O Fluminense é um dos maiores clubes de futebol do Brasil. Na última temporada, o Tricolor conquistou o título da Libertadores de forma inédita, encantando a todos com um futebol ofensivo e bem jogado.
Com uma trajetória rica em glórias e emoções, a história do Fluminense é marcada por muitas conquistas e muita identificação com a torcida.
Você conhece a história do Fluminense? Descubra qual é a história do Tricolor das Laranjeiras e veja quais são os principais títulos e ídolos do clube.
Linha do tempo:
Conquistando a América
Com gol marcado aos 9 minutos da prorrogação, o Fluminense faz 2×1 contra o Boca Junior e é campeão da Libertadores em jogo único no Maracanã.
Primeira conquista nos pontos corridos
Após bater o Guarani por 1×0 na última rodada, o Fluminense somou 71 pontos e foi campeão brasileiro pela primeira vez na era pontos corridos.
Conquistando a Copa do Brasil
Chegando até a final pela terceira vez em sua história, o Fluminense venceu o Brasiliense pelo placar agregado de 5×3 e foi campeão da Copa do Brasil.
Primeiro título Brasileiro
Após vencer o Palmeiras por 1×0, o Fluminense conquistou seu primeiro título do Campeonato Brasileiro.
Conquista invicta
Nesse ano o Fluminense venceu o torneio Rio-São Paulo, embrião do Campeonato Brasileiro, de forma invicta.
O que é o Fluminense Futebol Clube?
O Fluminense Futebol Clube é um dos principais times de futebol do Brasil. Fundado em 1902, o clube é um dos maiores vencedores do Campeonato Carioca, o torneio estadual do Rio de Janeiro.
Leia também: Como funciona o Campeonato Carioca? Entenda o regulamento
Quem fundou o Fluminense?
O Fluminense Football Club foi fundado por Oscar Cox, um jovem inglês filho do vice-cônsul da Inglaterra no Equador.
Assim como Charles Miller, conhecido como o pai do futebol brasileiro, Oscar Cox foi um dos grandes responsáveis pela chegada do futebol ao Brasil. Sempre que ia à Inglaterra, o jovem inglês retornava ao Brasil com novidades, como bolas e materiais esportivos.
Além de ter fundado o Fluminense, Oscar Cox foi jogador do clube. Em 1906, ele conquistou o título do Campeonato Carioca
Como foi fundado o Fluminense?
Em 1º de agosto de 1901, Oscar Cox montou um time de futebol com seus companheiros e enfrentou uma equipe formada por jogadores ingleses. Essa partida aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro. Pode-se dizer que esse jogo foi o estopim da fundação do Fluminense, que aconteceu um ano depois.
O Fluminense Football Club foi fundado em 21 de julho de 1902. Em uma reunião realizada na Rua Marquês de Abrantes, nº 51, Oscar Cox e outros 20 integrantes fundaram o Fluminense, um dos clubes de futebol mais antigos do Brasil.
Mascote do Fluminense
O mascote do Fluminense é o Guerreirinho. A ideia desse mascote surgiu após o Campeonato Brasileiro de 2009, quando o Tricolor conseguiu uma grande sequência de resultados que tirou o time da zona do rebaixamento, mesmo com 99% de chances matemáticas de ser rebaixado.
Após essa incrível recuperação do Fluminense, a torcida apelidou o clube de “Time de Guerreiros”. No ano seguinte, o Tricolor foi campeão do Brasileirão, o que fez a fama do time de guerreiros se consolidar.
Originalmente, o Guerreirinho não foi o primeiro mascote do Fluminense. Idealizado pelo cartunista argentino Lorenzo Molas, que desenhou os mascotes de vários clubes cariocas, o primeiro mascote do Fluminense foi O Cartola. Ele simbolizava os aristocratas cariocas, ou seja, os torcedores ilustres e famosos do Tricolor das Laranjeiras.
Estádio do Fluminense
Apesar de mandar seus jogos no Maracanã, o Fluminense tem um estádio para chamar de seu: o Estádio de Laranjeiras. Antes de ser um estádio, o local era chamado de Campo da Rua Guanabara, mas popularmente conhecido como Campo das Laranjeiras.
Nele, aconteceu o primeiro jogo da história da Seleção Brasileira, em 1914. Na ocasião, o Brasil venceu o Exeter City em um amistoso pelo placar de 2×0. Cinco anos depois a esse amistoso, foi erguido o Estádio de Laranjeiras, em 1919.
Com a inauguração de sua nova casa, o Fluminense construiu o primeiro estádio de cimento da América Latina. Por muitos anos, o Estádio de Laranjeiras foi sede de inúmeros campeonatos internacionais, como o Campeonato Sul-Americano de Seleções, Copa América e Jogos Pan-Americanos.
O estádio do Fluminense está marcado na história da Seleção Brasileira. Nele, o Brasil nunca perdeu um jogo. Ao todo, foram 18 jogos da seleção entre 1914 e 1918. Entre eles, a final da Copa Rio Branco contra o Uruguai, em 1931, que terminou com vitória brasileira de 3×2.
Títulos do Fluminense
Em seus pouco mais de 122 anos de história, o Fluminense conquistou uma série de títulos importantes. Desde os campeonatos estaduais, até as competições nacionais e internacionais. O Tricolor é o segundo maior campeão carioca, com 33 títulos.
Títulos internacionais do Fluminense
Os títulos internacionais do Fluminense foram conquistados recentemente. No ano passado, o Tricolor foi campeão da Libertadores, conquistando o primeiro título internacional de sua história. Já nesta temporada, o clube venceu a Recopa Sul-Americana.
Além dos títulos internacionais oficiais, o Fluminense possui outras conquistas amistosas a nível internacional, como:
- Torneio Internacional de Verão (1973);
- Copa Viña del Mar (1976);
- Torneio de Paris (1976 e 1987);
- Troféu Teresa Herrera (1977);
- Torneio de Seul (1984);
- Copa Kirin (1987);
- Torneio de Kiev (1989).
A conquista da primeira Libertadores
Na última temporada, a história do Fluminense ganhou um capítulo importantíssimo, talvez o mais importante de todos. Com Fernando Diniz, Germán Cano, John Kennedy e companhia, o Fluminense foi campeão da Copa Libertadores 2023, conquistando assim o título inédito da competição.
Leia também: Fernando Diniz: conheça a carreira do treinador do Fluminense e da Seleção
Após ver os principais rivais conquistando o título da Libertadores, o Fluminense passou anos tentando conquistar a Glória Eterna. Em 2008, o Tricolor perdeu a final da competição para a LDU, do Equador. Até o ano passado, essa tinha sido a única vez que o Fluminense chegou em uma final de Libertadores.
A campanha de campeão da Libertadores 2023 não foi fácil. O Fluminense terminou a fase de grupos na liderança do grupo D. Porém, com apenas 10 pontos, a mesma pontuação do segundo colocado River Plate. No primeiro confronto entre as equipes, o Fluminense goleou o time argentino por 5×1.
No mata-mata, o Fluminense enfrentou Argentinos Júniors, Olimpia e Internacional. O Tricolor chegou à final da competição sem perder nenhum jogo eliminatório, mostrando que tinha tudo para ser o grande campeão da Libertadores.
Na grande final, em pleno Maracanã, após um jogo muito disputado, o Fluminense venceu o Boca Juniors com um gol de John Kennedy aos 99 minutos, já na prorrogação.
Confira como foi a campanha do Fluminense na Libertadores 2023:
- Sporting Cristal 1 x 3 Fluminense (05/04);
- Fluminense 1 x 0 The Strongest (18/04);
- Fluminense 5 x 1 River Plate (02/05);
- The Strongest 1 x 0 Fluminense (25/05);
- River Plate 2 x 0 Fluminense (07/06);
- Fluminense 1 x 1 Sporting Cristal (27/06);
- Argentinos Juniors 1 x 1 Fluminense (01/08);
- Fluminense 2 x 0 Argentinos Juniors (08/08);
- Fluminense 2 x 0 Olimpia (24/08);
- Olimpia 1 x 3 Fluminense (31/08);
- Fluminense 2 x 2 Internacional (27/09);
- Internacional 1 x 2 Fluminense (04/10);
- Boca Juniors 1 x 2 Fluminense (04/11).
Leia também: Qual time tem mais libertadores: quem tem mais taças da competição
Quantos títulos mundiais têm o Fluminense?
O Fluminense não tem nenhum título mundial. Na última temporada, após vencer a Libertadores pela 1ª vez em sua história, o Fluminense enfrentou o Manchester City na final do Mundial de Clubes e foi goleado por 4×0.
Títulos nacionais do Fluminense
A história do Fluminense está marcada por uma série de conquistas nacionais. O clube é tetracampeão brasileiro (1970, 1984, 2010 e 2012) e tem um título da Copa do Brasil (2007).
Fluminense foi campeão nacional pela última vez em 2012, ao ser campeão do Campeonato Brasileiro – Reprodução/André Durão.
Além desses títulos, o Fluminense também conquistou outros torneios nacionais, como a Copa Rio de 1952, a Primeira Liga de 2016 e o Torneio Rio/São Paulo, em 1940, 1957 e 1960.
Principais ídolos do Fluminense
Ao longo das décadas, o Fluminense teve uma série de jogadores que caíram nas graças da torcida e até mesmo ganharam a alcunha de ídolos. Em seu site oficial, o clube carioca lista uma série de jogadores que se tornaram ídolos do Tricolor da Laranjeiras.
Entre os principais ídolos do Fluminense, destacam-se nomes bem conhecidos do futebol brasileiro, como Fred, Romário, Roberto Rivelino, Gérson, Carlos Alberto Torres, Renato Gaúcho, Deco, Thiago Neves, Thiago Silva e Ricardo Gomes.
Com certeza, um dos maiores ídolos do Tricolor é Waldo. Ele foi jogador do clube por sete temporadas e marcou 319 gols, sendo o maior artilheiro do Fluminense em toda a história.
Confira a seguir quais são os principais ídolos do Fluminense:
- Agostinho Fortes Filho (Fortes);
- Emmanuel Coelho Netto (Mano);
- Marcos Cláudio Philippe Carneiro de Mendonça;
- Oswaldo Gomes;
- João Coelho Netto (Preguinho);
- Henry Welfare;
- José Carlos Guimarães (Zezé);
- Ademir Marques de Menezes;
- Altair Gomes de Figueiredo (Altair);
- Algisto Lorenzato (Batatais);
- João Ferreira (Bigode);
- Carlos Brant;
- Carlyle Guimarães Cardoso;
- Carlos José de Castilho (Castilho);
- Waldir Pereira (Didi);
- Benedito Custódio Ferreira (Escurinho);
- Hércules de Miranda;
- Jair Marinho de Oliveira Júnior;
- Arthur Machado;
- Orlando de Azevedo Viana (Orlando Pingo de Ouro);
- Pedro Amorim Duarte;
- Píndaro Possidente Marconi;
- João Batista Carlos Pinheiro (Pinheiro);
- Francisco Rodrigues (Rodrigues);
- Romeu Pellicciari;
- Adolpho Milman (Russo);
- Telê Santana da Silva;
- Elba de Pádua Lima (Tim);
- Waldo Machado da Silva;
- Benedito de Assis da Silva (Assis);
- Cláudio Ibrahim Vaz Leal (Branco);
- Carlos Alberto Torres;
- Wanderley Alves de Oliveira (Delei);
- Denílson Custódio Machado;
- Narciso Horácio Doval;
- Edino Nazareth Filho (Edinho);
- Félix Mielli Venerando;
- Flávio Almeida da Fonseca (Flávio Minuano);
- Gérson de Oliveira Nunes (Gérson);
- Gilberto Alves (Gil);
- Jandir Bugs;
- Luiz Ribeiro Pinto Neto (Lula);
- Antônio Monfrini Neto (Manfrini);
- Marco Antônio Feliciano (Marco Antônio);
- Paulo Cezar Lima (Paulo Cezar Caju);
- Paulo Victor Barbosa de Carvalho (Paulo Victor);
- Carlos Alberto Gomes (Pintinho);
- Ricardo Gomes Raymundo (Ricardo Gomes);
- Roberto Rivellino;
- Júlio César Romero Insfran (Romerito);
- Wilson Gomes (Samarone);
- Washington César Santos;
- Darío Leonardo Conca;
- Ânderson Luís de Souza (Deco);
- Ézio Leal Moraes Filho;
- Frederico Chaves Guedes (Fred);
- Marco Aurélio de Oliveira (Marcão);
- Renato Portaluppi (Renato Gaúcho);
- Roger Machado Marques (Roger);
- Romário de Souza Faria;
- Thiago Emiliano da Silva (Thiago Silva);
- Thiago Neves Augusto (Thiago Neves);
- Diego Cavalieri.
Melhores elencos da história do Fluminense
O Fluminense teve muitos elencos marcantes ao longo de sua história. Com certeza, um dos melhores elencos da história do clube é o de 1970, que conquistou o título inédito do Campeonato Brasileiro. O time titular do Fluminense era formado por Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denílson e Didi; Cafuringa, Flávio Minuano (Mickey), Samarone e Lula.
Leia também: Qual a história do Brasileirão Série A? Veja como surgiu, os formatos usados e os campeões
Ainda na década de 1970, o Fluminense teve outro elenco que entrou para a história do clube, apesar de não ter conquistado títulos tão expressivos quanto o time que foi campeão brasileiro. Em 1975/76, o Tricolor das Laranjeiras tinha um elenco recheado de jogadores de alto nível, tanto que ficou conhecido como “Máquina Tricolor”.
Nessa época, o time base do Fluminense era formado por: Renato, Pintinho, Carlos Alberto Torres, Edinho, Rubens Gálaxe, Rodrigues Neto, Gil, Cléber, Doval, Rivellino e Dirceu. Esse elenco recheado de estrelas foi bicampeão carioca (1975 e 1976), além de ter conquistado o vice-campeonato estadual em 1977 e alguns torneios amistosos internacionais, Copa Viña del Mar e Torneio de Paris, ambos em 1976.
Anos mais tarde, já na década de 1980, o Fluminense montou um dos melhores elencos de sua história, que viria a ser novamente campeão brasileiro, em 1984. O Tricolor venceu o Campeonato Brasileiro com um elenco base formado por: Paulo Victor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Deley, Romerito e Assis; Washington e Tato.
Vale destacar que esse elenco do Fluminense também foi tricampeão carioca em 1983, 1984 e 1985, acabando com a hegemonia do maior rival Flamengo.
Muitos elencos do Fluminense se destacaram ao longo da história do clube, seja pelos títulos conquistados ou pelo futebol apresentado. Esse é o caso do atual elenco do clube, que conquistou o título inédito da Copa Libertadores, em 2023.
Apesar de não ter jogadores tão bons quanto outros que passaram pelo clube, como Rivellino, Fred, Gérson e Carlos Alberto, o elenco atual do Fluminense possui muitos bons jogadores, que colocaram seus nomes na história do clube. Na conquista do título inédito da Libertadores, o elenco do Fluminense era formado por: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo, Marcelo; Martinelli, André, Ganso; John Arias, Keno, Germán Cano.
Leia também: Palmeiras, Fortaleza e Fluminense entre os melhores clubes do mundo
Por que o Fluminense é conhecido como Tricolor Carioca?
O Fluminense surgiu usando uniformes nas cores cinza e branco. O clube usou essas cores por dois anos, até 1904, quando a falta de tecido cinza fez com que houvesse uma mudança nos uniformes. Dessa forma, o Fluminense passou a usar uniformes com três cores: verde, branco e grená.
Com a instauração das três cores, o Fluminense passou a ser conhecido como Tricolor Carioca.
Por que o Fluminense é conhecido como pó de arroz?
A história do pó de arroz está totalmente relacionada com Carlos Alberto, um dos jogadores do Fluminense em 1914. Desde os seus tempos de jogador do América, Carlos Alberto costumava passar um talco na pele após fazer a barba, assim como a maioria dos homens na época.
Por conta disso, a torcida começou a chamá-lo de “pó de arroz”, quando ele se tornou jogador do Fluminense e enfrentou o ex-clube. Hoje, o pó de arroz se tornou um dos maiores, se não o maior símbolo da torcida
Por que o Fluminense se chama Fluminense?
Não há muito segredo sobre a origem do nome Fluminense. No Rio de Janeiro, o termo é usado para se referir aos nativos do Estado do Rio de Janeiro.
Parcerias e patrocinadores
Os patrocinadores oficiais do Fluminense são:
- Umbro;
- Superbet;
- Frescatto;
- TIM;
- Univassouras;
- TNT;
- Brahma;
- Zinzane;
- Orthopride;
- Leve Saúde;
- Brasas English Course.
Já os parceiros oficiais do clube são:
- Puri;
- RenTV;
- Telecall;
- TopOn;
- Formação de Atletas (CBC);
- Footlink;
- Colégio Força Máxima;
- Prata.
Aposte no Fluminense com o Mr. Jack!
Agora que você conhece a história do Fluminense, está esperando o que para apostar nos jogos do atual campeão da Libertadores?
Se você quer apostar nos jogos do Fluminense com segurança e odds competitivas, não deixe de contar com as vantagens do Mr. Jack!
Com um atendimento ao cliente 24h, o Mr. Jack oferece muitas opções de apostas esportivas e jogos de cassino para você se divertir. Tudo isso em um ambiente seguro e com muita qualidade!
Aposte no Fluminense no Mr. Jack!
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.