logo da historia do chicago bulls

História do Chicago Bulls: Glórias, títulos, lendas e momentos inesquecíveis

Os Chicago Bulls, famosos pela era Michael Jordan nos anos 90, conquistaram seis títulos da NBA e são lembrados por momentos icônicos que definiram gerações de fãs de basquete. Saiba mais!

Jéssica Rigon
Publicado em 04/12/2024
Leitura: 10 min

Última atualização: 17/12/2024 15:40:33

Sempre que o assunto são os times da NBA, é impossível não pensar no Chicago Bulls. Fundado em 1966, a história do Chicago Bulls teve um período de muito sucesso, durante a década de 1990, quando a equipe conquistou seis títulos da NBA num período de oito temporadas.

E aí, você sabe qual é a história do Chicago Bulls? Confira tudo sobre a história de uma das equipes mais vitoriosas da NBA, desde sua fundação até seus maiores títulos.

Linha do tempo do Chicago Bulls

clt compact preloader
1998
1998

O Segundo “Three-peat”

Entre 1996 e 1998, o Chicago Bulls dominou a NBA novamente, vencendo três títulos consecutivos, culminando em um total de seis campeonatos sob o comando de Jordan, Pippen e o técnico Phil Jackson. 1998 marcou o segundo “three-peat” da franquia.
1994
1994

Inauguração do estádio

O United Center, conhecido como “The House That Jordan Built”, foi inaugurado em 1994. O estádio é o lar do Chicago Bulls e dos Chicago Blackhawks, equipe da NHL, oferecendo instalações modernas e capacidade para mais de 20 mil fãs.

1991
1991

Primeiro Título da NBA

Em 1991, liderados por Michael Jordan e Scottie Pippen, o Chicago Bulls conquistou seu primeiro título da NBA, derrotando o Los Angeles Lakers por 4-1 nas finais. Foi o início de uma dinastia marcada por títulos do Bulls na NBA.

1991

Primeiro Título na Conferência Leste

O Chicago Bulls conquistou seu primeiro título da Conferência Leste em 1991, derrotando o rival Detroit Pistons em uma histórica varrida por 4-0. Essa vitória encerrou o domínio dos Pistons na conferência e marcou o início da era de ouro da franquia de Chicago.

1984
1984

Era Michael Jordan

A chegada de Michael Jordan no draft de 1984 mudou o curso da história do Chicago Bulls. Jordan rapidamente se tornou o maior astro do time e um dos melhores jogadores da história do basquete.

O que é o Chicago Bulls?

O Chicago Bulls é uma equipe de basquete profissional dos Estados Unidos que disputa a NBA, com sede na cidade de Chicago, a mais populosa do Estado de Illinois.

Quem fundou o Chicago Bulls?

O Chicago Bulls foi fundado por Dick Klein em 1966. Ele jogou basquete profissionalmente antes de fundar a nova franquia da cidade.

Leia também: Los Angeles Lakers: História, Títulos e Maiores Ídolos

Como foi fundado o Chicago Bulls?

A história do Chicago Bulls começa em 16 de janeiro de 1966, quando a cidade de Chicago recebeu os direitos de uma franquia da NBA chamada “Bulls”.

Na época, duas equipes de basquete da NBA já tinham existido em Chicago: o Chicago Stags (1946 a 1950) e o Chicago Packers/Zephyrs (1961 a 1963), que hoje é conhecido como Washington Wizards.

O fundador do Chicago Bulls, Dick Klein, foi um ex-jogador de basquete profissional que assumiu a posição de presidente e gerente geral durante os primeiros anos de existência da nova franquia da NBA.

dick klein com duas mulheres segurando o simbolo da historia do chicago bulls
Dick Klein fundou o Chicago Bulls em 1966, promovendo a terceira franquia da NBA da história de Chicago – Foto: reprodução/A Shot On Ehlo

Na época da fundação do Chicago Bulls, Dick Klein disse: “O basquetebol profissional nunca teve uma verdadeira oportunidade nesta cidade. Vamos promovê-lo”.

Qual o mascote do Chicago Bulls?

O mascote do Chicago Bulls é “Benny the Bull” (“Benny, o Touro”, em português), um touro vermelho que representa toda a essência da equipe de basquete.

mascote da historia do chicago bulls
Benny The Bull é o mascote oficial do Chicago Bulls desde 1969 – Foto: reprodução/NBA

Benny não é apenas o mascote oficial do Chicago Bulls, mas também um dos mais antigos e conhecidos mascotes de todos os esportes profissionais.

Atualmente, o Chicago Bulls conta com uma família de mascotes que representa a equipe ao lado de Benny the Bull: Mini Benny, Big Ben, Benson, Gus T. Bull, Mama Betty, entre outros.

Qual a casa do Chicago Bulls?

A casa do Chicago Bulls é o United Center, um ginásio poliesportivo situado na cidade de Chicago.

casa da historia do chicago bulls, lotada prestes a receber uma partida
O Chicago Bulls manda seus jogos na NBA no United Center – Foto: reprodução/NBA

Com capacidade para quase 21 mil pessoas em jogos de basquete, o United Center também é a casa do Chicago Blackhawks, time de hóquei no gelo da NHL.

Leia também: Como assistir jogos da NBA de graça: aprenda aqui!

Quais são os títulos do Chicago Bulls?

Apesar de ter sido fundado em 1966, o Chicago Bulls só veio a conquistar seu primeiro título em 1975, quando foi campeão da Divisão Central da NBA.

Depois dessa primeira conquista, o Chicago Bulls só voltou a levantar outros troféus na década de 1990, quando foi campeão da NBA e da Conferência Leste em diversas temporadas.

Confira quais são os títulos do Chicago Bulls:

  • NBA: 6 títulos (1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998);
  • Conferência Leste: 6 títulos (1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998);
  • Divisão Central: 9 títulos (1975, 1991, 1992, 1993, 1996, 1997, 1998, 2011 e 2012).

Quais são os principais ídolos do Chicago Bulls?

Em seus 58 anos de história, o Chicago Bulls teve uma série de jogadores que se destacaram em quadra, seja pelos títulos conquistados ou pela representatividade com a torcida.

Entre os principais ídolos do Chicago Bulls, destacam-se:

  • Michael Jordan;
  • Jerry Sloan;
  • Scottie Pippen;
  • Bob Love;
  • Artis Gilmore;
  • Derrick Rose;
  • Chet Walker;
  • Dennis Rodman;
  • Norm Van Lier;
  • Toni Kukoc.

A era de Michael Jordan

O Chicago Bulls tem lendas que fizeram história em quadra, principalmente durante a incrível década de 1990. Esse é o caso de Michael Jordan, o maior jogador da história da franquia.

A chamada Era de Michael Jordan no Chicago Bulls começou em 1984, quando a franquia selecionou o atleta na 3ª escolha do draft da NBA.

michael jordan segurando a jersey do bulls, prestes a se tornar o maior idolo da historia do chicago bulls
Michael Jordan chegou ao Chicago Bulls em 1984, após ser a 3ª escolha do draft da NBA – Foto: reprodução/Sportskeeda

Leia também: Maiores cestinhas da NBA: jogadores que ficaram para história do basquete

Logo em sua primeira temporada como atleta do Chicago Bulls, Michael Jordan levou a franquia de volta aos playoffs da NBA, perdendo a série para o Milwaukee Bucks. Porém, apesar da eliminação, Jordan recebeu o prêmio de Novato do Ano (Rookie of the Year).

Nas temporadas seguintes, Michael Jordan continuou a se destacar em quadra e a quebrar recordes com a camisa dos Bulls. Em 1986/97, o atleta liderou a NBA com uma média de 37,1 pontos e se tornou o primeiro jogador do Chicago Bulls a ser nomeado para a Primeira-Equipe da liga.

Em 1990/91, a história do Chicago Bulls mudou completamente. A equipe conseguiu um recorde de 61 vitórias na temporada regular e avançou aos playoffs com grande moral. No mata-mata, enfrentou New York Knicks e Philadelphia 76ers, chegando às finais da Conferência Leste e vencendo o atual campeão da NBA: o Detroit Pistons.

Nas finais da NBA daquele ano, o Chicago Bulls liderado por Michael Jordan derrotou o Los Angeles Lakers de Magic Johnson e companhia. Vencendo a série por 4 x 1, os Bulls finalmente conquistaram o título da NBA e Michael Jordan foi eleito o MVP das finais.

Leia também: História do Orlando Magic: Ídolos, Títulos e Trajetória na NBA

michael jordan chorando e abraçado ao troféu da nba, que marcou a historia do chicago bulls
Michael Jordan abraça o troféu da NBA de 1990/91, o 1º de sua carreira – Foto: reprodução/NBA

Após conquistar o título inédito da NBA, o Chicago Bulls de Michael Jordan e companhia superou todos os adversários nas temporadas seguintes, vencendo mais dois títulos da liga em 1991/92 e 1992/93.

A era de Michael Jordan chegou ao fim, temporariamente, em 1993. O atleta decidiu se aposentar três meses após o assassinato do seu pai. Ele só retornaria às quadras em 1995, ajudando o Bulls a ter um bom desempenho nos playoffs, mas não o suficiente para chegar às finais da NBA.

Em 1995/96, o Chicago Bulls formou um grande elenco que tinha Michael Jordan como sua principal estrela, retomando o que foi a era do jogador. Na temporada regular, a equipe quebrou um recorde na NBA, fazendo o que nenhuma outra franquia conseguiu fazer: 70 ou mais vitórias (72 – 10).

Nesta temporada, Michael Jordan fez história e conquistou a tríplice coroa, recebendo os prêmios de MVP da NBA, MVP do All-Star Game e MVP das finais da NBA.

michael jordan sendo eleito o melhor jogador da nba, com o trofeu na mao. o jogador marcou a historia do chicago bulls
Michael Jordan foi eleito o melhor jogador da NBA em 1995/96 – Foto: reprodução/Andrew D. Bernstein/NBAE via Getty Images

Leia também: Splash brothers: a dupla dinâmica que revolucionou a NBA

Assim como aconteceu na primeira parte da era de Michael Jordan, o Chicago Bulls conquistou três títulos consecutivos da NBA, entre 1996 e 1998. Dessa forma, conseguiu uma incrível marca de 6 campeonatos vencidos em 8 temporadas.

Em 1999, a era de Michael Jordan chegou ao fim definitivamente, quando o jogador decidiu se aposentar pela segunda e última vez.

michael jordan chorando ao se aposentar da historia do chicago bulls
Michael Jordan se aposentou do Chicago Bulls e da NBA em 1999 – Reprodução/SportsCasting

O nome de Michael Jordan está para sempre marcado na história do Chicago Bulls, da NBA e do basquete mundial. Ele esteve presente em todas as campanhas de título da franquia, que até hoje não conseguiu voltar a ser campeã da NBA.

Quais foram os melhores elencos da história do Chicago Bulls?

Muitos elencos do Chicago Bulls se destacaram ao longo dos anos. Porém, nenhum deles se compara aos que representaram a franquia em quadra na década de 1990.

Leia também: A História Completa dos Minnesota Timberwolves e Sua Busca por Glória na NBA

Entre 1991 e 1993, foram três títulos da NBA conquistados. Entre 1996 e 1998, foram outras três conquistas. Em ambos os períodos, o Chicago Bulls teve elencos fortíssimos que se destacaram não só pelos títulos, mas também pelos recordes quebrados.

Porém, é certo para muitos entendedores do esporte que o melhor elenco do Chicago Bulls de todos os tempos é o da temporada 1995/96.

parte do elenco de 95/96 em quadra, um dos melhores da historia do chicago bulls
O elenco do Chicago Bulls de 1995/96 é um dos maiores de todos os tempos da NBA – Foto: reprodução/Tailgate Zone

Esse elenco em questão foi responsável por quebrar o recorde de vitórias na NBA, conseguindo uma incrível campanha de 72 vitórias e 10 derrotas na temporada regular. Além disso, nos playoffs, os Bulls tiveram um recorde de 15 – 3.

Na época, o elenco do Chicago Bulls de 1995/96 era formado por:

  • Michael Jordan;
  • Dennis Rodman;
  • Steven Kerr;
  • Toni Kukoc;
  • Randy Brown;
  • Jud Buechler;
  • James Edwards;
  • Luc Longley;
  • John Salley;
  • Dickey Simpkins;
  • Bill Wennington;
  • Scottie Pippen;
  • Ron Harper;
  • Jack Haley;
  • Jason Caffey.

Qual o maior rival do Chicago Bulls?

O maior rival do Chicago Bulls é o Detroit Pistons.

jogadores do bulls e do pistons, maior rival da historia do chicago bulls, em quadra
O Detroit Pistons é o maior rival do Chicago Bulls – Foto: reprodução/Chicago Tribune

A rivalidade entre Chicago Bulls e Detroit Pistons cresceu no final dos anos 1980 e no início da década de 1990. Isso porque Michael Jordan e companhia enfrentaram os “Bad Boy” Pistons, elenco conhecido pelo jogo físico.

Parcerias e patrocinadores

Os parceiros e patrocinadores do Chicago Bulls são:

  • Off-White;
  • SIXT USA;
  • Paycor;
  • Michelob Ultra;
  • Plus500;
  • First Alert;
  • Coinbase;
  • Garrett Popcorn;
  • Motorola;
  • BlueCross Blue Shields of Illinois;
  • Klarna;
  • Calamos;
  • BMO;
  • Edit LDN;
  • PepsiCo;
  • Clorox;
  • AAWOL;
  • Planter Fitness;
  • Athletico Physical Therapy;
  • United Airlines;
  • Dunkin’ Donuts;
  • WSCR-AM;
  • American Express.

Acredita que o Chicago Bulls voltará ao auge? Faça seus palpites com o Mr. Jack!

O Chicago Bulls não chega às finais da NBA desde 1998, ano em que foi campeão da liga com Michael Jordan e companhia. Será que isso vai mudar essa temporada?

Se você acredita que o Chicago Bulls voltará a ser campeão da NBA, não deixe de fazer seus palpites com o Mr. Jack: o lugar ideal para apostar na NBA!

Aposte no Chicago Bulls com o Mr. Jack!

Agora que você conhece a história do Chicago Bulls, está esperando o que para apostar nos jogos da equipe com o Mr. Jack?

Oferecendo as melhores odds do mercado de apostas na NBA e um ambiente 100% seguro e confiável para seus palpites, o Mr. Jack é o seu melhor amigo na hora de apostar no Chicago Bulls.

Aposte na NBA com o Mr. Jack!

Veja nossos últimos Stories

Pular para o conteúdo