Os atletas brasileiros que participam dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, já garantiram 35 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O número já é superior às qualificações olímpicas conquistadas na edição anterior, em Lima 2019. A delegação brasileira havia assegurado 29 vagas para Tóquio 2020.
As 35 vagas olímpicas conquistadas pelo Time Brasil incluem nove no boxe, 14 no handebol feminino, seis no hipismo (com dois reservas), uma no pentatlo moderno, uma no tênis, duas salvaguardas na natação e duas nas duplas mistas de tênis de mesa.
Ao todo, 621 atletas representam o Brasil nesta edição do Pan-Americano. Até o momento da publicação desta notícia, o país estava em segundo lugar no quadro de medalhas, com 111 no total, atrás somente dos EUA.
O Diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e líder da delegação brasileira em Santiago, Rogério Sampaio expressou satisfação com o desempenho atual. Em fala divulgada pelo COB, Rogério afirmou que o maior objetivo era superar Lima 2019 e, felizmente, a equipe conseguiu. Ainda destacou que a perspectiva ainda é aumentar esse número, mas que já está satisfeito com o número expressivo que o Brasil já conquistou.
A qualificação mais recente para Paris 2024 foi alcançada pela dupla mista de tênis de mesa, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy, ao vencerem os canadenses Eugene Wang e Mo Zhang. A dupla brasileira disputará o título contra representantes de Cuba.
Relembre: quais eram as expectativas brasileiras no tênis de mesa

Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.