Quem não conhece a Chapecoense? Para muitos, a “Chape” é uma espécie de segundo time do coração, muito graças ao trágico acidente aéreo que ocasionou a morte de quase toda a delegação do clube em 2016. Depois dessa fatalidade, a história da Chapecoense mudou completamente. Porém, o clube continua a ser uma das principais potências de Santa Catarina e o time de maior torcida da região.
Você sabe qual é a História da Associação Chapecoense de Futebol? Confira toda a trajetória de um dos clubes mais amados do Brasil, desde a fundação até os principais títulos.
Linha do tempo:
Primeiro título nacional
Em 2020 a Chape não só garantiu o seu retorno para a Série A, como também conquistou pela primeira vez um título nacional ao ser campeão do Brasileirão Série B, após empatar na quantidade de pontos, mas ter saldo melhor que o América-MG.
O acidente
Já consolidada na Série A, a Chapecoense disputou a Copa Sul-Americana de 2016, sendo o primeiro time de Santa Catarina a chegar em uma final internacional. Infelizmente, a final nunca foi disputada, já que o avião em que o time se encontrava caiu durante o trajeto para a Colômbia.
Acesso para a elite
Em seu primeiro ano na Série B, a equipe fez uma grande campanha e garantiu o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro na 36ª rodada, após empatar com o Bragantino em 1×1.
Classificação pra Série B
Após vencer o Luverdense por 3×0 no jogo de ida da segunda fase do Brasileirão Série C, a Chape conseguiu garantir o acesso para a Série B pela primeira vez na sua história.
A volta do campeão
Após anos tão turbulentos, a Chapecoense faz uma campanha irretocável e vence o Criciúma na final do Campeonato Catarinense de 2007, voltando a erguer a taça da competição.
O que é a Associação Chapecoense de Futebol?
A Associação Chapecoense de Futebol é um dos principais clubes do futebol brasileiro. Popularmente conhecido como Chapecoense, o clube está sediado na cidade de Chapecó, no oeste de Santa Catarina. Fundada em 10 de maio de 1973, a Chapecoense é um dos clubes mais novos a figurar nas principais divisões do futebol nacional.
Quem fundou a Chapecoense?
A Chapecoense foi fundada por jovens catarinenses apaixonados por futebol, que decidiram se reunir para criar um time de futebol profissional. Entre eles, destacam-se ltair Zanella, Alvadir Pelisser, Heitor Pasqualotto, Lotário Immich e Vicente Delai.
Como a Chapecoense foi fundada?
Na década de 1970, a região oeste de Santa Catarina sofria com a falta de profissionalismo no futebol. Isso fez com que jovens catarinenses se juntassem para fundar um clube profissional. E foi assim que surgiu a Associação Chapecoense de Futebol.
Com o objetivo de reverter essa situação da falta de profissionalismo, a Chapecoense foi fundada graças à união de dois clubes amadores da região: o Atlético Chapecó e o Independente.
Chapecoense surge graças ao incentivo de empresários locais
Um dos principais fatores de sucesso da Chapecoense, que existe desde a fundação do clube, é o apoio recebido de lideranças e empresários da cidade/região.
O primeiro terno de camisas do clube foi doado pelo empresário Ernesto de Marco, dono das Casas Vitória. Na época, essa doação foi um momento de glória para a Chapecoense, que dava os seus primeiros passos no mundo do futebol.
Ao longo de sua história, a Chapecoense recebeu grandes incentivos de outras personalidades históricas da região, como Avelino Biondo, Moacir Fredo, Heitor Pasqualotto, Gentil Galli e Plínio Arlindo de Nês. O último era um líder empresarial e político que deu apoio incondicional à Chapecoense.
Qual foi o primeiro elenco da Chapecoense?
Por mais que tenha surgido com o objetivo de trazer o profissionalismo para Chapecó, a Chapecoense não teve um time profissional logo de cara. A primeira formação do clube era composta, em sua maioria, por trabalhadores de diversos setores.
Entre os jogadores do primeiro elenco da Chapecoense, estavam Alemão (motorista), Miguel (Cabo da Polícia Militar de Santa Catarina), Zeca (montador de calçadas), Casquinha (funcionário do banco BESC), entre outros.
Mascote da Chapecoense
O mascote da Chapecoense é o Indígena Condá, popularmente conhecido como Índio Guerreiro. O personagem faz alusão a Vitorino Condá, líder do povo indígena Caingangue, que habitava a região oeste de Santa Catarina.
Reza a lenda que Vitorino Condá lutou para garantir que os Caingangue tivessem direito à terra junto ao governo do Brasil. Por isso é conhecido como Índio Guerreiro.
Estádio da Chapecoense
O Estádio da Chapecoense é a Arena Condá. Inaugurado em 1º de fevereiro de 2009, o estádio tem capacidade para 20.089 pessoas.
O jogo inaugural da Arena Condá aconteceu no Campeonato Catarinense de 2009. Na ocasião, a Chapecoense venceu o Brusque de goleada por 4 x 1.
Estádio Regional Índio Condá – a 1ª casa da Chapecoense
Antes da inauguração da Arena Condá em 2009, a casa da Chapecoense era o Estádio Regional Índio Condá. Inaugurado em 1976, o estádio surgiu com capacidade para 15 mil pessoas.
O nome do estádio foi escolhido para homenagear o líder indígena Vitorino Condá, que também dá nome ao mascote do clube.
Títulos e conquistas da Chapecoense
Desde a sua fundação em 1973, a Chapecoense conquistou um total de 12 títulos. Tudo começou com o Campeonato Catarinense de 1977.
Confira todos os títulos da Chapecoense:
- Campeonato Catarinense: 7 títulos (1977, 1996, 2007, 2011, 2016, 2017 e 2020);
- Campeonato Brasileiro – Série B: 1 título (2020);
- Copa Sul-Americana: 1 título (2016);
- Copa Santa Catarina: 1 título (2006);
- Taça Santa Catarina: 2 títulos (1979 e 2014);
Qual o maior título da Chapecoense?
Considerando fatores como importância e relevância, o maior título da Chapecoense é o Brasileirão Série B de 2020. Após ter perdido quase todo o elenco em um acidente aéreo, o clube catarinense conquistou o seu primeiro título nacional em menos de quatro anos de reestruturação.
Por mais que a Chapecoense tenha sido campeã da Copa Sul-Americana em 2016, não dá para dizer que esse seja o maior título do clube. A Chape foi campeã do torneio internacional sem entrar em campo, conquistando o título em um lindo gesto.
Leia também: Copa Sul-Americana: histórico da competição, estatísticas e prognóstico para próxima edição;
Apesar da importância e relevância dos títulos da Copa Sul-Americana e da Série B do Brasileirão, pode-se dizer que o maior título da Chapecoense é o do Campeonato Catarinense de 2017.
Poucos meses após perder quase toda a delegação em um trágico acidente de avião, a Chapecoense montou um elenco em tempo recorde e conquistou o bicampeonato estadual com quatro meses de trabalho.
Qual é o maior rival da Chapecoense?
O maior rival da Chapecoense é o Avaí. Os clubes já se enfrentaram em cinco finais do Campeonato Catarinense, que terminaram com dois títulos para a Chape (1977 e 2017) e três conquistas para o Avaí (2009, 2019 e 2021).
Quantas vezes a Chapecoense foi rebaixada?
Desde que começou a participar do Campeonato Brasileiro em 2009, a Chapecoense foi rebaixada duas vezes, em 2019 e 2021.
Queda do avião em 2016
Infelizmente, é impossível contar a história da Chapecoense sem falar sobre o acidente aéreo de 2016, que resultou na morte de 71 pessoas, incluindo jogadores, membros da comissão técnica e jornalistas.
O ano de 2016 da Chapecoense começou de maneira inspirada. O clube terminou o turno do Campeonato Catarinense invicto e enfrentou o Joinville na grande final, conquistando o seu 5º título estadual ao vencer o jogo de ida e empatar o jogo de volta.
Após conquistar mais um título estadual, a Chapecoense iniciou sua trajetória na Copa Sul-Americana de 2016. Tudo começou no dia 25 de agosto, quando enfrentou o Cuiabá em jogo válido pela segunda rodada do torneio.
No jogo de ida, a Chape foi derrotada pelo Cuiabá, que venceu por 1 x 0, em casa. No jogo de volta, o clube catarinense fez a festa na Arena Condá e goleou o adversário por 3 x 0, classificando para as oitavas de final.
No caminho até a final da Copa Sul-Americana, a Chapecoense deixou para trás o Independiente (Argentina), o Junior Barranquilla (Colômbia) e o San Lorenzo (Argentino).
Com certeza, o duelo contra o San Lorenzo foi e sempre será o mais marcante. No jogo de ida, as equipes empataram em 1 a 1, na Argentina. Já no jogo de volta, na Arena Condá, a Chapecoense conseguiu uma classificação histórica repleta de atuações heróicas e defesas épicas do goleiro Danilo.
Após uma classificação histórica, a Chapecoense se preparou para disputar a final da Copa Sul-Americana. No dia 29 de novembro, toda a euforia gerada pela classificação se tornou tristeza. Uma tristeza generalizada entre todos os amantes do futebol.
Leia também: Documentários sobre futebol: as histórias por trás do esporte;
Na noite do dia 29, o avião que transportava a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados chocou-se contra um monte e caiu, ocasionando na morte de 71 pessoas.
O que aconteceu com a Associação Chapecoense de 2016 para cá
O impacto gerado pela queda do avião em 2016 foi e continua sendo imensurável. No ano seguinte ao trágico acidente, a Chapecoense conquistou o título do Campeonato Catarinense e trouxe alegria aos quebrados corações dos torcedores, que provavelmente nunca vão se recuperar completamente.
Além do título estadual, o ano seguinte ao acidente foi marcado pela estreia da Chapecoense na Copa Libertadores. Infelizmente, a campanha do clube catarinense acabou de maneira precoce, ainda na fase de grupos.
De 2016 para cá, muitos eventos marcaram a história da Chapecoense. Além do título estadual em 2017, a Chapecoense voltou a ser campeã em 2020, ano em que também conquistou o inédito título da Série B do Brasileirão.
Nesse período de reestruturação, o clube catarinense também sofreu com dois rebaixamentos no campeonato brasileiro, em 2019 e 2021.
Hoje, a Associação Chapecoense de Futebol disputa a Série B do Brasileirão. Em 2023, o clube terminou o campeonato colado na zona de rebaixamento, na 16ª colocação. Já esse ano, teve um péssimo desempenho no Campeonato Catarinense e, por outro lado, um começo razoável na segunda divisão.
Leia também: Brasileirão Série B 2024: tabela, expectativas e muito mais;
Aposte na Chapecoense na Série B do Brasileirão!
Se você acredita que a Chapecoense voltará a disputar as principais competições do futebol nacional e internacional, não deixe de apostar no time catarinense com o Mr. Jack Bet!
Com um ambiente totalmente seguro e as odds mais competitivas, o Mr. Jack é o seu parceiro ideal na hora de apostar na Chapecoense.
Nessa temporada, a Chape mostrou ser uma equipe muito regular, não é à toa que costuma sofrer a mesma quantidade de gols que marca. Com isso, considere apostar no mercado de gols nos jogos do time catarinense.
Aposte na Chapecoense com o Mr. Jack!
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.