A Fifa anunciou a criação da Copa Intercontinental, um torneio de clubes que será realizado anualmente a partir de 2024. A decisão foi tomada em uma reunião do Conselho da Fifa em Jedá, na Arábia Saudita, simultaneamente ao Mundial de Clubes de 2023, que marca a última edição no formato vigente.
O novo modelo de torneio será distinto da nova versão do Mundial de Clubes, que contará com 32 times e ocorrerá a cada quatro anos, começando em 2025.
A Copa Intercontinental promete manter um formato similar ao atual e envolver os campeões continentais de cada ano. Contudo, a diferença é que não incluirá mais um representante do país anfitrião. Curiosamente, o vencedor da UEFA Champions League já estará automaticamente na final, que será realizada em local neutro.
A estrutura da Copa Intercontinental
- Duas chaves, sendo uma com os campeões da África, Ásia e Oceania. Nesta chave, o time da Oceania sempre joga a primeira partida fora de casa, contra um time africano ou asiático. O vencedor avança para enfrentar o terceiro time da chave.
A outra chave será composta pelos campeões da Conmebol Libertadores e Concacaf. Na chave 2, o campeão da Libertadores enfrenta o da Concacaf em um jogo único.
- Uma fase de playoff em campo neutro, onde o vencedor da Chave 1 enfrenta o vencedor da Chave 2.
- A fase 3, e final, acontece em campo neutro. O campeão da Champions League enfrenta o vencedor da Fase 2.
O primeiro torneio será em dezembro de 2024, com o campeão europeu garantido na final em 18 de dezembro, e o jogo do playoff em 14 de dezembro.
As datas das fases preliminares ainda serão anunciadas.
Fique atento em tudo que acontece no mercado de apostas esportivas para futebol, com mrjack.bet (proibido para menores de 18 anos).

Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.