O Cuiabá é um dos principais clubes do cenário atual do futebol brasileiro. Desde que subiu para a Série A do Brasileirão de forma inédita em 2021, o clube nunca mais disputou uma divisão inferior. Apesar de bem recente, a história do Cuiabá está repleta de títulos e feitos inéditos.
Conheça a história do Cuiabá, desde a fundação do clube até os principais títulos e maiores ídolos do Dourado.
Leia mais: Maiores artilheiros do Brasileirão: jogadores que mais marcaram gols na competição
Linha do tempo:
Em sua terceira temporada na primeira divisão, o clube escapou do rebaixamento e terminou a competição na 12ª posição. Após terminar a Série B do Campeonato Brasileiro na quarta posição, com 61, o Cuiabá garante o seu acesso para a elite do futebol brasileiro. O Cuiabá garante o seu acesso para a Série B do Brasileirão após ser vice-campeão da terceira divisão do Campeonato Brasileiro. O time disputou a Copa Sul-Americana após vencer a Copa Verde, sendo a primeira equipe do Mato Grosso a jogar uma competição internacional. Após perder o jogo de ida da final da Copa Verde, o Cuiabá vence na volta e é campeão da competição pelo agregado de 6×5.Consolidação na elite
Chegada a elite
O acesso para a Série B
Estreia internacional
Primeiro título regional
Fundação do Cuiabá
Fundado em 12 de dezembro de 2001, o Cuiabá Esporte Clube é um dos clubes mais novos do futebol brasileiro. Entre todos os times que disputam a Série A do Brasileirão, é o mais novo.
A história do time começou com Luís Carlos Tóffoli, o “Gaúcho”, ex-jogador de futebol com passagens por grandes clubes brasileiros, como Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG e Fluminense.
Aposentado dos gramados, Gaúcho decidiu dar um primeiro passo pós-carreira, criando a Gaúcho Escola de Futebol, em Cuiabá, que ficou popularmente conhecida como Escolinha do Gaúcho.
Em 2001, o ex-jogador fundou o Cuiabá para disputar os campeonatos amadores de categoria de base na capital mato-grossense. Dois anos depois, em 2003, o clube entrou para o quadro de futebol profissional.
Logo em seu primeiro ano com um departamento de futebol profissional, o Cuiabá chegou à final do Campeonato Estadual do Mato Grosso e foi campeão ao vencer o Barra do Garças. Esse jogo histórico aconteceu no antigo Estádio José Fragelli e contou com a presença de mais de 10 mil pessoas.
Após uma pausa entre os anos de 2006 e 2008, devido à insatisfação com o excesso de desmandos da Federação Mato-grossense de Futebol, o Cuiabá anunciou o licenciamento de suas atividades. O clube retornou apenas em 2009 com a chegada da família Dresch, voltando a disputar a 2ª divisão estadual.
Entenda: O que é fazer gol de bicicleta? Entenda o que é, quem inventou e os 10 gols mais bonitos
Qual o mascote do Cuiabá?
O mascote do Cuiabá é o Dourado, em homenagem a um dos peixes mais tradicionais da região, que tem como cores predominantes o verde e o amarelo.
Estádio do Cuiabá
O Cuiabá não tem um estádio próprio, mas manda os seus jogos na Arena Pantanal. Essa arena foi construída onde estava situado o antigo estádio do clube mato-grossense, o Estádio Governador José Fragelli, que na época era conhecido como Estádio Verdão.
Saiba mais: O que é aposta em tiro de meta? Entenda a modalidade, como analisar e fazer a aposta
Quais são os títulos do Cuiabá?
Desde a fundação do clube em 2001, o Cuiabá conquistou um total de 16 títulos. Confira todos eles a seguir:
- Campeonato Mato-grossense: 13 títulos (2003, 2004, 2011, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019, 2012, 2022, 2023 e 2024).
- Copa Verde: 2 títulos (2015 e 2019)
- Copa Governador: 1 título (2010).
Fatos e feitos mais importantes da história do clube
Um dos maiores feitos da história do Cuiabá aconteceu no ano em que o clube entrou para o quadro do futebol profissional. Em 2003, o auriverde foi campeão estadual em sua primeira vez disputando o torneio. Na ocasião, venceu o Barra dos Garças na final e conquistou o 1º título de sua história.
Anos mais tarde, após a reestruturação do clube, o Cuiabá fez história ao conseguir o acesso à Série C em 2011, logo em seu primeiro ano disputando a Série D do Brasileirão.
Em 2015, o Cuiabá conseguiu o maior feito de sua recente história. O clube foi campeão da Copa Verde ao derrotar o Remo (PA) e se tornou o primeiro time do Mato Grosso a conquistar o título da competição.
Veja também: Quais foram os jogadores que mais venceram a Champions League? Confira o Top 11
Com essa conquista inédita, o Cuiabá se classificou para a Copa Sul-Americana de 2016 e disputou o primeiro torneio internacional de sua história. Inclusive, foi o primeiro clube de futebol do Mato Grosso a jogar em uma competição internacional.
Pouco tempo depois, o Cuiabá conquistou o acesso inédito à Série B do Brasileirão, após terminar a Série C na 2ª posição, perdendo o título para o Operário (PR).
Após ser campeão estadual invicto pelo segundo ano consecutivo, o Cuiabá conquistou o título da Copa Verde pela 2ª vez em sua história em 2019. Dessa vez, derrotando o Paysandu (PA) na final.
Já em 2020, o Cuiabá terminou a Série B do Brasileirão na 4ª colocação, conseguindo assim o acesso inédito à primeira divisão nacional. Desde que subiu para a Série A, o Cuiabá nunca mais voltou a disputar uma divisão inferior e é um dos três clubes que nunca foram rebaixados, junto de São Paulo e Flamengo.
Quais são os principais ídolos do Cuiabá e qual o maior deles?
Durante os seus 23 anos de história, o Cuiabá teve uma série de jogadores que caíram nas graças da torcida. Muitos deles são considerados ídolos, seja pelos títulos conquistados, pelos números alcançados ou até mesmo pela identificação com os torcedores.
Historicamente, um dos principais ídolos do Cuiabá é Bogé (Natanael Pedro Arcanjo), sendo para muitos, o maior nome da história do clube.
Com 177 jogos oficiais, Bogé é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube. Ele jogou no Cuiabá entre 2010 e 2016, conquistando 6 títulos e ajudando o clube a subir para a Série C em 2012.
Apesar do número expressivo de partidas, o jogador marcou apenas um gol pelo Cuiabá, mas que foi muito marcante para ele e para os torcedores. Contra o CRB (AL), Bogé marcou o seu 1º e único gol pelo clube, homenageando o seu irmão falecido dias antes.
Além de Bogé, existem muitos outros jogadores históricos do Cuiabá, que se tornaram grandes ídolos do clube. Esse é o caso de nomes como Jean, Fernando (maior artilheiro), Walter (atual goleiro), Moreno, Jenison, Natanael, Ednei, Reinaldo, Robinho, e Anderson Conceição.
Saiba mais: Como jogar Bounty Gold? Veja como funciona o slot, dicas e principais estratégias para vencer
Maiores artilheiros do clube
O maior artilheiro da história do Cuiabá é Fernando Ribeiro Fernandes. O meio-campista chegou ao clube em 2011 e é um dos grandes ídolos do Dourado. Fernando, como é conhecido, marcou 54 gols pelo Cuiabá em 109 jogos. Em 2011, foi o artilheiro da Série D do Brasileirão com 11 gols.
Confira a seguir os maiores artilheiros da história do Cuiabá:
- Fernando: 54 gols;
- Moreno: 31 gols;
- Robinho: 29 gols;
- Jenison: 26 gols;
- Buiú: 24 gols;
- Elton: 24 gols.
Leia também: Melhores ligas para apostar em gols: conheça as redes que mais balançam
Melhores elencos e revelações
Em seus pouco mais de 23 anos de história, o Cuiabá teve uma série de elencos vitoriosos, principalmente no cenário estadual.
Um desses elencos é o de 2015, campeão da Copa Verde de maneira inédita. Por mais que muitos dos jogadores não tenham o mesmo nível dos que hoje compõem o elenco do Cuiabá, time de Série A do Brasileirão, o elenco como um todo fez história pelo clube mato-grossense.
Em 2015, os jogadores do Cuiabá protagonizaram o que ficou conhecido como “O Milagre do Pantanal”. No jogo de ida da final da Copa Verde, o Dourado sofreu uma goleada de 4×1 do Remo (PA). Perder com esse placar em uma decisão não é fácil para ninguém, tudo estava praticamente perdido.
Porém, no jogo de volta, o elenco do Cuiabá fez história e reverteu o placar para 5×1, na Arena Pantanal, com três gols de Raphael Luz, conquistando assim o título inédito da Copa Verde.
Ao longo dos anos, principalmente dos recentes, o Cuiabá teve uma série de elencos diferentes que tiveram sucesso, principalmente no cenário estadual. Nos anos de 2018, 2019, 2021, 2022, 2023 e 2024, o clube foi campeão do Campeonato Mato-Grossense de maneira invicta.
Leia mais: Como jogar Fortune Tiger, o famoso jogo do tigrinho? Confira as melhores dicas para vencer
Maiores revelações do Cuiabá
Apesar de ter sido criado a partir de uma escolinha de futebol, o Cuiabá não tem um histórico de revelar jogadores. O mesmo vale para o Estado de Mato Grosso. Em toda a história do clube, pode-se dizer que uma das maiores revelações, se não a maior revelação, é Rikelme.
Formado nas categorias de base do Dourado, Rikelme teve sua primeira oportunidade como jogador profissional na última temporada. O jovem de 20 anos fez 36 partidas pelo Cuiabá e chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. Porém, a pedido do clube, foi cortado.
Apelidos do clube
O Cuiabá Esporte Clube não é conhecido apenas pelo seu nome oficial. Entre as principais alcunhas e apelidos do Cuiabá, estão: Dourado, Auriverde, Auriverde da Baixada e “Cuiabayern”.
Parcerias e patrocinadores
Atualmente, o Cuiabá possui apenas quatro patrocinadores: Drebor, Sicredi, Agro Amazônia e Conheça Mato Grosso.
Fundação como clube-empresa
A fundação como clube-empresa em um cenário em que isso ainda não era comum entre os grandes clubes do país, o crescimento e acensão no futebol nacional até chegar a série A e conseguir se manter na divisão da elite do futebol brasileiro e a expectativa para o futuro do clube.
Teste os seus novos conhecimentos sobre a história do Cuiabá no Mr. Jack!
Agora que você já conhece a trajetória do Cuiabá desde a sua fundação até a Série A, é hora de colocar esses conhecimentos em prática!
No Mr. Jack você pode apostar nos jogos do Cuiabá com odds competitivas para trazer mais emoção para os seus palpites.
Com um atendimento ao cliente 24h, além das diferentes opções de apostas esportivas e jogos de cassino, o Mr. Jack oferece um ambiente seguro e de qualidade para você se divertir.