O América Futebol Clube é um dos maiores times de futebol de Minas Gerais e um dos principais clubes do Brasil. Desde a sua fundação, o clube mantém o mesmo nome e escudo, ostentando as cores verde, branco e preto. Em seus mais de 112 anos de existência, a história do América-MG é marcada por grandes conquistas, jogadores e recordes.
Você conhece as origens do América-MG? Sabe qual é a história do clube? Confira tudo sobre as origens do Coelho, desde a sua fundação até os seus principais ídolos e anos de maior destaque.
Linha do tempo do América-MG:
Boa campanha na Libertadores e no Brasileirão
O América-MG voltou a ter uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, terminando a competição em 10º lugar. O time foi eliminado na fase de grupo da Libertadores, mas a equipe caiu em um grupo difícil, tornando a eliminação compreensível para um estreante no torneio.
Campanha histórica na Copa do Brasil
Após eliminar o Internacional nas quartas de final, o América-MG conseguiu um feito histórico e alcançou as semifinais da Copa do Brasil de 2020.
Retorno a série A
No dia 27 de novembro de 2010, o América-MG garantiu a quarta posição no Campeonato Brasileiro Série B daquele ano, dando a volta por cima e retornando para a série A.
Campeão Brasileiro da Série B
Em 1997 o time sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Série B e retornou para a primeira divisão do futebol brasileiro.
Volta a série A
O ano de 1992 é marcado pelo retorno da equipe a série A, junto de seu vice-campeonato mineiro, simbolizando o sucesso do processo de reestruturação vivido nos anos anteriores.
O que significa América-MG
América-MG é o apelido do América Futebol Clube, equipe de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Quem fundou o América
O América-MG foi fundado por um grupo de jovens mineiros. Eles eram garotos de 12, 13 e 14 anos, que estudaram juntos no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte.
Como surgiu o América Mineiro
Fundado em 30 de abril de 1912, o América Mineiro surgiu graças à iniciativa de jovens que residiam nos arredores das ruas Bahia e Timbiras, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na época, o futebol estava ganhando cada vez mais espaço na cultura brasileira. Empolgados com esse novo esporte, os jovens decidiram fundar um clube para praticá-lo.
Mascote do América-MG
O mascote do América-MG é o Coelho. Desenhado pelo cartunista Fernando Pierucetti, mais conhecido como Mangabeira, o Coelho é um dos principais símbolos do clube mineiro.
Por que o mascote do América é um coelho?
O primeiro mascote do América-MG não foi o Coelho, mas sim o Pato Donald. A sugestão de adotar o personagem como mascote do clube veio de Mangabeira, que justificou a escolha pelo fato do Pato Donald ter origem americana e ser questionador, assim como o clube e seus dirigentes.
A escolha do Pato Donald como mascote do América não foi bem vista pelos torcedores, que acharam um desrespeito por parte do cartunista. Tirando um “Coelho da Cartola”, Mangabeira sugeriu que o novo mascote do clube mineiro fosse o Coelho.
Os torcedores ficaram muito satisfeitos com o novo mascote. A justificativa de Mangabeira foi: “O América era um clube aceso, sempre pronto para o que desse e viesse. Ao mesmo tempo, era um clube delicado, de torcida fina. Um coelho, não é?”.
Estádio do América-MG
O estádio do América-MG é o Estádio Raimundo Sampaio, popularmente conhecido como Estádio Independência. Até agosto de 2023, quando foi inaugurado o estádio do Atlético-MG, o América era o único clube de Belo Horizonte que mandava seus jogos em um estádio próprio.
Títulos do América-MG
Pode-se dizer que o América-MG é a 3ª força do Estado de Minas Gerais, atrás apenas de Atlético-MG e Cruzeiro. Em seus pouco mais de 112 anos de história, o Coelho conquistou uma série de títulos importantes Entre as principais conquistas do América-MG, estão os títulos do Campeonato Mineiro, e os da Série B e Série C do Campeonato Brasileiro.
Confira os títulos do América-MG:
- Campeonato Brasileiro – Série B: 2 títulos (1997 e 2017);
- Campeonato Brasileiro – Série C: 1 título (2009);
- Campeonato Mineiro: 16 títulos (1916, 1917, 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1925, 1948, 1957, 1971, 1993, 2001 e 2016);
- Copa Sul-Minas: 1 títulos (2000);
- Taça Minas Gerais: (2005);
- Campeonato Mineiro – Módulo II: 1 título (2008);
- Torneio Início: 13 títulos (1917, 1918, 1919, 1920, 1921, 1924, 1925, 1927, 1933, 1936, 1945, 1955 e 1957);
- Campeonato Extra da Cidade de BH: 1 título (1939).
Quantas vezes o América foi campeão mineiro?
O América-MG foi campeão mineiro 16 vezes. Entre 1916 e 1925, o clube conseguiu um feito incrível ao ser decacampeão mineiro. Em seu site oficial, o América ostenta o título de “o primeiro decacampeão do mundo”, graças a sua incrível sequência de 10 títulos consecutivos do Campeonato Mineiro.
Leia também: Campeonato Mineiro 2024: tudo sobre estadual de Minas;
O feito do América-MG foi tão grandioso que o clube mineiro entrou para o Livro dos Recordes, tornando-se o primeiro clube de futebol no mundo a conquistar 10 títulos seguidos.
Com certeza, entre todos os momentos marcantes do América-MG ao longo de sua história, o decacampeonato mineiro é o mais especial de todos.
América-MG lutou contra a profissionalização do futebol
O futebol passou a ser profissional no Brasil em 1933. Na época, muitas equipes eram contra a profissionalização do esporte, que surgiu apenas como uma forma de lazer. O América-MG era um desses clubes e lutou contra a profissionalização do futebol no Brasil.
Entre 1933 e 1942, o América-MG jogou suas partidas com uniformes vermelhos, como forma de protestar contra a profissionalização do futebol.
Principais ídolos do América-MG
Muitos jogadores fizeram história pelo América-MG e ganharam o status de ídolos do clube mineiro. Esse é o caso de Satyro Taboada, o maior artilheiro do América-MG. Entre 1922 e 1935, o jogador marcou incríveis 170 gols pelo Coelho.
É possível que Satyro Taboada tenha marcado mais de 250 gols pelo América-MG. Porém, a falta de registros da época dificulta comprovar essas estatísticas. Porém, sabe-se que o atacante é o jogador que marcou mais gols em uma mesma partida pelo América-MG, com nove gols marcados na goleada de 14 x 0 contra o extinto Palmeiras-MG.
Confira os principais ídolos do América-MG:
- Jair Bala;
- Jardel;
- Dênis;
- Wellington Paulo;
- Satyro Taboada;
- Juca Show;
- Gunga;
- Jaburu;
- Milagres;
- Petrônio;
- Givanildo Oliveira;
- Euller;
- Gilberto Silva;
- Danilo;
- Palhinha;
- Amaury Horta;
- Ronaldo Luís;
- Pintado;
- Celso;
- Tupãzinho;
- Alessandro.
Primeira participação na Libertadores
Nos últimos anos, o América-MG tem sofrido com acessos e rebaixamentos no Campeonato Brasileiro. Porém, esse não foi o cenário do clube em 2021, ano que ficará para sempre marcado na história do clube e dos torcedores.
Em 2021, o América-MG terminou o Brasileirão na 8ª colocação e garantiu vaga na Copa Libertadores pela 1ª vez em sua história. Vale destacar que o Coelho já havia feito história um ano antes (2020), ao ser semifinalista da Copa do Brasil pela 1ª vez em sua história.
Por ter terminado o Brasileirão no 8º lugar, o América-MG entrou na disputa pelo título da Copa Libertadores de 2022 ainda na fase pré-Libertadores. Na segunda rodada, o Coelho enfrentou o Guarani (Paraguai) em dois jogos, perdendo o jogo de ida por 1 x 0, em casa, e vencendo o jogo de volta por 3 x 2, se classificando nos pênaltis.
Já na terceira rodada, o adversário do América-MG foi o Barcelona (Equador). Após dois empates de 0 x 0, o Coelho eliminou o time equatoriano nos pênaltis, garantindo assim sua participação na fase de grupos da Libertadores 2022.
Apesar de conseguir uma vaga na fase de grupos de forma heróica, a participação do América-MG na Libertadores foi muito curta. O clube mineiro foi eliminado como o lanterna do Grupo D, que tinha o rival Atlético-MG, o Tolima (Colômbia) e o Independiente del Valle (Equador).
Leia também: História do Atlético-MG: a emocionante história do Galo;
Com apenas 2 pontos conquistados em 6 jogos, o América-MG foi eliminado da Libertadores 2022 e deu adeus à sua primeira e única participação na competição internacional.
A importância da torcida na história do América
A torcida do América-MG não é uma das maiores do Brasil, muito menos a maior de Minas Gerais. Porém, é uma das mais fiéis. Em 2012, ano do centenário do Coelho, o clube mineiro fez um vídeo institucional dizendo que se orgulha de ser um “clube para poucos”.
Ao longo de sua história, o América-MG passou por muitos “maus bocados”, desde rebaixamentos para a 2ª e até mesmo 3ª divisão nacional, até anos sem conquistar nenhum título. Nesses momentos de dificuldade, quem sempre esteve ao lado do clube foi a sua torcida.
Dificuldades e superações ao longo dos anos
Desde a sua fundação em 1912, o América-MG passou por uma série de dificuldades e precisou superar as mais variadas adversidades. No caso, saiba que o clube mineiro é o time que mais vezes foi rebaixado no Brasileirão, com um total de 7 rebaixamentos (1993, 1998, 2001, 2011, 2016, 2018 e 2023).
Em um cenário estadual, o América-MG precisa lutar contra as grandes dificuldades que são Atlético-MG e Cruzeiro, os seus principais rivais e os maiores clubes de futebol de Minas Gerais.
Desde a profissionalização do futebol, o América-MG deixou de ser uma potência no futebol mineiro. Esse posto passou a ser ocupado por Cruzeiro e Atlético-MG, que hoje são dois dos maiores clubes de futebol do Brasil e, é claro, os maiores campeões mineiros.
A última vez que o América Mineiro conseguiu superar os seus maiores rivais foi em 2016, ano em que conquistou o seu 16º título do Campeonato Mineiro. Naquele mesmo ano, o clube foi rebaixado para a Série B do Brasileirão, algo que voltaria a se repetir em 2018 e, mais recentemente, em 2023.
Em seus mais de 112 anos de história, o América-MG passou por muitos períodos ruins e continua a lidar com grandes dificuldades. Na última temporada, o clube mineiro foi novamente rebaixado para a 2ª divisão nacional e, agora, precisará lutar para voltar à elite do futebol brasileiro.
Quais são as expectativas para o futuro do América?
Em janeiro de 2022, o América-MG seguiu a linha de muitos outros clubes do futebol brasileiro e se tornou uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
Em dezembro de 2023, o clube mineiro recebeu uma proposta de 120 milhões de euros de um grupo austríaco para a venda da SAF. Porém, nenhum negócio foi realizado.
Com o rebaixamento para a Série B na última temporada, as expectativas para o futuro do América ainda são incertas. Caso o clube consiga vender parte de sua SAF, é de se esperar que haja melhorias no departamento de futebol do América-MG, que façam com que o clube volte a estar entre os principais times de futebol do Brasil.
Aposte no América-MG com o Mr. Jack!
Agora que você conhece a história do América-MG, está esperando o que para apostar no Coelhão com o Mr. Jack?
Oferecendo um ambiente totalmente seguro e as odds mais competitivas do mercado, o Mr. Jack é o seu parceiro ideal na hora de apostar nos jogos do América-MG!
Nessa temporada, o América-MG é um dos favoritos a ser campeão da Série B 2024, atrás apenas de Santos e Goiás.
Aposte no América-MG com o Mr. Jack!
Crédito imagem destacada: Foto: Divulgação/AFC
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.