O Santos é um dos maiores clubes de futebol do Brasil e do mundo. Apesar de ter sido rebaixado para a Série B do Brasileirão na última temporada, é importante lembrar que a história do Santos FC é uma das mais fantásticas e vitoriosas do futebol brasileiro. Além de ter sido a casa do Rei Pelé, o Alvinegro Praiano se destaca pelos inúmeros títulos conquistados em seus mais de 112 anos de existência.
Você conhece a história do Santos Futebol Clube? Confira como surgiu um dos clubes mais populares e vitoriosos do Brasil.
Linha do tempo:
Primeiro rebaixamento
Após perder por 2×1 para o Fortaleza, o Santos, que já vinha em uma sequência de anos ruins no Campeonato Brasileiro, acabou rebaixado pela primeira vez na sua história.
O primeiro time a alcançar 12.000 gols
Após vencer o Botafogo-SP com gol do atacante Gabriel, o Santos se tornou o primeiro time no mundo a alcançar a marca dos 12.000 gols.
Tricampeão da América
Após vencer o Peñarol na final por 2×1, com gols de Neymar e Danilo, o Santos conquista a Libertadores pela terceira vez na sua história, e a primeira sem Pelé.
Pentacampeão consecutivo
Após vencer o Vasco por 6×1 no placar agregado em 1965, o Santos é campeão brasileiro pelo quinto ano seguido, se tornando até o hoje o detentor da maior sequência de títulos brasileiros da história.
bicampeão da América e do Mundo
O Santos vence a Libertadores por dois anos consecutivos em 1962 e 1963 e conquista os dois mundiais disputados, se tornando o primeiro time brasileiro bicampeão da América e do mundo.
Leia também: O primeiro rebaixamento do Santos;
O que é o Santos Futebol Clube
O Santos Futebol Clube é uma das maiores instituições esportivas do Brasil. Fundado em 1912, o clube tem uma das histórias mais ricas do futebol brasileiro, marcada pelos títulos importantes, elencos incríveis e pela significativa contribuição para o desenvolvimento do esporte no país.
Quem fundou o Santos
A história do Santos Futebol Clube começou graças a três esportistas da cidade de Santos: Argemiro de Souza Júnior, Francisco Raymundo Marques e Mário Ferraz de Campos. Eles são os responsáveis pela fundação do clube.
Como foi fundado o Santos
O Santos foi fundado graças à iniciativa de três esportistas da cidade litorânea interessados em criar um clube destinado à prática do futebol. Eles convidaram todos aqueles interessados em participar da reunião inaugural do clube, que aconteceu no dia 14 de abril de 1912.
Essa reunião histórica que marcou a fundação do Santos Futebol Clube reuniu 39 participantes. Todos eles são considerados sócio-fundadores do clube. O grande responsável pelo nome da instituição foi Edmundo Jorge de Araújo, que sugeriu que o novo clube se chamasse Santos
No dia da fundação do Santos, ficou decidido que as cores dos uniformes seriam azul e branco, com fios dourados separando-as. No ano seguinte, por sugestão de Paulo Peluccio, os uniformes passaram a ter camisas listradas de branco e preto, e calções brancos.
Mascote do Santos
O mascote do Santos é a Baleia. De acordo com o Estatuto Social de 2011, o animal é o mascote oficial do clube. Em seus jogos na Vila Belmiro, o Santos costuma ter dois mascotes: Baleinha e Baleião. Eles são amados pelos torcedores e são um dos grandes símbolos da torcida santista.
Títulos do Santos
A história do Santos FC é marcada por títulos. Há anos, o clube se destaca como um dos maiores clubes de futebol do Brasil, apesar da recente seca de títulos e do rebaixamento para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. Além de conquistas nacionais e internacionais, o Santos possui 22 títulos do Paulistão, 5 títulos do Torneio Rio-São Paulo e a Copa Paulista de 2004.
Leia também: Qual a história do Brasileirão Série A? Veja como surgiu, os formatos usados e os campeões;
Confira os títulos nacionais e internacionais do Santos a seguir:
Títulos internacionais do Santos
Ao falar de títulos internacionais, é impossível não pensar na história do Santos. O clube foi o primeiro time do Brasil a ser campeão da Libertadores e do Mundial. Em 1962 e 1963, o Alvinegro de Pelé e companhia encantou a América e o Mundo com o seu futebol bem jogado e com os incríveis títulos conquistados.
Ao todo, o Santos possui 8 títulos internacionais:
- Copa Libertadores: 3 títulos (1962, 1963 e 2011);
- Mundial de Clubes: 2 títulos (1962 e 1963);
- Recopa dos Campeões Intercontinentais: 1 título (1968);
- Copa Conmebol: 1 título (1998);
- Recopa Sul-Americana: 1 título (2012);
Títulos nacionais do Santos
Assim como é forte internacionalmente, o Santos não desaponta quando o assunto é o futebol brasileiro. Além de ser um dos maiores campeões do Brasileirão, com 8 títulos conquistados (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004), o Time da Vila também possui uma Copa do Brasil, vencida em 2010.
Leia também: Ranking atualizado dos maiores campeões do Brasileirão Série A;
Principais ídolos do Santos
Existem muitos jogadores que se tornaram ídolos do Santos, seja pelos títulos conquistados, amor à camisa, identificação com a torcida ou pelo que representavam dentro de campo. Com certeza, o maior ídolo do Santos é Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Em seu site oficial, o Santos FC possui uma página dedicada a homenagear os seus principais ídolos. Entre eles, destacam-se:
- Pelé;
- Pepe;
- Coutinho;
- Mengálvio;
- Clodoaldo;
- Carlos Alberto;
- Neymar Jr.;
- Araken Patusca;
- Ary Patusca;
- Serginho Chulapa;
- Elano;
- Fábio Costa;
- Gilmar;
- Manga;
- Zito;
- Robinho.
O Santos de Pelé
É impossível falar sobre os principais ídolos do Santos sem falar de Pelé. Na verdade, é impossível falar sobre o Santos sem pensar no Rei do Futebol. Em seus quase 20 anos como jogador do Peixe, Pelé mudou a forma de se jogar futebol e entrou para a história com todos os títulos conquistados e mais de mil gols marcados na carreira. Inclusive, é até hoje o único jogador a ser campeão da Copa do Mundo três vezes.
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi jogador do Santos entre 1956 e 1974. Nascido em Três Corações, Minas Gerais, o futuro ídolo santista começou a jogar bola quando se mudou para Bauru, cidade do interior de São Paulo. Lá, ele se tornou atleta do Bauru Atlético Clube, se transferindo para o Santos em 1956, após ter impressionado o técnico do Santos na época, o Lula (Luís Alonso Pérez).
Pelé assinou o seu primeiro contrato de jogador profissional em junho de 1956, tornando-se atleta do Santos Futebol Clube. Com apenas 15 anos, ele fez sua estreia contra o Corinthians de Santo André e marcou um gol. Mal sabia Pelé que esse gol seria o primeiro de mais de mil que ele marcaria em sua carreira. E mal sabiam os torcedores do Santos que esse jovem de 15 anos seria o maior ídolo da história do futebol.
Desde a sua estreia pelo Santos em 1956, Pelé passou a encantar a todos com sua habilidade excepcional e, é claro, pela facilidade em fazer gols. Foram quase 20 anos defendendo as cores santistas e dividindo o gramado com outros grandes jogadores de futebol, como Pepe e Coutinho. Com eles, Pelé formou um dos melhores trios de ataque da história do futebol mundial.
Em 1958, Pelé venceu o seu primeiro título pelo Santos ao ser campeão do Campeonato Paulista. Essa conquista foi apenas a 1ª das outras 26 que ainda estariam por vir. Enquanto jogador do Santos, Pelé transformou o modo de jogar de bola e levou o futebol brasileiro a patamares internacionais, conquistando duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes seguidos, em 1962 e 1963.
A imponência do clube santista era tanta, que esse elenco vitorioso ficou conhecido como “O Santos de Pelé”. Só entre os anos 1960 e 1969, foram 23 títulos conquistados por Pelé e companhia. Em apenas uma década, O Santos de Pelé conquistou mais da metade dos títulos oficiais do clube, que hoje possui 45 troféus oficiais.
Confira todos os títulos conquistados pelo Santos de Pelé:
- Campeonato Brasileiro: 6 títulos (1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968);
- Copa Libertadores: 2 títulos (1962 e 1963);
- Mundial de Clubes: 2 títulos (1962 e 1963);
- Campeonato Paulista: 10 títulos (1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969 e 1973);
- Torneio Rio-São Paulo: 3 títulos (1959, 1963 e 1964);
- Recopa dos Campeões Intercontinentais: 1 título (1968).
Melhores elencos da história do Santos
Ao longo de seus mais de 112 anos de história, o Santos teve uma série de elencos vitoriosos, que além de conquistarem os principais títulos do esporte, também conquistaram o amor e respeito dos torcedores, até mesmo daqueles de torcidas rivais. Esse é o caso do Santos de Pelé, um dos melhores elencos da história do Santos. No caso, o melhor!
Leia também: Rei Pelé: uma homenagem ao maior jogador de todos os tempos;
Como dito anteriormente, Pelé foi jogador do Santos por vários anos. Apesar disso, alguns elencos do Santos se destacaram mais que outros, mesmo que todos eles tivessem Pelé como a grande estrela do time. Esse é o caso do elenco de 1962, considerado por muitos como um dos maiores times da história do futebol.
Em 1962, o elenco base do Santos era formado por: Gilmar, Lima, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Sob o comando do técnico Lula, esse elenco do Time da Vila teve o ano perfeito, conquistando todos os principais títulos da temporada: Paulistão, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Mundial de Clubes.
40 anos depois de o Santos de Pelé fazer história, foi a vez do Santos ter um dos melhores elencos da sua história. Em 2002, o clube vinha de uma seca de títulos de grande expressão que já durava quase 18 anos. O último grande título do Time da Vila havia sido o Paulistão de 1984.
Com grandes atuações de Diego e Robinho, formados nas categorias de base do Time da Vila, o Santos foi campeão do Brasileirão de 2002 com um elenco base formado por: Fábio Costa; Michel, Preto, Alex Pinho, Léo, Paulo Almeida, Renato, Elano, Diego, Robinho e Alberto.
Entre 2002 e 2004, o Santos teve um dos melhores elencos de sua história, principalmente tratando-se de futebol jogado. Nesse período, o Time da Vila conquistou dois títulos de Campeonato Brasileiro (2002 e 2004) e um vice-campeonato. Apesar de não ser um elenco tão forte como o do Santos de Pelé, esse time do Santos do início dos anos 2000 entrou para a história como um dos maiores e mais vitoriosos de todos os tempos.
Pouco tempo após o Santos de Diego e Robinho brilhar, foi a vez de um novo Menino da Vila surgiu para trazer grandes títulos ao clube. Em 2011, Neymar Jr. e companhia formaram um dos melhores elencos da história do Santos FC. Após terem sido campeões da Copa do Brasil no ano passado, os jogadores do Peixe conseguiram conquistar o tão sonhado título da Copa Libertadores.
Na conquista do título internacional, o Santos tinha um elenco base formado por: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Love. Além dos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, esse elenco do Santos também foi campeão do Paulistão em 2010 e 2011.
Leia também: Elenco do Santos para temporada 2024;
Por que o Santos é conhecido como Peixe?
Por mais que tenha a baleia como mascote oficial, o Santos é conhecido como Peixe. O motivo disso se deve a uma charge publicada no jornal Ítalo Paulista (IL Pasquino Coloniale), em 1921. Na charge, havia um representando do Palestra Itália (Palmeiras) à beira-mar admirando um peixe, que representava o time do Santos.
Anos mais tarde, na década de 1930, o jornal A Gazeta Esportiva começou a ilustrar um peixe para se referir ao Santos. O surgimento da baleia para representar o Time da Vila aconteceu na década de 1950, com a ideia de ter um animal mais forte e imponente representando o clube alvinegro.
Apesar de ter a baleia como mascote oficial, o Santos é conhecido como peixe até hoje.
Parcerias e patrocinadores
Entre todos o patrocinadores do Santos, destacam-se:
- Binance;
- Umbro;
- Canção;
- Kicaldo;
- Placo Saint-Gobain;
- TekBond Saint-Gobain;
- Brahma.
Já os parceiros oficiais do clube são:
- TNT;
- Claro;
- UNISANTA;
- UNHCR ACNUR;
- Observatório da Discriminação Racial no Futebol;
- Comitê Brasileiro de Clubes;
- Analytics FC;
- YoPRO;
- American English Academy;
- World Sports;
- Paramount.
Acha que o Santos é favorito para ganhar a Série B? Aposte no Peixe com o Mr. Jack!
A história do Santos continua a ser escrita. Agora, o Time da Vila tem um novo desafio pela frente: ser campeão da Série B do Brasileirão e voltar à elite do futebol brasileiro!
Se você acredita que o Santos é o grande favorito a ganhar a Série B em 2024, não deixe de apostar nos jogos do Peixe com o Mr. Jack. Crave o resultado dos próximos jogos, quantos gols o seu time vai fazer em cada partida e muito mais!
Aproveite um ambiente totalmente confiável e seguro para fazer suas apostas no Santos, contando com as odds mais competitivas!
Aposte no Peixe com o Mr. Jack!
Crédito imagem destacada: ARQUIVO/SANTOS FUTEBOL CLUBE
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.