Aquela partida de futebol, no domingo, em casa com os amigos dá muito pano pra manga, né? É pênalti que não foi visto ou marcado errado… cartão que era para ser amarelo e foi vermelho. E aí, a tarde de domingo fica lotada de juízes, muita diversão e aquele churrasco para comemorar.
A questão é que até para ser um Juiz de futebol que opina na roda de amigos, algumas regras do futebol precisam ser conhecidas, principalmente as mais básicas. Melhor saber do que arriscar virar meme opinando sem um embasamento que ajude!
Por isso, a gente preparou um infográfico para te auxiliar a entender as regras e como elas podem e devem ser aplicados nos campos reais, para que você possa opinar nos campos com seus amigos.
Então, vamos lá!
Regras do futebol: cartão amarelo x cartão vermelho
Começando com uma regra bem simples, mas umas das que mais dão motivo para discussão. Foi ou não foi lance para cartão? “Pode isso, Arnaldo?”
A aplicação dos cartões é uma regra básica do futebol. Eles são aplicados pelo juiz quando os jogadores cometem alguma infração durante o jogo.
Agora, quer saber como essa história começou? Na Copa do Mundo de 1966, uma verdadeira confusão inspirou a criação dos cartões e começou a fazer parte das regras do futebol. Foi assim:
Em um jogo conturbado entre Inglaterra e Argentina, enquanto os ingleses comemoravam a vitória, os argentinos não saiam do ouvido do árbitro Rudolf Kreitlein (Alemanha). A confusão foi tanta que o juiz teve que ir embora do campo escoltado.
Além dessa, mais grave, outras confusões vinham tomando conta dos campos de futebol ao redor do mundo. Os jogadores obedeciam apenas aos gritos e gestos dos árbitros que, muitas vezes, perdiam o controle em campo.
Para resolver o problema de comunicação, o responsável pelos juízes, Ken Aston (FIFA) teve uma ideia enquanto dirigia. O semáforo ficou vermelho e ele parou. Eureka! Aston percebeu que as cores do semáforo poderiam indicar algo aos jogadores e isso ser universal para o entendimento.
Depois de alguns estudos, os cartões vermelhos (indicam expulsão imediata) e os cartões amarelos (indicam advertência) foram introduzidos em campo na Copa do México em 1970. Viraram uma comunicação universal e foram aceitos de forma positiva pelos jogadores.
Cartão amarelo: é uma advertência ao jogador, mas não o expulsa do jogo. Veja abaixo algumas indicações:
- Falta mais forte contra um adversário;
- Tirar a camisa na comemoração de um gol;
- Agressões verbais contra o árbitro.
Cartão vermelho: é a punição máxima, expulsa o jogador imediatamente do jogo.
- Falta grave contra um adversário (que ameace a integridade física);
- Agressões físicas contra o árbitro ou um adversário.
Lembrando que se um jogador recebe 2 cartões amarelos em uma única partida, ele também é expulso.
Escanteio x Lateral: Como saber qual é qual na hora que a bola sai do campo?
Você já deve ter visto que quando a bola é chutada para fora do campo, o juiz marca um escanteio ou lateral. Mas qual a diferença entre eles?
O escanteio é marcado quando um jogador chuta a bola para trás da sua própria linha de fundo.
Ele é cobrado por um jogador do time adversário com os pés. A bola fica na marca da bandeirinha (bem no canto do campo) e é dessa cobrança que costumam sair gols de cabeça.
Já o lateral é marcado quando a bola sai pelas linhas laterais do campo e é cobrado por um jogador adversário com as mãos.
Se for o seu time que estiver em campo, por exemplo, cada escanteio é um momento de esperança. Ah, e você sabia que escanteios também são ótimos mercados de apostas?
Tiro livre x Pênalti – E agora? A dúvida paira no ar!
Essa pode ser uma das principais discussões nas regras do futebol. Foi ou não foi pênalti? Como vimos, os cartões são aplicados quando os jogadores cometem infrações durante o jogo.
Mas no momento da cobrança de falta, qual a diferença entre tiro livre e pênalti?
Um tiro livre pode ser cobrado quando o juiz marca uma falta durante o jogo. Eles são as famosas cobranças de falta.
- Tiro livre direto: O jogador pode chutar a bola diretamente para o gol adversário;
- Tiro livre indireto: O jogador tem que tocar a bola para outro companheiro de equipe.
Ou então, se chutar em direção ao gol, a bola tem que encostar em qualquer outro jogador em campo. Lembrando que para o juiz apitar a falta, a infração deve ocorrer fora da grande área. Se for dentro, aí é penalização máxima.
E o pênalti? Em qual momento ele é marcado? Também chamado de penalidade máxima, o pênalti é marcado quando houver uma falta dentro da grande ou pequena área. Além disso, as penalizações também acontecem nos finais dos campeonatos, quando a partida termina empatada, mesmo após a prorrogação.
Para que os pênaltis possam ser marcados, apenas o goleiro e o cobrador devem estar na grande área. O goleiro pode ficar à frente do que chamamos de arco penal ou meia-lua. Se o goleiro andar além destas marcações, o juiz pode pedir para repetir a cobrança.
Como funciona a prorrogação nas regras do futebol?
A prorrogação acontece em alguns jogos mata-mata quando a partida termina empatada no tempo normal. Ou seja, partida sem gols e uma final importante? Prorrogação nela!
Ela tem dois tempos de 15 minutos cada. E se ao final desses 30 minutos adicionais o placar continuar empatado, o jogo vai para os pênaltis.
A grande questão aqui e que ainda aguça opiniões diferentes é o fato de cansar muito o jogador. Afinal, são 120 minutos jogando. Duas horas correndo. O desgaste é bem maior.
Mas todos os jogos podem ter prorrogação?
Não! Em campeonatos de pontos corridos, como o Campeonato Brasileiro ou a Premier League, o empate contabiliza um ponto para cada time.
A prorrogação só é utilizada em alguns campeonatos mata-mata, quando ao fim do jogo um dos times precisa ser classificado ou campeão.
A Copa do Mundo e a Champions League são exemplos de competições que podem ter prorrogação nas suas fases de mata-mata.
E os acréscimos?
Todo jogo tem acréscimos, que é o tempo acrescido ao final da contagem regulamentar, para compensar as paradas ao longo da partida.
Geralmente os acréscimos do 1º tempo são menores, em torno de 3 minutos, enquanto no 2º tempo podem chegar a 10 minutos por conta das substituições que são mais comuns na segunda etapa.
Impedimento: uma das regras de futebol que mais geram dúvidas
O impedimento é uma das regras mais temidas do futebol e costuma gerar confusão dentro e fora de campo. Principalmente se ele acontece em um momento da partida decisivo para um campeonato. Mas, não tem choro nem vela. Regras do futebol não podem nem devem ser alteradas.
Para que um impedimento seja marcado, 3 condições são necessárias:
- 1º. O jogador precisa estar no campo do adversário e a sua equipe com a posse de bola;
- 2º. O jogador precisa estar à frente da linha da bola;
- 3º. O jogador precisa estar à frente do penúltimo jogador do time adversário.
Normalmente o último jogador é o goleiro, mas em algumas jogadas pode ser outro
Então, toda vez que um jogador estiver nessas condições é marcado o impedimento?
Não! O impedimento só é marcado se esse jogador participa da jogada.
E ainda existem exceções. O impedimento não é marcado se a bola vem de uma cobrança de tiro de meta, lateral ou escanteio.
Se o jogador balançar as redes e o juiz marcar o impedimento, o gol será anulado. É um dos tópicos que mais geram dúvidas, certo? Por isso, o VAR no futebol tem uma serventia importante.
E aí, gostou do nosso material gráfico pra te ajudar? Quando tiver dúvidas sobre as regras do futebol, basta acessar as imagens e já puxar o apito! Mas, sem briga hein? Futebol é para se divertir!
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.