Torcida do Internacional em arquibancada de estádio lotado durante partida de futbol.

História do Internacional: veja os ídolos, títulos expressivos e mais

O Sport Clube Internacional foi fundado em 4 de abril de 1909, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Surgiu da iniciativa de jovens da cidade que buscavam praticar o esporte e competir em torneios locais. Confira a história completa!

Jéssica Rigon
Publicado em 27/04/2024
Leitura: 13 min

Última atualização: 26/04/2024 18:34:00

A história do Internacional está marcada por uma série de títulos expressivos, ídolos inesquecíveis e momentos que marcaram o futebol, tanto nacional quanto internacionalmente. O Colorado é um dos maiores clubes do futebol brasileiro e possui uma trajetória recheada de conquistas e glórias.

Conheça a história do Internacional, desde a fundação do clube até as maiores conquistas e títulos expressivos.

Linha do tempo do Internacional

clt compact preloader
2010
2010

Bicampeão continental

Após vencer o Chivas Guadalajara pelo placar agregado de 5×3, o Internacional foi campeão da Libertadores pela segunda vez em sua história.

2006
2006

Campeão do Mundo

Após vencer a Libertadores contra o São Paulo pelo placar agregado de 4×3, o Internacional foi disputar o Mundial de Clubes contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Em jogo disputado, o Internacional conseguiu marcar um gol faltando 8 minutos para o fim da partida, e venceu o jogo por 1×0, se sagrando campeão mundial.

1979
1979

Tricampeão nacional

Com placar agregado de 4×1 o Internacional venceu os dois jogos contra o Vasco da Gama e foi pela terceira vez campeão do Campeonato Brasileiro.

1975
1975

Primeiro título nacional

Após vencer o Cruzeiro por 1×0 na final, o Internacional conquistou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história.

1948
1948

O “Rolo Compressor”

Entre 1940 e 1948 o Internacional montou um time que ficou conhecido como “Rolo Compressor”, vencendo 8 Campeonatos Gaúchos em 9 anos.

O que é o clube Sport Club Internacional

O Sport Club Internacional, popularmente conhecido como apenas Internacional, é um dos maiores clubes poliesportivos do Brasil. Localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o Internacional tem um dos maiores times de futebol do país, que conquistou uma série de títulos históricos desde a sua fundação.

Quem fundou o Internacional?

Pode-se dizer que a história do Internacional é uma história de família. Em 04 de abril de 1909, três irmãos se juntaram para fundar o clube: Henrique Poppe Leão, Luiz Madeira Poppe e José Eduardo Poppe. Eles haviam chegado ao Brasil no ano anterior, em uma época em que o futebol estava crescendo cada vez mais no país.

História da fundação do Internacional

A história do Internacional está associada à integração de povos de diferentes nacionalidades. Não é à toa que o clube leva o “internacional” em seu nome. Na época em que foi fundado, o Internacional fez diferente da maioria dos clubes, que aceitavam apenas descendentes de alemães, e foi receptivo com pessoas de diversas etnias.

Os irmãos responsáveis por fundarem o Internacional não moravam em Porto Alegre. Eles se transferiram de São Paulo para a capital gaúcha em 1901, encontrando dificuldades para praticar futebol, já que a maioria dos times gaúchos aceitavam apenas jogadores com descendência alemã.

Em 04 de abril de 1909, os três irmãos Poppe decidiram fundar o Sport Club Internacional. O nome foi escolhido para homenagear o 1º Sport Club Internacional do Brasil, clube paulista fundado em 1899.

Qual o mascote do Internacional?

É impossível falar da história do Sport Club Internacional sem falar do seu mascote oficial, o Saci-Pererê. Em 1918, nove anos após a fundação do clube, Monteiro Lobato publicou o livro “O Saci-Pererê; resultado de um inquérito”. Mal sabia o autor que o seu personagem se tornaria um símbolo tão importante para a história do Colorado.

Em 1950, surgiu a figura do “Negrinho”, que anos mais tarde viria a se tornar o Saci. Essa figura do jovem negro malandro teve suas primeiras aparições na Folha Desportiva e no jornal A Hora.

Sob a premissa de enganar os adversários com dribles e travessuras, o Saci-Pererê foi diretamente associado ao Internacional em 1960. Em uma revista publicada na época, que recebu o nome “O Sacy”, a figura do jovem negro travesso figurava nas flâmulas, nos cartus e até mesmo em pequenas estatuetas do clube gaúcho, que eram entregues aos atletas de destaque.

O Saci se tornou o mascote oficial do Internacional em 2016. Após décadas nos corações dos torcedores, o mascote finalmente passou a fazer parte do estatuto do clube.

Fantasia do Saci com camisa vermelha do Internacional, mascote oficial do Internacional.
O Saci é o mascote oficial do Internacional – Reprodução/Sport Club Internacional.

O estádio do Internacional sempre foi o Beira Rio?

Você sabia que o estádio do Internacional nem sempre foi o Beira-Rio? Considerado um dos estádios mais bonitos e modernos do Brasil, a casa do Colorado não é o primeiro estádio do clube.

O primeiro estádio do Internacional foi o Estádio dos Eucaliptos. Inaugurado em 1931 sob o nome Estádio Ildo Meneghetti, esse antigo estádio do Internacional teve como jogo inaugural um GreNal, que terminou com uma vitória de goleada do Colorado por 3×0 para cima do maior rival.

Antigo estádio dos Eucaliptos, primeira casa do Internacional, visto do alto em preto e branco.
O Estádio dos Eucaliptos foi a primeira casa do Internacional, que viria a construir o Estádio Beira-Rio mais de 30 anos depois – Reprodução/Sport Club Internacional,

Leia mais: Clássico Grenal: apostas e emoções no confronto intenso entre Grêmio e Internacional

Após quase quatro décadas (38 anos) mandando os seus jogos no Estádio dos Eucaliptos, o Internacional percebeu que o tamanho do estado não acompanhava o tamanho do clube. Dessa forma, o Colorado inaugurou o Estádio José Pinheiro Borda, popularmente conhecido como Estádio do Beira-Rio, em 6 de abril de 1969, dois dias após o aniversário de 60 anos do clube.

A partida inaugural do novo estádio do Internacional foi emblemática. Ao invés de enfrentar o maior rival Grêmio, o Colorado jogou contra o Benfica de Eusébio, um dos maiores jogadores da história do futebol português. Para a alegria dos torcedores colorados, o Internacional venceu o Benfica por 2 x 1.

Elenco do Internacional enfileirado antes de seu primeiro jogo no Estádio Beira-Rio em 1969.
Internacional venceu o Benfica por 2 x 1 no jogo de inauguração do Estádio Beira-Rio, em 1969 – Reprodução/Sport Club Internacional.

Quais são os títulos do Internacional?

O Internacional é um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro. Ao longo de sua história, o clube gaúcho conquistou praticamente todos os títulos possíveis, incluindo torneios regionais, como o do Campeonato Metropolitano de Porto Alegre, e títulos internacionais, como o Mundial de Clubes da FIFA.

Em Porto Alegre, o Internacional se destaca como o maior campeão gaúcho. Ao todo, são 45 troféus estaduais conquistados pelo Colorado. Além disso, o clube ainda possui outras conquistas a nível estadual, como Recopa Gaúcha, Copa Gaúcha, Copa FPF, entre outros.

Leia mais: Campeonato Gaúcho 2024: análise e expectativas para o Gauchão

Confira a seguir os títulos do Internacional:

Títulos internacionais 

Um clube chamado Sport Club Internacional não poderia deixar de ter conquistas internacionais, não é mesmo? Considerando apenas torneios oficiais, são 6 os títulos internacionais do Internacional:

  • Copa Libertadores: 2 (2006 e 2010);
  • Mundial de Clubes: 1 (2006);
  • Copa Sul-Americana: 1 (2008);
  • Recopa Sul-Americana: 2 (2007 e 2011);
  • Copa Suruga Bank: 1 (2009).

 

Leia mais: Copa Sul-Americana: histórico da competição, estatísticas e prognóstico para próxima edição

Títulos nacionais

Apesar de não ser um dos maiores campeões nacionais, o Colorado possui grandes conquistas a nível nacional no Brasil. Confira os títulos nacionais do Internacional:

  • Campeonato Braisleiro: 3 (1975, 1976 e 1979);
  • Copa do Brasil: 1 (1992);
  • Torneio Heleno Nunes*: 1 (1984).

 

*Em 1984, a Federação Paulista de Futebol (FPF) organizou um torneio com 10 times que não haviam se classificado para a 3ª fase do Campeonato Brasileiro. Com chancela da CBF, o Torneio Heleno Nunes foi vencido pelo Internacional.

Quais são os principais ídolos do Internacional?

Muitos jogadores marcaram a história do time Internacional de Porto Alegre ao longo dos mais de 115 anos de história do clube. Em seu site oficial, o Colorado possui uma página destinada aos seus maiores ídolos, que encantaram a torcida com grandes conquistas e momentos emblemáticos dentro de campo.

Confira quais são os principais ídolos do Internacional:

  • D’Alessandro;
  • Falcão;
  • Fernandão;
  • Benitez;
  • Gamarra;
  • Fabiano;
  • Escurinho;
  • Clemer;
  • Manga;
  • Adriano Gabiru;
  • Caçapava;
  • Kluwe;
  • Abel Braga;
  • Rubens Minelli;
  • Teté;
  • Valdomiro;
  • Ênio Andrade;
  • Claudiomiro;
  • Figueroa;
  • Larry;
  • Tesourinha;
  • Carlitos;
  • Bodinho;
  • Índio.

Quais foram os melhores elencos da história do Internacional?

A história do time do Internacional está marcada por grandes elencos que colocaram seus nomes no hall da fama do clube gaúcho. Desde a fundação do Internacional em 1909, foram muitos os jogadores que se destacaram dentro de campo, conquistando tanto a admiração da torcida, quanto os principais troféus do futebol.

Com certeza, um dos melhores elencos da história do Internacional foi o da década de 1940, que ficou conhecido como “Rolo Compressor”. Em 1938, um ano após o futebol se tornar profissional em Porto Alegre, o Colorado aplicou uma das maiores e mais humilhantes goleadas da história do GreNal: 11 x 0 para cima do rival Grêmio.

Elenco do Internacional conhecido como "Rolo Compressor" enfileirado em gramado do jogo.
O “Rolo Compressor” Colorado, um dos melhores elencos da história do Internacional – Reprodução/Sport Club Internacional.

Leia mais: Internacional faz a maior goleada do Brasileirão: 7 a 1 contra o Santos

A década de 1940 estará para sempre marcada na história do Internacional. Com o seu famoso elenco “Rolo Compressor”, o Colorado promoveu uma supremacia no futebol do Rio Grande do Sul. Entre 1940 e 1950, foram 9 títulos do Campeonato Gaúcho, todos eles conquistados de forma invicta.

Ao longo dos anos, esse elenco do Internacional passou por diversas modificações. Pode-se dizer que o elenco mais marcante dessa época foi o de 1942, que era formado por Ivo Winck, Nena, Alfeu, Assis, Ávila, Abigail, Tesourinha, Russinho, Rui, Vilalba e Cartilos. Esse último é o maior artilheiro da história do Internacional com 485 gols.

Na década de 1970, surge o que seria um dos melhores elencos da história do Internacional, se não o melhor de todos. Após a inauguração do Estádio Beira-Rio em 1969, o Clube do Povo passou a ocupar um patamar jamais alcançado por um clube gaúcho: o de Campeão Brasileiro.

Elenco do Internacional de 1970 enfileirado e ajoelhado em estádio antes da partida.
O Internacional foi tricampeão do Campeonato Brasileiro na década de 1970 – Reprodução/Sport Club Internacional.

Com um elenco recheado de estrelas, como Falcão, Valdomiro, Figueroa, Jair, Carpegiani e muitos outros craques da história do Internacional, o Colorado foi campeão do Campeonato Brasileiro três vezes, em 1975, 1976 e 1979. Nessa última conquista, foi campeão de forma invicta, algo que nunca havia acontecido e nunca mais aconteceu.

Leia mais: Qual a história do Brasileirão Série A? Veja como surgiu, os formatos usados e os campeões

Além dos títulos do Campeonato Brasileiro, esse elenco do Internacional também conquistou incríveis 8 campeonatos estaduais. Entre 1969 e 1978, foram 9 títulos do Campeonato Gaúcho, sendo os oito primeiros um octacampeonato. Até hoje, nenhum outro clube conseguiu igualar o feito do Colorado.

Décadas após esse elenco incrível, o Internacional voltou a ter um time histórico nos anos 2000. Pode-se dizer que o Colorado foi o principal clube do futebol brasileiro na primeira década (2001 – 2010), já que conquistou nada mais, nada menos do que duas taças da Copa Libertadores e uma do Mundial de Clubes.

Elenco do Internacional festejando título do Mundial de Clubes de 2006 com Fernandão levantando a taça.
Fernandão levanta a taça do Mundial de Clubes de 2006, após o Internacional vencer o Barcelona – Reprodução/Sport Club Internacional

Após anos tentando conquistar o troféu mais importante do continente, algo que o seu maior rival já havia conseguido duas vezes, o Internacional finalmente conseguiu ser campeão da Libertadores em 2006.

Com certeza, o time campeão da América é um dos melhores elencos da história do Sport Club Internacional. Entre os nomes desse elenco de 2006, destacam-se Índio, Fabiano Eller, Jorge Wagner, Clemer, Fernandão, Alex, Tinga, Perdigão, Rafael Sóbis, Iarley, Renteria, Léo, Mossoró, Bolívar, entre outros.

Elenco do Internacional de 2006 comemorando título da Libertadores junto da torcida no estádio.
Internacional foi campeão da Libertadores pela primeira vez em 2006, após vencer o atual campeão São Paulo – Reprodução/Sport Club Internacional.

Leia mais: Qual time tem mais libertadores: quem tem mais taças da competição

Com esse mesmo elenco, o Internacional fez história novamente. Dessa vez, conquistando o troféu do Mundial de Clubes ao vencer o Barcelona por 1 x 0. Na época, o time espanhol era formado por inúmeros craques, como Ronaldinho Gaúcho, Andres Iniesta, Xavi, Zambrotta, Deco, Carles Puyol, entre outros.

Pouco anos após esse feito histórico, o Internacional voltou a conquistar um torneio internacional, ao ser bicampeão da Libertadores em 2010. O elenco do Colorado contava com muitos nomes que já haviam feito história em 2006, além de outros jogadores históricos, como D’Alessandro, Guiñazu, Sandro, Kleber, entre outros.

Na época, a final da Libertadores ainda era disputada em jogos de ida e volta. Para conquistar o seu bicampeonato, o Internacional precisou superar o Chivas Guadalajara, do México. Para a alegria dos torcedores colorados, o Clube do Povo venceu ambas as partidas e conquistou o título da Copa Libertadores de 2010.

Time do Internacional de 2010 levantando a taça da Libertadores e comemorando o título.
Internacional foi campeão da Copa Libertadores pela segunda vez em 2010, após vencer o Chivas Guadalajara (México) – Reprodução/Sport Club Internacional.

Por que o Internacional é conhecido como “Colorado”?

O apelido Colorado está totalmente relacionado com o samba. Na época em que o internacional foi fundado, quase todos os jovens responsáveis pela criação do clube gostavam do carnaval de rua de Porto Alegre, que era dividido entre a Sociedade Esmeralda (cores verde e branca) e os Venezianos (cores vermelha e branca).

Na votação para escolher as cores do clube, os Venezianos representavam a maioria. Dessa forma, as cores vermelha e branca foram escolhidas para representar o Sport Club Internacional.

Parcerias e patrocinadores

Os patrocinadores oficiais do Internacional são:

  • Adidas;
  • Banrisul;
  • Vero;
  • Unimed Porto Alegre;
  • Estrela Bet;
  • Marquespan Alimentos;
  • Gerdau.

Já os parceiros oficiais do Colorado são:

  • Brahma;
  • Sarandi;
  • Konami;
  • Cromotransfer;
  • Caderode.

Qual é o maior do Sul: Inter ou Grêmio?

Não é simples dizer qual é o maior time do Rio Grande do Sul. Internacional e Grêmio possuem histórias recheadas de conquistas e títulos expressivos, além de uma rivalidade impressionante. Porém, comparar os títulos de Internacional e Grêmio é uma das melhores maneiras de saber qual é o maior do Sul:

  • Mundial de Clubes: Internacional (1) x (1) Grêmio;
  • Copa Libertadores: Internacional (2) x (3) Grêmio;
  • Campeonato Brasileiro: Internacional (3) x (2) Grêmio;
  • Copa do Brasil: Internacional (1) x (5) Grêmio;
  • Campeonato Gaúcho: Internacional (45) x (43) Grêmio;
  • Recopa Gaúcha: Internacional (2) x (4) Grêmio;
  • Recopa Sul-Americana: Internacional (2) x (2) Grêmio;
  • Copa Sul-Americana: Internacional (1) x (0) Grêmio;
  • Supercopa do Brasil: Internacional (0) x (1) Grêmio.

Faça sua aposta nos jogos do Internacional com Mr. Jack

Agora que você conhece de ponta a ponta a história do Internacional, que tal acompanhar as partidas enquanto se diverte com sua aposta no Mr. Jack?

Além de contar com uma casa de apostas 100% segura, você encontra as melhores odds do mercado para os principais campeonatos do mundo.

Aposte já com Mr. Jack!

Crédito imagem destacada: Ricardosdag, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Veja nossos últimos Stories

Pular para o conteúdo