A história do Vasco é uma das mais bonitas do futebol brasileiro. O clube é um dos maiores e mais populares times de futebol do Brasil. Mesmo vivendo fases ruins nos últimos anos, marcadas por rebaixamentos e secas de títulos, o clube carioca tem uma das maiores torcidas do Brasil, que nunca abandona o clube nem nos piores momentos.
Conheça a história do Vasco da Gama, desde a fundação do clube até os maiores feitos e conquistas do Gigante da Colina.
Linha do tempo:
Chegada da 777
Após anos de instabilidade politica que renderam ao clube 4 rebaixamentos em sua história, o Vasco vendeu 70% dos seus direitos para 777 e retornou para a Série A depois de 2 anos ausentes.
Campeão da Copa do Brasil
Após empate em 3×3 no placar agregado, o Vasco vence o Coritiba pela regra do gol fora de casa e vence a Copa do Brasil pela primeira vez.
Primeiro tri-estadual
Após vence o Fluminense por 2×0 na final, o Vasco conquista, pela primeira vez em sua história, o Campeonato Carioca por 3 anos consecutivos.
Primeiro título nacional
Em 1974, com a liderança de Roberto Dinamite, o Vasco conquista o Campeonato Brasileiro, sendo o primeiro time carioca a erguer a taça.
Encanto mundial
No dia 14 de junho de 1957, o Gigante da Colina venceu o Real Madrid por 4×3 na final do primeiro Torneio de Paris. O campeonato é considerado extraoficial, por ser a única competição antes da década de 60 a reunir os times em uma disputa semelhante ao mundial de clubes.
Fundação do Vasco
Apesar de ser um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, saiba que o Vasco surgiu como um clube de remo. A fundação do Vasco está totalmente relacionada a esse esporte, que começou a se popularizar no país no final do século XIX como um esporte urbano e moderno, praticado por uma burguesia em ascensão.
Em um Rio de Janeiro cada vez mais tomado por clubes de remos, alguns comerciantes tiveram a ideia de criar um novo clube para praticar o esporte: o Club de Regatas Vasco da Gama.
O grande idealizador foi Henrique Monteiro, que se juntou a Luiz Rodrigues Teixeira de Sousa, Avellar Rodrigues e Lopes de Freitas para fundar o Vasco.
Além desses quatro nomes, existem outros que também são importantes na história do Vasco: Antonio Fernando Seixas, Carlos Rodrigues, Francisco Alberto da Silva, Frazão Salgueiro, Leonel Borba, João Campos e Manoel Lixa. Eles fizeram uma propaganda tão intensa do clube, que o desejo de se criar um novo clube de remo tornou-se realidade em pouco tempo.
Dessa forma, em uma reunião realizada no dia 21 de agosto de 1898, o Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado. Nessa reunião, Francisco Gonçalves Couto Junior foi eleito o 1º presidente da história do clube.
18 anos após a fundação do Vasco, em 1916, o futebol passou a fazer parte da rotina do clube, algo que os praticantes de remo não gostaram. Raul da Silva Campos, presidente vascaíno na época, decidiu reunir a colônia portuguesa do Rio de Janeiro em torno do clube, incorporando o departamento do Lusitânia Sport Club, clube de futebol formado por portugueses.
Mascote do Vasco
O mascote do Vasco é o Almirante, que simboliza o navegador português Vasco da Gama. Ele foi criado pelo chargista argentino Lorenzo Molas, que publicou uma charge com o mascote no Jornal dos Sports, em 30 de abril de 1944.
O Almirante surgiu como um personagem caracterizado pela barba, bigode, sobrepeso e falta de cabelo, adotado como mascote oficial do Vasco anos após a sua criação.
Além do Almirante, o Vasco da Gama possui outros mascotes, que marcaram a história do clube ao longo dos anos. Esse é o caso do “Dom Corvo I e Único”, mascote idealizado pelo jornalista Álvaro do Nascimento Rodrigues, em 1947, e desenhado pelo cartunista Otelo Caçador.
Recentemente (2020), em votação realizada com os sócios-torcedores, o Vasco adotou um novo mascote: o Barbosinha. Esse mascote homenageia um dos maiores nomes da história do clube, o do ex-goleiro Barbosa. Além de dar nome ao mascote, Barbosa também batiza o centro de treinamento do Vasco da Gama.
Leia também: Elenco do Vasco para 2024
Estádio do Vasco
O estádio do Vasco é o São Januário, oficialmente denominado Estádio Vasco da Gama. Inaugurado em 21 de abril de 1927, a casa do Gigante da Colina surgiu graças a grande movimentação de brasileiros e portugueses interessados em construir o maior palco do futebol nacional.
A partida inaugural de São Januário estava programada para acontecer entre Vasco da Gama e Montevideo Wanderers Fútbol Club, do Uruguai. Porém, como a federação uruguaia impediu a participação da equipe, o primeiro jogo da história do estádio aconteceu entre Vasco e Santos, que terminou com vitória paulista por 5 a 3.
O Lançamento da Pedra Fundamental do estádio do Vasco aconteceu em 6 de junho de 1926, cerca de 10 meses antes de sua inauguração. Durante o evento, ocorreu a inserção de uma espécie de cápsula do tempo no subsolo do estádio, contendo jornais, moedas e outros objetos da época.
Uma vez pronto, São Januário passou a ser o maior estádio da América do Sul, com 11 mil m² de área construída e capacidade inicial para 30 mil pessoas.
Títulos do Vasco
A história do Vasco da Gama é repleta de grandes conquistas. Apesar de não viver uma boa fase há anos, o clube carioca é um dos mais vitoriosos do futebol brasileiro. Em sua história, o Cruzmaltino foi campeão de grandes competições, como Libertadores e Brasileirão, além de ter vencido uma série de outros torneios, como campeonatos estaduais, amistosos, entre outros.
Confira a seguir os principais títulos do Vasco:
- Copa Libertadores: 1 (1998);
- Copa Mercosul: 1 (2000);
- Campeonato Sul-Americano de Campeões: 1 (1948);
- Campeonato Brasileiro: 4 (1974, 1989, 1997 e 2000);
- Copa do Brasil: 1 (2011);
- Campeonato Brasileiro – Série B: 1 (2009);
- Campeonato Carioca: 24 (1923, 1924, 1929, 1934, 1936, 1945, 1947, 1949, 1950, 1952, 1956, 1958, 1970, 1977, 1982, 1987, 1988, 1992, 1993, 1994, 1998, 2003, 2015 e 2016);
- Copa Rio: 2 (1992 e 1993);
- Taça Guanabara: 12 (1976, 1977, 1986, 1987, 1990, 1992, 1994, 1998, 2000, 2003, 2016 e 2019);
- Taça Rio: 11 (1984, 1988, 1992, 1993, 1998, 1999, 2001, 2003, 2004, 2017 e 2021);
- Torneio Rio-São Paulo: 3 (1958, 1966 e 1999).
Leia também: Como funciona o Campeonato Carioca? Entenda o regulamento
Fatos e feitos mais importantes da história do clube
O Vasco da Gama tem uma das histórias mais marcantes entre todos os clubes do futebol brasileiro. Entre os fatos e feitos mais importantes do Gigante da Colina, estão os “camisas negras”, time vascaíno de 1923 que conquistou o 1º título do Campeonato Carioca da história do clube.
Com uma campanha incrível, com 11 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, o Vasco conquistou o seu 1º título estadual. Usando um uniforme preto, o Cruzmaltino fez história com um elenco formado por alguns jogadores pretos e mulatos, quebrando um tabu na época em que o futebol ainda era amador, mas começava a ganhar uma cara profissional.
Esse elenco do Vasco fez história, não só pelo título carioca conquistado, mas também por lutar contra o racismo em um Brasil que já vinha de 35 anos desde a abolição da escravatura.
Mesmo com os demais times do futebol carioca se mobilizando contra o elenco vascaíno, formado em sua maioria por pobres e operários, o Vasco da Gama fez história e quebrou a hegemonia de clubes como Fluminense, América, Flamengo e Botafogo, que possuíam apenas jogadores brancos.
No ano seguinte, outro fato marcante aconteceu na história do Vasco. Após um ano vitorioso, o Gigante da Colina começou a receber muito ódio dos demais clubes cariocas, que decidiram criar uma organização esportiva, a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA), apenas para impedir a participação do time vascaíno nas competições.
Essa associação solicitou que o Vasco da Gama excluísse 12 jogadores do seu elenco, todos negros e operários. Recusando prontamente a solicitação da AMEA, o Vasco, por meio de seu presidente José Augusto Prestes, redigiu uma carta histórica, que ficou conhecida como “A Resposta Histórica”.
Na carta, o presidente cruzmaltino mostrou total indignação à discriminação racial sofrida pelos seus jogadores e decidiu deixar de fazer parte da AMEA, voltando a disputar torneios menores da antiga Liga Metropolitana de Desportos Terrestres.
Com essa resposta histórica, o Vasco da Gama permitiu que o futebol brasileiro fosse do povo. O clube carioca é fundamental na luta contra o racismo no esporte e, sobretudo, no Brasil na totalidade.
Graças à resistência do Cruzmaltino à discrimição e racismo, foi possível que grandes craques surgissem no futebol brasileiro, como Pelé, Garrincha, Barbosa, Didi e tantos outros.
Anos mais tarde, o Vasco da Gama entrou para a história do futebol brasileiro ao conquistar o título do Campeonato Sul-Americano de Campeões, em 1948. Essa competição foi a precursora da Copa Libertadores, que hoje é o torneio mais importante do continente. Com essa conquista, o clube carioca se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão de um torneio internacional.
Em 1974, o clube vascaíno voltou a fazer história, dessa vez em âmbito nacional. Com um elenco formado por Roberto Dinamite, Jorginho Carvoeiro e Ademir, o Vasco da Gama foi campeão do Campeonato Brasileiro, se tornando o primeiro clube carioca a ser campeão da 1ª divisão do futebol brasileiro.
Principais ídolos do Vasco
Muitos jogadores marcaram a história do time do Vasco ao longo dos anos. Nomes como Roberto Dinamite, Barbosa, Edmundo, Ademir de Menezes, Romário, Pedrinho (atual presidente do clube), Juninho Pernambucano, Mauro Galvão e Vavá são sempre lembrados com carinho pelos torcedores.
O maior ídolo do Vasco da Gama é Roberto Dinamite. Ele foi jogador do clube em 21 dos seus 22 anos de carreira profissional. Pode-se dizer que ele é a personificação do Vasco.
Não é à toa que o clube o chama de “Maior de Todos”. Além de ter o status de ídolo, Dinamite também se destaca por ser o maior artilheiro da história do Vasco e também o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols.
Em 28 de abril de 2022, o Vasco da Gama decidiu homenagear o seu maior ídolo com uma estátua em São Januário. Pelo clube, Roberto Dinamite foi campeão do Campeonato Brasileiro de 1974 e conquistou 5 títulos do Campeonato Carioca, em 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992.
A relação de Roberto Dinamite com o Vasco é definida por amor, comprometimento, respeito e conquistas. O ídolo vascaíno faleceu em 8 de janeiro de 2023, em decorrência de um tumor no intestino.
Durante a temporada, tanto no Campeonato Carioca quanto no Campeonato Brasileiro, o Vasco e sua torcida prestaram uma bela homenagem ao ídolo nos jogos em São Januário: toda vez que o cronômetro marcava 10 minutos, o telão do estádio sinalizava e os torcedores cruzmaltinos cantavam “Ah, é Dinamite”, “Ah, é Dinamite”.
Leia também: Quem foi Manoel Tobias? Conheça os títulos e a trajetória de um dos maiores jogadores de futsal do mundo
Por que o Vasco tem a história mais bonita do futebol?
Para muitos, o Vasco tem a história mais bonita do futebol pelo fato de ter lutado contra o racismo e a discriminação sofrida pelos seus jogadores. Inclusive, o clube foi um dos primeiros a abrir portas para jogadores negros no Brasil.
Qual foi o primeiro jogo da história do Vasco?
O primeiro jogo da história do Vasco aconteceu em 3 de maio de 1916, ano em que o departamento de futebol do clube foi criado. Na ocasião, o Gigante da Colina foi derrotado para o Paladino por 10 a 1, em jogo válido pela 3ª divisão da (LMDT) Liga Metropolitana de Desportos Terrestres.
Maiores artilheiros do clube
Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Vasco da Gama com 702 gols. O ídolo jogou no clube entre 1971 e 1992, com uma curta passagem pelo Barcelona entre 1979 e 1980. Em seus 21 anos como jogador vascaíno, o atacante conquistou uma série de artilharias de campeonatos e, hoje, dá nome ao troféu de artilheiro do Campeonato Brasileiro, competição em que detém o recorde de gols.
E além de Dinamite, você sabe quais são os maiores artilheiros do Vasco? Descubra a seguir:
- Roberto Dinamite: 702 gols;
- Romário: 326 gols;
- Ademir de Menezes: 301 gols;
- Pinga: 250 gols;
- Russinho: 225 gols;
- Ipojucan: 225 gols;
- Sabará: 165 gols;
- Lelé: 147 gols;
- Valdir Bigode: 143 gols;
- Edmundo: 138 gols.
Leia também: Goleiros artilheiros: os 10 mais famosos da história
Apelidos do Vasco
O Vasco da Gama possui muitos apelidos, muitos deles utilizados com carinho pelos torcedores. Entre os principais apelidos, destacam-se: Gigante da Colina, Legítimo Clube do Povo, Cruzmaltino, Gigante, Vascão, Camisas Negras, Trem-Bala da Colina, Campeão de Terra e Mar, e Time do Rei.
Parcerias e patrocinadores
Os patrocinadores e parceiros do Vasco da Gama são Zé Delivery, Brahma, BMG, Intermac Assistance, Kappa, YoPRO, Granado, Vitafor e CBC (Formação de Atletas).
Leia também: Jogadores com mais gols de falta na história: confira os 7 maiores
A mudança para clube-empresa e chegada da 777
Nos últimos anos, muitos clubes do futebol brasileiro têm optado pela transformação em SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Com essa mudança, os times passam a ser clube-empresa, ou seja, deixam de ser uma associação sem fins lucrativos e se tornam uma com viés empresarial. Esse é o caso do Vasco da Gama.
Em setembro de 2022, o Vasco acertou a venda de 70% da SAF por R$ 700 milhões para o grupo norte-americano 777 Partners. Esse grupo também é dono de outros clubes de futebol mundo afora, como Genoa (Itália), Hertha Berlin (Alemanha), Standard Liège (Bélgica), Melbourne Victory (Austrália) e Red Star (França).
Além do Vasco da Gama, muitos clubes brasileiros estão optando pela transformação em SAF com o sonho de voltarem a disputar grandes competições e conquistar títulos importantes. Porém, isso nem sempre funciona na prática, como é o próprio caso do clube vascaíno.
Desde a compra realizada pela 777 Partners, o Vasco tem sofrido muitas críticas, tanto por parte da imprensa, quanto por parte da torcida. Muito disso se deve ao fato do clube não ter se estruturado o suficiente ao ponto de voltar a ser um time competitivo. Tanto que ainda não conquistou nenhum título desde a transformação em SAF e quase foi rebaixado para a Série B do Brasileirão em 2023.
Mostre que você conhece a história do Vasco e aposte no Importa na Mr. Jack!
Agora que você conhece toda a história do Gigante da Colina, está esperando o que para começar a apostar no Vasco?
Se você quer apostar no clube com as odds mais competitivas, lembre-se de contar com o Mr. Jack, o seu parceiro ideal na hora das apostas esportivas!
Somos um site de apostas seguro e oferecemos atendimento ao cliente 24h, além de muitas opções de apostas esportivas e jogos de cassino para você aproveitar.
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.