escudo do santa cruz bordado na camisa do time

Confira a história do Santa Cruz um dos times mais populares do nordeste

O Santa Cruz Futebol Clube, fundado em 1914 em Recife, é um dos times mais emblemáticos do Nordeste brasileiro, conhecido por sua apaixonada torcida e tradição no futebol. Ao longo de sua história, conquistou diversos títulos estaduais e marcou presença em competições nacionais, consolidando seu legado no esporte. Saiba mais!

Jéssica Rigon
Publicado em 25/09/2024
Leitura: 9 min

Última atualização: 25/09/2024 16:32:46

O Santa Cruz Futebol Clube é um dos maiores e mais tradicionais times de futebol do Nordeste brasileiro. Fundado em 1914, é o 2º maior vencedor do Campeonato Pernambucano com 29 títulos. Nem todo mundo sabe, mas a história do Santa Cruz começou graças a ambição de jovens adolescentes em praticar futebol em uma época onde apenas a elite tinha acesso ao esporte.

E aí, você sabe qual é a história do Santa Cruz de Recife? Confira tudo sobre a história de um dos principais clubes de futebol do nordeste brasileiro, desde sua fundação até os momentos de maiores glórias.

Linha do tempo do Santa Cruz:

clt compact preloader
2019
2019

Título da Copa Pernambuco

Em 2019, o Santa Cruz conquistou a Copa Pernambuco pela quinta vez na história. A equipe venceu o Náutico com um placar agregado de 3×2.
2016
2016

Vencedor da Copa do Nordeste

Em 2016, o Tricolor conquistou o título inédito da Copa do Nordeste. O Santa Cruz venceu a ‘Lampions League’ após derrotar o Campinense em um placar agregado de 3×2.

2013
2013

Campeão Brasileiro – Série C

O Santa Cruz alcançou um dos maiores patamares do futebol brasileiro ao conquistar o título de Campeão da Série C do Brasileiro em 2013. O time derrotou o Sampaio Corrêa com um placar agregado de 2×1.

1972
1972

Inauguração do estádio

Inaugurado em 4 de junho de 1972, o Estádio José do Rego Maciel é a casa do Santa Cruz. O lugar também é conhecido como Arrudão, e tem capacidade para 60 mil pessoas.

1914
1914

Fundação do time

O Santa Cruz foi fundado em 3 de fevereiro de 1914, em Recife, Pernambuco. No início, o clube adotou as cores preto e branco.

O que é o Santa Cruz?

O Santa Cruz Futebol Clube, mais conhecido como Santa Cruz, é um clube multiesportivo do Estado de Pernambuco. Fundado em 1914, o clube de Recife surgiu com o nome Santa Cruz Foot-Ball Club, adotando as cores preto e branco para os uniformes. No ano seguinte, o vermelho também passou a ser uma das cores oficiais do clube, que passou a ser conhecido como Tricolor.

Quem fundou o Santa Cruz?

A fundação do Santa Cruz aconteceu na Rua da Mangueira nº2, no distrito da Boa Vista. Estiveram presentes na reunião de fundação do clube:

  • José Luiz Vieira (1º presidente)
  • Quintino Miranda Paes Barreto (1º vice-presidente);
  • Luiz de Gonzaga Barbalho Uchôa Dornelas Câmara (1º secretário);
  • Orlando Elias dos Santos (1º diretor de esportes);
  • José Glacério Bonfim;
  • Abelardo Costa;
  • Augusto Frankin Ramos;
  • Alexandre Carvalho;
  • Oswaldo dos Santos Ramos;

Como foi fundado o Santa Cruz?

O Santa Cruz foi fundado por um grupo de 11 jovens que costumavam jogar futebol pelas ruas e largos da Boa Vista, localizada na região central do Recife. A fundação do clube aconteceu no dia 3 de fevereiro de 1914.

Esses rapazes não tinham acesso aos clubes da capital, que eram restritos à elite açucareira e aos britânicos que trabalhavam nas empresas de gás, eletricidade e transporte (bonde).

Entre os jovens que fundaram o Santa Cruz Futebol Clube, estava Teófilo de Carvalho. Além de ter feito história ao contribuir para a fundação do clube, ele se tornou o primeiro homem negro a jogar em um clube de futebol nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Qual o mascote do Santa Cruz?

O mascote do Santa Cruz é a Cobra-Coral. A escolha do animal como mascote oficial do clube se deu graças à semelhanças das cores do clube (vermelho, preto e branco) com as listras dessa espécie de cobra.

mascote que mostra a historia do santa cruz, com os braços cruzados no meio do gramado do estádio
O mascote do Santa Cruz Futebol Clube é a Cobra-Coral – Foto: reprodução/Sabrina Rocha

Qual o estádio do Santa Cruz?

O estádio do Santa Cruz é o Estádio José do Rego Maciel, popularmente conhecido como Estádio do Arruda.

estádio do arrudão visto de cima, que representa a historia do santa cruz
O Estádio do Arruda (Arrudão) é a casa do Santa Cruz Futebol Clube – Foto: reprodução/Estadios.net

Inicialmente, o Estádio do Arruda foi construído com capacidade para 110 mil pessoas. Porém, atualmente a capacidade atual é de pouco mais de 60 mil torcedores. Apesar disso, ainda é o 6º maior estádio de futebol do Brasil.

Leia também: Qual é o maior estádio do Brasil: os 15 principais

Quem construiu o campo do Santa Cruz?

A história do estádio do Santa Cruz começou em 1945, ano em que José do Rego Maciel deu condições para que o clube se apossasse de um terreno localizado entre a Avenida Beberibe e a Rua das Moças.

foto de jose do rego maciel, um dos grandes da historia do santa cruz, de terno e óculos de grau
José do Rego Maciel foi o grande responsável pela compra do terreno onde seria construído o Estádio do Santa Cruz – Foto: reprodução/Fundação Joaquim Nabuco

José do Rego Maciel foi um advogado, promotor e político que contribui significativamente para a construção do campo do Santa Cruz. Não é à toa que hoje o Estádio do Arruda leva o seu nome (Estádio José do Rego Maciel).

Na época em que o terreno do estádio foi adquirido pelo Tricolor, José do Rego Maciel foi o grande responsável por atrair investidores, como o Banco Bandepe, que contribuíram para a construção do Estádio do Santa Cruz.

Quais são os títulos do Santa Cruz? 

O Santa Cruz é um dos clubes de futebol mais bem sucedidos do Nordeste brasileiro. Ao todo, o tricolor conquistou 50 títulos oficiais em sua história.

elenco campeão da serie c do brasileirão posado para a foto comemorando o titulo, que faz parte da historia do santa cruz
Santa Cruz foi campeão da Série C do Brasileirão em 2013, conquistando seu primeiro e único título nacional – Foto: reprodução/Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Confira quais são os títulos do Santa Cruz:

  • Campeonato Brasileiro – Série C: 1 título (2013);
  • Copa do Nordeste: 1 título (2016);
  • Campeonato Pernambucano: 29 títulos (1931, 1932, 1933, 1935, 1940, 1946, 1947, 1957, 1959, 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1976, 1978, 1979, 1983, 1986, 1987, 1990, 1993, 1995, 2005, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016);
  • Copa Pernambuco: 5 títulos ( 2008, 2009, 2010, 2012 e 2019);
  • Torneio Início de Pernambuco: 12 títulos (1919, 1926, 1937, 1939, 1946, 1947, 1954, 1956, 1969, 1971, 1972 e 1976);
  • Torneio Hexagonal Norte-Nordeste: 1 título (1967);
  • Fita Azul: 1 título (1979).

Quantas vezes o Santa Cruz foi rebaixado no Campeonato Brasileiro? 

Apesar de ter uma história repleta de grandes conquistas e feitos marcantes, o Santa Cruz se destaca negativamente em um quesito: número de rebaixamentos.

Leia também: O que significa rebaixamento no futebol brasileiro? Entenda o drama por trás da situação

Desde o surgimento do Brasileirão em 1959, o Santa Cruz é um dos times que mais vezes foi rebaixado no Campeonato Brasileiro, com um total de 5 rebaixamentos.

O Tricolor foi rebaixado para a Série B do Brasileirão em 1988, 1993, 2001, 2006 e 2016.

Quais são os principais ídolos do Santa Cruz?

Muitos jogadores entraram para a história do Santa Cruz, seja pelos títulos conquistados ou pela identificação com o clube e torcida. Entre os principais ídolos do Santa Cruz, destacam-se nomes como:

  • Grafite (Edvaldo Libânio);
  • Givanildo;
  • Lacraia (Teófilo Batista de Carvalho);
  • Tiago Cardoso;
  • Henágio;
  • Birigui (Marcos Antônio Gomes);
  • Nunes (João Batista Nunes de Oliveira);
  • Ramon (Ramon da Silva Ramos);
  • Luciano Veloso;
  • Aldemar dos Santos;
  • Guaberinha (Gérson Lins de Miranda);
  • Tará (Humberto Azevedo Viana);
  • Sebastião da Virada (Sebastião Luiz de França);
  • Pitota Wanderley;
  • Tiano.

Grafite

É impossível falar sobre os principais ídolos do Santa Cruz sem mencionar Edvaldo Libânio, o Grafite. Atual comentarista esportivo, o ex-jogador fez história no Tricolor, tanto como jogador quanto como treinador.

ídolo da historia do santa cruz, grafite, segurando a medalha de campeão da serie c
Grafite é um dos maiores ídolos do Santa Cruz Futebol Clube – Foto: reprodução/Antônio Melcop

Um dos maiores feitos de Grafite no Santa Cruz aconteceu em sua terceira passagem pelo clube, em 2015. Com 31 gols marcados nessa passagem, ele foi o principal jogador do Tricolor no acesso à Série A do Brasileirão e nas conquistas dos históricos títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano, em 2016.

Leia também: Copa do Nordeste: tradição e charme da Lampions League

Tiago Cardoso

Tiago Cardoso é um dos maiores ídolos da história do Santa Cruz. De acordo com o próprio clube pernambucano, o goleiro é o maior ídolo da torcida tricolor no início do século XXI.

tiago cardoso fazendo um sinal de positivo com a mão. o goleiro é um dos maiores idolos da historia do santa cruz
Tiago Cardoso é um dos principais ídolos do Santa Cruz – Foto: reprodução/Marlon Costa/ Pernambuco Press

Pelo clube, Tiago Cardoso conquistou três títulos do Campeonato Pernambucano e o histórico título da Série C do Brasileirão, em 2013.

Givanildo

Givanildo é um dos principais ídolos da história do Santa Cruz. Ele é um dos únicos a ter uma história tão brilhante como jogador quanto treinador do Tricolor.

givanildo de óculos escuros e com a roupa do santa cruz. ele é um dos principais idolos da historia do santa cruz
Givanildo é um dos principais ídolos do Santa Cruz Futebol Clube, tanto como jogador quanto como treinador – Foto: reprodução/Esportes DP

Na história do Santa Cruz, Givanildo ocupa uma posição de destaque e idolatria. Inclusive, possui dois recordes pelo clube pernambucano:

  • Conquistou 8 títulos do Campeonato Pernambucano;
  • Atleta que mais jogou pelo Santa Cruz, com 599 partidas.

Segundo o próprio Santa Cruz, Givanildo “ao mesmo tempo que era um marcador implacável, também saía jogando com passes sempre rápidos e precisos”. Mesmo atuando como volante, ele marcou 35 gols pelo Tricolor e representou a Seleção Brasileira em 13 oportunidades.

Quais foram os melhores elencos da história do Santa Cruz?

Muitos elencos marcaram a história do Santa Cruz Futebol Clube ao longo dos mais de 110 anos desde a fundação do clube.

Com certeza, um dos melhores elencos da história do Santa Cruz é o do final da década de 1970, mais precisamente dos anos 1977 e 1978. Nessa época, o Tricolor manteve uma das maiores invencibilidades da história do futebol brasileiro com 35 jogos sem perder.

elenco de 1977/78 do santa cruz, um dos melhores da historia do santa cruz
Com uma sequência de 22 vitórias e 13 empates, o time de 1977/78 é um dos melhores elencos da história do Santa Cruz – Foto: reprodução/Futebol do Vale

Entre os nomes que se destacavam nesse elenco de 1977/78 do Santa Cruz, estavam Givanildo, Nunes, Luis Fumanchu, Levir Culpi, Carlos Alberto Barbosa e Pio.

Porque o Santa Cruz é conhecido como Tricolor?

O Santa Cruz é conhecido como Tricolor graças às cores que carrega em seu escudo e uniforme: o preto, o branco e o vermelho.

Parcerias e patrocinadores

Os parceiros e patrocinadores do Santa Cruz são:

  • Dislub Energia;
  • Iquine;
  • ServHost.

Aposte no Santa Cruz com o Mr. Jack!

Agora que você sabe qual a origem do Santa Cruz, está esperando o que para apostar nos jogos do Tricolor com o Mr. Jack?

Oferecendo um ambiente totalmente seguro e as odds mais competitivas do mercado de apostas esportivas, o Mr. Jack é o seu parceiro na hora de apostar nos jogos do Santa Cruz.

Seja um Tricolor apaixonado e aposte no Santa Cruz com o Mr. Jack!

Veja nossos últimos Stories

Pular para o conteúdo