Disputada anualmente desde 1989, a Copa do Brasil é considerada o campeonato mais democrático do Brasil. Isso porque possibilita a participação de times de todas as divisões nacionais. Ao longo desses 35 anos, muitos jogadores se destacaram pelo número de gols marcados na competição, alcançando o status de maiores artilheiros da Copa do Brasil.
E aí, você sabe quem tem mais gols na história da copa do brasil? Confira quais são os 10 maiores artilheiros da competição a seguir!
Leia também: Quem tem mais Copa do Brasil: confira o ranking acirrado dos times que mais venceram a competição
Quais são os maiores artilheiros da história da Copa do Brasil?
Ao contrário do que acontece no Brasileirão, onde as equipes se enfrentam em um formato de pontos corridos, a Copa do Brasil consiste em jogos eliminatórios, ou seja, mata-mata.
Sabendo disso, tenha em mente que é muito difícil se destacar na lista de maiores artilheiros da história da Copa do Brasil. Afinal, nem sempre um jogador vai disputar o mesmo número de jogos na competição que os demais artilheiros.
Dessa forma, fica fácil entender o quão difícil é marcar muitos gols na Copa do Brasil e, é claro, se destacar na artilharia da competição nacional.
E aí, sabe quais são os jogadores com mais gols marcados na Copa do Brasil? Confira o Top 10 maiores artilheiros da história da Copa do Brasil a seguir!
Fred: 37 gols (56 jogos)
O maior artilheiro da história da Copa do Brasil é Frederico Chaves Guedes, o Fred. Com 37 gols em 56 jogos, o centroavante é o jogador com mais gols marcados na história da competição.
Durante sua carreira vitoriosa, Fred disputou a Copa do Brasil por 3 equipes diferentes: Fluminense, Atlético-MG e Cruzeiro, conquistando o título pela Raposa em 2018.
Além de ser o maior artilheiro da história da Copa do Brasil, Fred também detém o recorde de mais gols marcados em uma única edição do torneio. Em 2005, o atacante marcou 14 gols na competição.
Leia também: Qual a história do Fluminense? Conheça os ídolos, títulos e conquistas do clube carioca
Romário: 36 gols (46 jogos)
Com apenas um gol a menos que Fred, Romário é o segundo maior artilheiro da história da Copa do Brasil. O baixinho tem 36 gols marcados no torneio em 46 jogos disputados (10 a menos que o artilheiro Fred).
Em toda a sua carreira, o baixinho foi conhecido por ser um grande goleador. Apesar de nunca ter sido campeão da Copa do Brasil, Romário foi o artilheiro de duas edições consecutivas do torneio: 1998 (7) e 1999 (8).
Romário marcou todos os seus 36 gols na Copa do Brasil enquanto jogava por Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense.
Gabigol: 30 gols (52 jogos)
Gabigol é outro jogador que figura na lista de maiores artilheiros da história da Copa do Brasil. Com 30 gols em 52 jogos, o centroavante é um dos principais goleadores da competição.
Ao contrário de Fred, Romário e da maioria dos artilheiros históricos da Copa do Brasil, Gabigol é um dos únicos que ainda não se aposentou dos gramados. Inclusive, vale destacar que faltam 7 gols para que ele se torne o maior artilheiro de todos os tempos da competição.
Além de ser um dos maiores artilheiros da história da Copa do Brasil, vale destacar que Gabigol marcou seu primeiro gol como profissional na edição de 2013. Na época, ele tinha apenas 16 anos e garantiu a vitória do Santos por 1 x 0 contra o Grêmio, no jogo de ida das oitavas de final do torneio.
Campeão pelo Flamengo em 2019, Gabigol foi o artilheiro da Copa do Brasil em três temporadas: 2014, 2015 e 2018, todas como jogador do Santos.
Leia também: Top 10: Maiores artilheiros da Copa Libertadores
Viola: 29 gols (44 jogos)
Na 4ª posição da lista de maiores artilheiros da história da Copa do Brasil, encontra-se Paulo Sérgio Rosa, o Viola. O ex-atacante marcou 29 gols em 44 partidas na competição.
Ídolo de dois dos maiores times do Brasil, Corinthians e Santos, Viola foi campeão da Copa do Brasil em 1995 pelo Timão. Na temporada em questão, o atacante marcou um dos gols do Corinthians no jogo de ida das finais, na vitória de 2 x 1 contra o Grêmio.
Oséas: 28 gols (53 jogos)
Oséas é mais um dos jogadores que se destacam como um dos maiores artilheiros da história da Copa do Brasil.
Um dos grandes ídolos do Palmeiras, Oséas marcou 28 gols em 53 na Copa do Brasil. Vale destacar que ele conquistou dois títulos do torneio, pelo Palmeiras em 1998 e pelo Cruzeiro em 2000. Nesta edição, marcou 10 gols e foi o artilheiro isolado da competição.
Em 1998, Oséas foi o herói do Palmeiras na primeira conquista da Copa do Brasil. Após uma derrota de 1 x 0 para o Cruzeiro no jogo de ida das finais, o Verdão venceu a Raposa por 2 x 0 com um gol salvador de Oséas aos 89 minutos, que garantiu o título aos paulistas.
Leia também: História do Palmeiras: ídolos, conquistas e títulos de expressão
Paulo Nunes: 28 gols (58 jogos)
Paulo Nunes é mais um dos artilheiros da Copa do Brasil. Empatado com Oséas no ranking de artilheiros da história da Copa do Brasil, o ex-atacante marcou 28 gols em 58 partidas disputadas na competição.
Tricampeão da Copa do Brasil, Paulo Nunes é um dos melhores e mais emblemáticos jogadores do futebol brasileiro. Apelidado de Diabo Loiro, o ex-atacante foi artilheiro da competição em 1997, enquanto jogador do Grêmio, com 9 gols marcados.
No título inédito do Palmeiras de 1998, Paulo Nunes era o parceiro de ataque de Oséas. Inclusive, foram os dois que marcaram os gols do Verdão na vitória de 2 x 0 na final contra o Cruzeiro.
Dodô: 26 gols (55 jogos)
O artilheiro dos gols bonitos não poderia ficar de fora do ranking de maiores artilheiros da história da Copa do Brasil, não é mesmo? Com 26 gols, Dodô é um dos principais goleadores da competição.
Em sua carreira, Dodô nunca conseguiu conquistar o título da Copa do Brasil, apesar de sempre ter balançado as redes na competição. Em 2007, enquanto jogador do Botafogo, o atacante foi eleito o craque do torneio.
Léo Gamalho: 25 gols (39 jogos)
Você sabia que o 2º maior artilheiro da história da Série B com mais de 80 gols é também um dos maiores artilheiros de todos os tempos da Copa do Brasil? Esse é Léo Gamalho.
Assim como Gabigol, Léo Gamalho continua em atividade. Atualmente, o jogador de 38 anos defende as cores do Mirassol, equipe do interior de São Paulo. Para se tornar o principal goleador da história da Copa do Brasil, o centroavante precisa marcar mais 13 gols.
Apesar de nunca ter sido campeão da competição, Léo Gamalho ostenta três artilharias na Copa do Brasil. Em 2014, marcou 6 gols pelo Santa Cruz. Em 2017, 5 gols pelo Goiás. E em 2020, 6 gols pelo CRB.
Luís Fabiano: 25 gols (37 jogos)
Artilheiro por diversos clubes em que jogou, Luís Fabiano é um dos maiores goleadores de todos os tempos da Copa do Brasil. O Fabuloso marcou 25 gols em 37 partidas na competição.
Ídolo do São Paulo, clube em que também se destaca como o 3º maior artilheiro, Luís Fabiano nunca foi campeão da Copa do Brasil. Em 2012, ele foi o artilheiro isolado da competição com 8 gols. Desses, 4 foram marcados em um mesmo jogo, na vitória de 4 x 0 do São Paulo contra o Independente-PA.
Leia também: Maiores artilheiros do Brasileirão: jogadores que mais marcaram gols na competição
Evair: 24 gols (36 jogos)
Fechando o top 10 maiores artilheiros da história da Copa do Brasil, está Evair. O ex-atacante marcou 24 gols na competição em 36 jogos disputados.
Ídolo do Palmeiras, clube em que se destaca como um dos 10 maiores artilheiros de todos os tempos, Evair nunca conquistou o título da Copa do Brasil. Porém, balançou as redes na competição por diferentes clubes, como Palmeiras, Goiás, Vasco da Gama e São Paulo.
Aposte no campeão da Copa do Brasil 2024 com o Mr. Jack!
Falta muito pouco para o fim da Copa do Brasil 2024. A competição já está em sua fase final e apenas quatro clubes ainda seguem vivos sonhando com o título: Flamengo, Vasco da Gama, Corinthians e Atlético-MG.
Leia também: Times brasileiros que não tem Copa do Brasil: quem são?
Com menos times na disputa, maiores são suas chances de acertar quem será o campeão da Copa do Brasil, não é mesmo? Pensando nisso, aposte no campeão da Copa do Brasil 2024 com o Mr. Jack!
Até o momento, as odds a longo prazo para o campeão da Copa do Brasil 2024 são:
- Flamengo: 2.20;
- Atlético-MG: 2.75;
- Vasco da Gama: 6.00;
- Corinthians: 7.00.
Aposte na Copa do Brasil com o Mr. Jack!
Agora que você sabe mais sobre a Copa do Brasil e seus maiores artilheiros, está esperando o que para apostar nos jogos do torneio com o Mr. Jack?
Oferecendo um ambiente 100% seguro e as odds mais competitivas, o Mr. Jack é a escolha ideal para quem deseja se divertir com apostas na Copa do Brasil.
Aproveite que a competição está em sua fase final e aposte nas semifinais da Copa do Brasil com o Mr. Jack!
Aposte na Copa do Brasil com o Mr. Jack!
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.