O Santa Cruz Futebol Clube é um dos maiores e mais tradicionais times de futebol do Nordeste brasileiro. Fundado em 1914, é o 2º maior vencedor do Campeonato Pernambucano com 29 títulos. Nem todo mundo sabe, mas a história do Santa Cruz começou graças a ambição de jovens adolescentes em praticar futebol em uma época onde apenas a elite tinha acesso ao esporte.
E aí, você sabe qual é a história do Santa Cruz de Recife? Confira tudo sobre a história de um dos principais clubes de futebol do nordeste brasileiro, desde sua fundação até os momentos de maiores glórias.
Linha do tempo do Santa Cruz:
Título da Copa Pernambuco
Vencedor da Copa do Nordeste
Em 2016, o Tricolor conquistou o título inédito da Copa do Nordeste. O Santa Cruz venceu a ‘Lampions League’ após derrotar o Campinense em um placar agregado de 3×2.
Campeão Brasileiro – Série C
O Santa Cruz alcançou um dos maiores patamares do futebol brasileiro ao conquistar o título de Campeão da Série C do Brasileiro em 2013. O time derrotou o Sampaio Corrêa com um placar agregado de 2×1.
Inauguração do estádio
Inaugurado em 4 de junho de 1972, o Estádio José do Rego Maciel é a casa do Santa Cruz. O lugar também é conhecido como Arrudão, e tem capacidade para 60 mil pessoas.
Fundação do time
O Santa Cruz foi fundado em 3 de fevereiro de 1914, em Recife, Pernambuco. No início, o clube adotou as cores preto e branco.
O que é o Santa Cruz?
O Santa Cruz Futebol Clube, mais conhecido como Santa Cruz, é um clube multiesportivo do Estado de Pernambuco. Fundado em 1914, o clube de Recife surgiu com o nome Santa Cruz Foot-Ball Club, adotando as cores preto e branco para os uniformes. No ano seguinte, o vermelho também passou a ser uma das cores oficiais do clube, que passou a ser conhecido como Tricolor.
Quem fundou o Santa Cruz?
A fundação do Santa Cruz aconteceu na Rua da Mangueira nº2, no distrito da Boa Vista. Estiveram presentes na reunião de fundação do clube:
- José Luiz Vieira (1º presidente)
- Quintino Miranda Paes Barreto (1º vice-presidente);
- Luiz de Gonzaga Barbalho Uchôa Dornelas Câmara (1º secretário);
- Orlando Elias dos Santos (1º diretor de esportes);
- José Glacério Bonfim;
- Abelardo Costa;
- Augusto Frankin Ramos;
- Alexandre Carvalho;
- Oswaldo dos Santos Ramos;
Como foi fundado o Santa Cruz?
O Santa Cruz foi fundado por um grupo de 11 jovens que costumavam jogar futebol pelas ruas e largos da Boa Vista, localizada na região central do Recife. A fundação do clube aconteceu no dia 3 de fevereiro de 1914.
Esses rapazes não tinham acesso aos clubes da capital, que eram restritos à elite açucareira e aos britânicos que trabalhavam nas empresas de gás, eletricidade e transporte (bonde).
Entre os jovens que fundaram o Santa Cruz Futebol Clube, estava Teófilo de Carvalho. Além de ter feito história ao contribuir para a fundação do clube, ele se tornou o primeiro homem negro a jogar em um clube de futebol nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Qual o mascote do Santa Cruz?
O mascote do Santa Cruz é a Cobra-Coral. A escolha do animal como mascote oficial do clube se deu graças à semelhanças das cores do clube (vermelho, preto e branco) com as listras dessa espécie de cobra.
Qual o estádio do Santa Cruz?
O estádio do Santa Cruz é o Estádio José do Rego Maciel, popularmente conhecido como Estádio do Arruda.
Inicialmente, o Estádio do Arruda foi construído com capacidade para 110 mil pessoas. Porém, atualmente a capacidade atual é de pouco mais de 60 mil torcedores. Apesar disso, ainda é o 6º maior estádio de futebol do Brasil.
Leia também: Qual é o maior estádio do Brasil: os 15 principais
Quem construiu o campo do Santa Cruz?
A história do estádio do Santa Cruz começou em 1945, ano em que José do Rego Maciel deu condições para que o clube se apossasse de um terreno localizado entre a Avenida Beberibe e a Rua das Moças.
José do Rego Maciel foi um advogado, promotor e político que contribui significativamente para a construção do campo do Santa Cruz. Não é à toa que hoje o Estádio do Arruda leva o seu nome (Estádio José do Rego Maciel).
Na época em que o terreno do estádio foi adquirido pelo Tricolor, José do Rego Maciel foi o grande responsável por atrair investidores, como o Banco Bandepe, que contribuíram para a construção do Estádio do Santa Cruz.
Quais são os títulos do Santa Cruz?
O Santa Cruz é um dos clubes de futebol mais bem sucedidos do Nordeste brasileiro. Ao todo, o tricolor conquistou 50 títulos oficiais em sua história.
Confira quais são os títulos do Santa Cruz:
- Campeonato Brasileiro – Série C: 1 título (2013);
- Copa do Nordeste: 1 título (2016);
- Campeonato Pernambucano: 29 títulos (1931, 1932, 1933, 1935, 1940, 1946, 1947, 1957, 1959, 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1976, 1978, 1979, 1983, 1986, 1987, 1990, 1993, 1995, 2005, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016);
- Copa Pernambuco: 5 títulos ( 2008, 2009, 2010, 2012 e 2019);
- Torneio Início de Pernambuco: 12 títulos (1919, 1926, 1937, 1939, 1946, 1947, 1954, 1956, 1969, 1971, 1972 e 1976);
- Torneio Hexagonal Norte-Nordeste: 1 título (1967);
- Fita Azul: 1 título (1979).
Quantas vezes o Santa Cruz foi rebaixado no Campeonato Brasileiro?
Apesar de ter uma história repleta de grandes conquistas e feitos marcantes, o Santa Cruz se destaca negativamente em um quesito: número de rebaixamentos.
Leia também: O que significa rebaixamento no futebol brasileiro? Entenda o drama por trás da situação
Desde o surgimento do Brasileirão em 1959, o Santa Cruz é um dos times que mais vezes foi rebaixado no Campeonato Brasileiro, com um total de 5 rebaixamentos.
O Tricolor foi rebaixado para a Série B do Brasileirão em 1988, 1993, 2001, 2006 e 2016.
Quais são os principais ídolos do Santa Cruz?
Muitos jogadores entraram para a história do Santa Cruz, seja pelos títulos conquistados ou pela identificação com o clube e torcida. Entre os principais ídolos do Santa Cruz, destacam-se nomes como:
- Grafite (Edvaldo Libânio);
- Givanildo;
- Lacraia (Teófilo Batista de Carvalho);
- Tiago Cardoso;
- Henágio;
- Birigui (Marcos Antônio Gomes);
- Nunes (João Batista Nunes de Oliveira);
- Ramon (Ramon da Silva Ramos);
- Luciano Veloso;
- Aldemar dos Santos;
- Guaberinha (Gérson Lins de Miranda);
- Tará (Humberto Azevedo Viana);
- Sebastião da Virada (Sebastião Luiz de França);
- Pitota Wanderley;
- Tiano.
Grafite
É impossível falar sobre os principais ídolos do Santa Cruz sem mencionar Edvaldo Libânio, o Grafite. Atual comentarista esportivo, o ex-jogador fez história no Tricolor, tanto como jogador quanto como treinador.
Um dos maiores feitos de Grafite no Santa Cruz aconteceu em sua terceira passagem pelo clube, em 2015. Com 31 gols marcados nessa passagem, ele foi o principal jogador do Tricolor no acesso à Série A do Brasileirão e nas conquistas dos históricos títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano, em 2016.
Leia também: Copa do Nordeste: tradição e charme da Lampions League
Tiago Cardoso
Tiago Cardoso é um dos maiores ídolos da história do Santa Cruz. De acordo com o próprio clube pernambucano, o goleiro é o maior ídolo da torcida tricolor no início do século XXI.
Pelo clube, Tiago Cardoso conquistou três títulos do Campeonato Pernambucano e o histórico título da Série C do Brasileirão, em 2013.
Givanildo
Givanildo é um dos principais ídolos da história do Santa Cruz. Ele é um dos únicos a ter uma história tão brilhante como jogador quanto treinador do Tricolor.
Na história do Santa Cruz, Givanildo ocupa uma posição de destaque e idolatria. Inclusive, possui dois recordes pelo clube pernambucano:
- Conquistou 8 títulos do Campeonato Pernambucano;
- Atleta que mais jogou pelo Santa Cruz, com 599 partidas.
Segundo o próprio Santa Cruz, Givanildo “ao mesmo tempo que era um marcador implacável, também saía jogando com passes sempre rápidos e precisos”. Mesmo atuando como volante, ele marcou 35 gols pelo Tricolor e representou a Seleção Brasileira em 13 oportunidades.
Quais foram os melhores elencos da história do Santa Cruz?
Muitos elencos marcaram a história do Santa Cruz Futebol Clube ao longo dos mais de 110 anos desde a fundação do clube.
Com certeza, um dos melhores elencos da história do Santa Cruz é o do final da década de 1970, mais precisamente dos anos 1977 e 1978. Nessa época, o Tricolor manteve uma das maiores invencibilidades da história do futebol brasileiro com 35 jogos sem perder.
Entre os nomes que se destacavam nesse elenco de 1977/78 do Santa Cruz, estavam Givanildo, Nunes, Luis Fumanchu, Levir Culpi, Carlos Alberto Barbosa e Pio.
Porque o Santa Cruz é conhecido como Tricolor?
O Santa Cruz é conhecido como Tricolor graças às cores que carrega em seu escudo e uniforme: o preto, o branco e o vermelho.
Parcerias e patrocinadores
Os parceiros e patrocinadores do Santa Cruz são:
- Dislub Energia;
- Iquine;
- ServHost.
Aposte no Santa Cruz com o Mr. Jack!
Agora que você sabe qual a origem do Santa Cruz, está esperando o que para apostar nos jogos do Tricolor com o Mr. Jack?
Oferecendo um ambiente totalmente seguro e as odds mais competitivas do mercado de apostas esportivas, o Mr. Jack é o seu parceiro na hora de apostar nos jogos do Santa Cruz.
Seja um Tricolor apaixonado e aposte no Santa Cruz com o Mr. Jack!
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.