Divisão Central e disputa a Conferência Leste da NBA.

Quem fundou o Detroit Pistons?

O fundador do Detroit Pistons é Fred Zollner, proprietário da Zollner Corporation, empresa de fundição que fabricava pistões, principalmente para motores de automóveis, como carros, caminhões e locomotivas.

fundadores do detroit pistons historia sentados
Fred Zollner foi o responsável por fundar o Detroit Pistons em 1941 – Foto: reprodução/AP Photo/Preston Stroup

Ele foi responsável não só pela fundação da franquia, como também foi figura-chave na fusão da NBL (National Basketball League) com a BAA (Basketball Association of America).

Como foi fundado o Detroit Pistons?

A história do Detroit Pistons começa em 1941, ano em que Fred Zollner decidiu criar uma nova equipe de basquete: o Fort Wayne Zollner Pistons.

Leia também: Times da NBA: os maiores vencedores e as suas conquistas

Na época, a franquia tinha sede na cidade de Fort Wayne, no Estado de Indiana, e pertencia ao quadro de equipes da NBL (National Basketball League). Em 1944 e 1945, os Zollner Pistons foram bicampeões da liga.

Em 1948, a franquia removeu o nome de seu fundador, passando a se chamar Fort Wayne Pistons, que competiu na BAA (Basketball Association of America). No ano seguinte, Fred Zollner intermediou a formação da NBA (National Basketball Association), resultado da fusão entre NBL e BAA.

Qual o mascote do Detroit Pistons?

O mascote do Detroit Pistons é “Hooper”, um cavalo com crina colorida que representa a franquia desde 1996.

mascote do detroit pistons historia fazendo uma cesta em quadra
Mighty Mighty Hooper é o mascote do Detroit Pistons – Foto: reprodução/David Richard/USA TODAY Sports

A escolha de um cavalo para ser o mascote oficial do Detroit Pistons está totalmente relacionada à origem da equipe, que foi fundada por um empresário do ramo de automóveis. No caso, Hooper remete aos cavalos de potência dos veículos.

Qual a casa do Detroit Pistons?

A casa do Detroit Pistons é a Little Caesars Arena, uma arena multiuso localizada na cidade de Detroit com capacidade para 21 mil pessoas em jogos de basquete.

estadio do detroit pistons historia recebendo um jogo de hoquei
A Little Caesars Arena é a casa do Detroit Pistons na NBA – Foto: reprodução/Barton Marlow

Leia também: Como assistir jogos da NBA de graça: aprenda aqui!

Inaugurada em setembro de 2017, a arena também é a casa do Detroit Red Wings, time de hóquei no gelo da NHL (National Hockey League).

Quais são os títulos do Detroit Pistons?

Poucos anos após sua fundação, o Detroit Pistons foi bicampeão da NBL em 1944 e 1945, conquistando seus dois primeiros títulos.

Confira quais são os títulos do Detroit Pistons:

  • NBA: 3 títulos (1989, 1990 e 2004);
  • Conferência Leste: 5 títulos (1988, 1989, 1990, 2004 e 2005);
  • Divisão Central: 11 títulos (1955, 1956, 1988, 1989, 1990, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007 e 2008).

Quais são os principais ídolos do Detroit Pistons?

Ao longo dos seus 83 anos de existência, o Detroit Pistons teve uma série de grandes jogadores. Muitos deles que se tornaram grandes ídolos da franquia.

Entre os principais ídolos do Detroit Pistons, destacam-se nomes como o de:

  • Isiah Thomas;
  • Joe Dumars;
  • Ben Wallace;
  • Bill Laimbeer;
  • Chauncey Billups;
  • Dennis Rodman;
  • Bob Lanier;
  • George Yardley;
  • Richard Hamilton;
  • Tayshaun Prince;
  • Vinnie Johnson;
  • Mark Aguirre;
  • Dave Bing.

Isiah Thomas

Para a maioria dos especialistas, entusiastas do esporte e fãs da franquia, Isiah Thomas é o maior ídolo da história do Detroit Pistons.

isiah thomas com a camisa do detroit pistons historia em quadra
Isiah Thomas é o maior jogador da história do Detroit Pistons e um dos melhores armadores da história da NBA – Foto: reprodução/NBA Portugal

Isiah Thomas jogou toda a sua carreira profissional no Detroit Pistons, entre 1981 e 1994. Em suas 13 temporadas nos Pistons, ele foi eleito para o All-Star da NBA em 12 delas. Inclusive, foi MVP das finais da NBA em 1989/90.

Em 1989, ano em que o Detroit Pistons foi campeão da NBA pela primeira vez, Isiah Thomas teve um ótimo desempenho nos playoffs. O armador teve uma média de 18,2 pontos, 8,3 assistências, 4,3 rebotes e 1,6 roubos de bola.

No ano seguinte, em que os Pistons conquistaram o bicampeonato, o desempenho do jogador foi ainda melhor nos playoffs, registrando uma média de 20,5 pontos, 8,2 assistências, 5,5 rebotes e 2,2 roubos de bola.

Durante os playoffs de 1989, registrou uma média de 18,2 pontos, 8,3 assistências, 4,3 ressaltos e 1,6 roubos de bola. Foi ainda melhor em 1990, com uma média de 20,5 pontos, 8,2 assistências, 5,5 ressaltos e 2,2 roubos de bola.

Confira: Estatísticas de Stephen Curry: Performances Dominantes

Quais foram os melhores elencos da história do Detroit Pistons?

Muitos elencos fizeram história pelo Detroit Pistons, seja conquistando os títulos da NBL nos primeiros anos de existência da franquia ou sendo campeões da NBA.

Com certeza, o melhor elenco da história do Detroit Pistons é o da década de 1980, que ficou conhecido como “Os Bad Boys de Detroit”.

elenco bad boys do detroit pistons historia reunido para uma foto com os donos da franquia
Os Bad Boys de Detroit foram o melhor elenco de todos os tempos da franquia – Foto: reprodução/Sports Illustrated

Após encontrar muitas dificuldades durante a década de 1970, a sorte do Detroit Pistons finalmente mudou em 1981, ano em que a franquia selecionou Isiah Thomas como a 2ª escolha geral no Draft da NBA.

No mesmo ano, os Pistons adquiriram outros jogadores que viriam a entrar para a história da equipe, como Bill Laimbeer e Vinnie Johnson. Outro nome de impacto foi o do treinador Chuck Daly, contratado em 1983.

Nos playoffs da NBA de 1985, o Detroit Pistons eliminou o New Jersey Nets (atual Brooklyn Nets) na primeira rodada e enfrentou o Boston Celtics, atual campeão, nas semifinais da Conferência Leste.

Apesar de ter sido eliminado para os Celtics nos playoffs, o Detroit Pistons teve um desempenho que surpreendeu. Muitos dizem que esse duelo entre as equipes foi o início da grande rivalidade Celtics x Pistons que existe até hoje.

Com o passar dos anos, outros jogadores se juntaram aos Bad Boys de Detroit. Esse é o caso de Joe Dumars, Rick Mahorn, John Salley, Dennis Rodman, Adrian Dantley, entre outros.

Em 1987, o forte elenco do Detroit Pistons chegou às finais da Conferência Leste, perdendo o título para o Boston Celtics em uma série de seis partidas.

jogadores do detroit pistons historia e do boston celtics se enfrentando em quadra
Os Bad Boys de Detroits perderam a final da Conferência Leste de 1987 para o Boston Celtics de Larry Bird e companhia – Foto: reprodução/Dick Raphael/NBAE via Getty Images

No ano seguinte, essa derrota para os Celtics motivou o Detroit Pistons, que após a contratação de James Edwards, conseguiu 54 vitórias, o recorde da franquia, e conquistou o primeiro título da Divisão Central em 32 anos.

Nos playoffs, os Bad Boys se vingaram do Boston Celtics, derrotando a franquia nas finais da Conferência Leste e avançando às finais da NBA. Porém, perderam o título para o fortíssimo Los Angeles Lakers de Magic Johnson, James Worthy e Kareem Abdul-Jabbar.

Na temporada seguinte (1988/89), o Detroit Pistons adquiriu outro jogador ao seu fortíssimo elenco: Mark Aguirre. Ele chegou à equipe após uma troca envolvendo Adrian Dantley. Na época, os fãs da equipe criticaram a negociação.

Quebrando seu recorde anterior com 63 vitórias, os Bad Boys de Detroit avançaram para os playoffs e, consequentemente, às finais da NBA, onde tiveram uma revanche com o Los Angeles Lakers.

Desta vez, os Pistons saíram vitoriosos após uma série de quatro jogos e foram campeões da NBA pela primeira vez. O MVP das finais foi Joe Dumars, que viria a se tornar um dos grandes ídolos da franquia.

parte do elenco do detroit pistons historia comemorando o titulo da nba com champagne e o trofeu
Os Bad Boys de Detroit conquistaram o primeiro título da NBA da franquia em 1988/89 – Foto: reprodução/NBA

Na temporada seguinte, os Bad Boys defenderam o título da NBA com sucesso. Com 59 vitórias na temporada regular, o Detroit Pistons fez história ao vencer o Chicago Bulls de Michael Jordan nas finais da Conferência Leste.

Classificando-se para a 3ª final de NBA consecutiva, o Detroit Pistons enfrentou o Portland Trail Blazers na decisão, que entrou para a história do basquete. Faltando 00,7 segundos para o fim do jogo, Vinnie Johnson acertou um arremesso que garantiu o título da NBA para os Pistons.

Considerado o melhor elenco da história do Detroit Pistons, os “Bad Boys de Detroit” foram representados por:

  • Bill Laimbeer;
  • John Salley;
  • Rick Mahorn;
  • Gerald Henderson;
  • Mark Aguirre;
  • Dennis Rodman;
  • Joe Dumars;
  • Adrian Dantley;
  • Jack McCloskey;
  • William Bedford;
  • Isiah Thomas;
  • Vinnie Johnson;
  • Chuck Daly;
  • James Edwards.

Qual o maior rival do Detroit Pistons?

Pode-se dizer que existem três equipes que dividem o posto de maior rival do Detroit Pistons:

  • Boston Celtics;
  • Chicago Bulls;
  • Los Angeles Lakers.

Boston Celtics

A rivalidade entre Detroit Pistons e Boston Celtics começou em 1985, ano em que as equipes se enfrentaram nos playoffs da NBA pela 1ª vez.

jogadores do detroit pistons historia e do boston celtics se enfrentando em quadra
Detroit Pistons e Boston Celtics tiveram uma grande rivalidade na década de 1980 – Foto: reprodução/Dick Raphael/NBAE via Getty Images

Leia também: História do Orlando Magic: Ídolos, Títulos e Trajetória na NBA

Entre 1985 e 1991, Pistons e Celtics se enfrentaram cinco vezes nos playoffs da liga. Os Pistons levaram a melhor em 1988, 1989 e 1991, conquistando o título da NBA em duas dessas ocasiões.

Chicago Bulls

A rivalidade entre Detroit Pistons e Chicago Bulls começou no final da década de 1980 e foi uma das mais intensas da NBA por alguns anos.

jogadores do detroit pistons historia e do chicago bulls se enfrentando em quadra
Em 1990, o Detroit Pistons foi campeão da Conferência Leste da NBA após vencer o Chicago Bulls de Michael Jordan – Foto: reprodução/NBA

Leia também: Brasileiros na NBA: Jogadores de sucesso internacional

Um dos motivos para a rivalidade entre as franquias é o quesito geográfico, já que ambas representam duas das maiores áreas metropolitanas da região Centro-Oeste dos Estados Unidos.

Los Angeles Lakers

A rivalidade entre Detroit Pistons e Los Angeles Lakers começou quando as franquias se enfrentaram nas finais da NBA de 1988 e 1989, com um título para cada.

jogadores do detroit pistons historia e do la lakers se disputando em quadra
O Detroit Pistons foi campeão da NBA em 1989 após vencer o Los Angeles Lakers nas finais – Foto: reprodução/Andrew D. Bernstein/NBAE via Getty Images

Leia também: Splash brothers: a dupla dinâmica que revolucionou a NBA

Anos mais tarde, as equipes voltaram a se enfrentar nas finais da NBA em 2004. Sem o favoritismo, o Detroit Pistons superou o status de azarão e conquistou o título da liga em cima dos Lakers.

Parcerias e patrocinadores

Os parceiros e patrocinadores do Detroit Pistons são:

  • Belfor;
  • Bet Rivers;
  • Henry Ford Health;
  • StockX;
  • UWM;
  • Allegiant;
  • Ally;
  • Comerica;
  • Cure Auto Insurance;
  • Fanduel Sports Network;
  • Fieger Law;
  • Kroger;
  • Gatorade;
  • Huntingon;
  • KIA;
  • Lunazul Tequila;
  • Michigan Fist;
  • Motor City Casino Hotel;
  • Planet Fitness;
  • State Farm;
  • Ticketmaster;
  • Van Wagner;
  • 123 Net;
  • Applied Inovation;
  • Bell’s;
  • Brinker;
  • Cheurlin Champagne;
  • Children’s Foundation;
  • Coca-Cola;
  • Coyote;
  • Delta Dental;
  • di pilla;
  • Discount Tire;
  • Echleon Risk + Cyber; 
  • Fanatics;
  • Farm Bureau Insurance;
  • Grey Goose Vodka;
  • Headversity;
  • Hutch’s Jewerly;
  • IBEW 58;
  • Infinidat;
  • Jack Daniel’s;
  • Little Caesars;
  • Michigan Lottery;
  • Milagro Tequila;
  • Morse Moving & Storage;
  • Petmate;
  • Pivot;
  • Priority Health;
  • Securely Managed;
  • Signatura Aviaton;
  • Ring Central;
  • Soul Squeeze;
  • Stackwell;
  • Toledo Zoo & Aquarium;
  • Verizon;
  • Wing Stop.

Aposte na NBA 2024/25 com o Mr. Jack!

A temporada 2024/25 já começou. Porém, saiba que você ainda pode apostar nos jogos do Detroit Pistons com o Mr. Jack e até mesmo que a franquia será campeã da NBA!

Até o momento, os Pistons não conseguiram bons resultados na temporada regular, com apenas 38,5% de aproveitamento (10 vitórias e 16 derrotas). Porém, um jogador tem se destacado quando o assunto são assistências: Cade Cunningham.

cade cunningham, do detroit pistons historia, em quadra pelo time
Cade Cunningham é um dos destaques do Detroit Pistons na temporada – Foto: reprodução/NBA

Leia também: Dicas de apostas na NBA: 11 estratégias para não errar

De acordo com o site oficial da NBA, Cade Cunningham é o 3º jogador com a maior média de assistências na liga. O armador tem uma média de 9,3 assistências por jogo.

Outro jogador que tem se destacado pelo Detroit Pistons na temporada é Malik Beasley. Segundo a NBA, ele tem 92 cestas de três pontos na liga e é o 5º jogador que mais acertou arremessos da linha de três pontos.

Aposte no Detroit Pistons com o Mr. Jack!

Agora que você conhece tudo sobre a história do Detroit Pistons, está esperando o que para apostar nos jogos da equipe com o Mr. Jack?

Oferecendo um ambiente 100% seguro para suas apostas e as melhores odds do mercado, o Mr. Jack é o seu parceiro ideal para apostar no Detroit Pistons e na NBA.

Aposte na NBA com o Mr. Jack!

Veja nossos últimos Stories

Pular para o conteúdo