O Esporte Clube Vitória é um dos maiores clubes de futebol do nordeste brasileiro. Atual campeão da Série B do Brasileirão e atual campeão baiano, o Leão da Barra se destaca com um dos times mais antigos do Brasil. Por mais que seja um clube de futebol, a história do Vitória não começou com a prática dessa modalidade.
O que você sabe sobre a história do Vitória? Conheça tudo sobre a fundação do clube, os principais títulos e ídolos do clube, e muito mais.
Linha do tempo:
Primeiro título nacional
Após passar alguns anos entre a Série B e C do Campeonato Brasileiro, o Vitória retornou para a elite do futebol brasileiro conquistando o título do Brasileirão Série B.
Final da Copa do Brasil
Em 2010, pela primeira vez na sua história, o Vitória chegou até a final da Copa do Brasil, onde enfrentou o Santos de Neymar, Robinho e Ganso. Após perder o primeiro jogo, na Vila Belmiro, por 2×0, o Leão chegou muito perto de conseguir o empate, ao terminar o jogo de volta vencendo por 2×1. O placar agregado terminou 3×2 para o Peixe e o Vitória ficou com o vice-campeonato.
Centenário com título
Em 1999, ano do centenário do clube, o Vitória conquistou o título baiano em cima do Bahia pelo placar agregado de 2×1, e ainda terminou o brasileirão em terceiro lugar.
Vice-campeão brasileiro
Em 1993 o Vitória chegou a final do Campeonato Brasileiro, eliminando times como Santos, Flamengo e Corinthians no caminho, mas acabou vencido pelo Palmeiras pelo placar agregado de 3×0.
Estreia no Campeonato Brasileiro
Em 1972 o Vitória disputou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história, terminando em vigésimo lugar entre 26 times. Apesar da campanha tímida, o time realizou um grande feito ao vencer o Santos de Pelé por 1×0.
O que é o Esporte Clube Vitória
O Esporte Clube Vitória é uma das maiores instituições esportivas do Brasil. Fundado em 1899, o clube baiano é um dos maiores campeões do futebol nordestino. Inclusive, é o atual campeão do Campeonato Baiano e da Série B do Campeonato Brasileiro. O Vitória protagoniza uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro com o Bahia. Juntos, os clubes fazem o famoso clássico Ba-Vi.
Leia também: Qual é a maior rivalidade do futebol brasileiro? Descubra os 11 principais duelos do país
Quem fundou o Vitória
O Vitória foi fundado por dois irmãos: Arthur e Arthêmio Valente. Juntos, eles reuniram muitos jovens baianos no bairro Corredor da Vitória para fundar o clube. Entre os jovens, estavam Fernando Kock, Adolfo Irineu dos Santos, Alberto Teixeira, Antônio Almeida, Antônio Guimarães, Augusto Francisco Lacerda, Carlos Carvalho, Carlos Teixeira, Herbert Filgueiras, Joaquim Costa Pinto, Joaquim Chaves, Jorge Wilcox, Juvenal Teixeira, Leobino Cavalcante, Octavio Rabelo, Pedro Almeida e Quintino Ferreira.
Como foi fundado o Vitória
A história do Esporte Clube Vitória começa em 13 de maio de 1899. Em uma noite chuvosa, os irmãos Arthur e Arthêmio Valente reuniram um grupo de amigos no casarão da família, localizado no Corredor da Vitória, um dos bairros mais nobres de Salvador, a capital da Bahia.
Inicialmente, o Vitória surgiu como um clube de críquete, um dos esportes mais populares da época, recebendo o nome Club de Cricket Victória. Como a maioria dos jovens moravam no bairro da Vitória, foi decidido que o clube a ser criado receberia o nome “Victória”. Tudo isso graças à influência da língua inglesa na cultura da época.
A prática do críquete era restrita aos ingleses. Dessa forma, os baianos nada mais eram do que glândulas de luxo, responsáveis por buscar e repor as bolas no campo. Buscando combater essa discriminação, foram sugeridos nomes e cores que simbolizassem o Brasil na hora de fundar o clube. Porém, devido à falta de tecidos nas cores verde e amarela, as cores escolhidas foram preto e branco.
Em 1902, três anos após a fundação do clube, o críquete deixou de ser o único esporte praticado no Vitória. Um ano antes, José Ferreira Júnior, mais conhecido como Zuza, retornou da Inglaterra trazendo a primeira bola de futebol e um livro de regras para o Estado da Bahia.
Com a influência de Zuza, o Club de Cricket Victória adotou o futebol como modalidade, assim como outros esportes: atletismo, natação e remo. Com a adição dessas novas modalidades esportivas, o clube abandonou o críquete do nome e se tornou Sport Club Victória ainda em 1902.
No mesmo ano, por sugestão do Sr. Cesar Godinho Spínola, o Vitória muda suas cores para preto e vermelho. Vindo do Rio de Janeiro, ele foi o responsável por propor a criação da seção náutica do Vitória. Ainda em 1902, os remadores do clube baiano conseguiram um feito inesquecível ao remar do Porto da Barra até o Porto dos Tainheiros. Graças a esse feito, surge o apelido Leões da Barra, utilizado até hoje para falar sobre os atletas do clube.
Após adotar a prática de novos esportes, o Vitória finalmente deu seus primeiros passos no futebol. No caso, o primeiro jogo de futebol da história do Vitória aconteceu em 13 de setembro de 1902. Na ocasião, o clube venceu o São Paulo Bahia Football Club por 2 x 0, em jogo que marcou a inauguração do Campo dos Mártires (atual Campo da Pólvora).
Mascote do Vitória
O mascote do Vitória é o Leão. Simbolizando força e realeza com seus traços marcantes, o Leão Imperial foi criado por Nizan Guanaes, publicitário baiano. O mascote é carinhosamente apelidado pela torcida de “Lêlê Leão” e ganhou vida na figura de um boneco graças ao cartunista Ziraldo, famoso por ter criado O Menino Maluquinho.
Estádio do Vitória
O estádio do Vitória é o Barradão, oficialmente denominado Estádio Manoel Barradas. Erguido sobre um terreno doado pelo prefeito de Salvador, Clériston Andrade, o estádio foi inaugurado em 11 de novembro de 1986. O nome do Barradão homenageia Manoel Barradas, ex-presidente e conselheiro do Vitória.
Títulos do Vitória
Em seus 125 anos de história, o Esporte Clube Vitória conquistou uma série de títulos diferentes, quase todos a nível regional ou estadual. Na última temporada, o Vitória conquistou o título da Série B do Brasileirão, o primeiro de sua história, entrando para uma seleta lista de times nordestinos campeões nacionais.
Leia também: Vitória está de volta à elite do futebol brasileiro
Confira a seguir quais são os títulos do Vitória:
Títulos nacionais do Vitória
O Vitória possui apenas um título nacional. Na última temporada, o Leão da Barra foi campeão da Série B do Brasileirão, conquistando assim o seu primeiro troféu nacional.
Títulos regionais do Vitória
Diferente do cenário de títulos nacionais, o Vitória possui mais títulos regionais, como o da Copa do Nordeste. Inclusive, é o maior campeão do torneio ao lado do rival Bahia, ambos com quatro títulos cada.
Confira quais são os títulos regionais do Vitória:
- Copa do Nordeste: 4 títulos (1997, 1999, 2003 e 2010);
- Torneio José Américo de Almeida Filho: 1 título (1976).
Títulos estaduais do Vitória
O número de títulos do Vitória aumenta quando o assunto são conquistas estaduais. Inclusive, saiba que o Leão é o atual campeão baiano. Desde a fundação do clube em 1899, já são mais de 30 títulos estaduais, sendo a maioria deles do Campeonato Baiano. O Vitória é o segundo maior campeão da Bahia, atrás apenas do rival Bahia, que tem 50 títulos de campeão.
Leia também: História do Bahia: trajetória do tricolor de aço
Confira quais são os títulos estaduais do Vitória:
- Campeonato Baiano: 30 títulos (1908, 1909, 1953, 1955, 1957, 1964, 1965, 1972, 1980, 1985, 1989, 1990, 1992, 1995, 1996, 1997, 1999**, 2000, 2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2013, 2016, 2017 e 2024);
- Taça Estado da Bahia: 3 títulos (2004, 2005 e 2006).
Principais ídolos do Vitória
Muitos jogadores fizeram história no Vitória, seja pelos títulos conquistados, números alcançados ou pela identificação com a torcida. Entre os principais ídolos do Vitória, destacam-se nomes como:
- Mário Sérgio;
- André Catimba;
- Viáfara;
- Rodrigo Chagas;
- Válter, Petkovic;
- Vanderson;
- Osni;
- Ramon Menezes;
- Ricky, entre outros.
Ramon Menezes
Em enquete realizada pelo Globo Esporte, Ramon Menezes foi eleito o maior ídolo da história do Vitória. O ex-jogador teve duas passagens pelo clube (1994-1995 e 2008- 2010), conquistando 4 títulos do Campeonato Baiano e o marcante vice-campeonato da Copa do Brasil em 2010.
Bebeto
Além de Ramon Menezes, outro nome que se destaca entre os ídolos da história do Vitória é Bebeto. Campeão da Copa do Mundo de 1994, o atacante começou sua carreira nas categorias de base do clube baiano em 1982, voltando a jogar no clube em 1997. Pelo Vitória, Bebeto foi duas vezes campeão baiano e conquistou o título da Copa do Nordeste em 1997.
Em 13 de maio de 2023, a história de Bebeto com o Vitória ganhou um novo capítulo. O ex-jogador foi homenageado pelo clube, que nomeou uma das arquibancadas do Miniestádio do campo 1 do CT Manoel Pontes Tanajura em sua homenagem.
Juvenal
Outro jogador que se destaca como um dos principais ídolos do Vitória é Juvenal. Jogador do clube na década de 1940, ele é o maior artilheiro da história do Vitória. Ele marcou incríveis 150 gols em 192 jogos pelo clube, o que dá uma média de aproximadamente 0,78 gols por partida.
André Catimba
André Catimba é mais um dos ídolos do Vitória. O atacante jogou no Leão da Barra entre 1971 e 1975, conquistando apenas o título do Campeonato Baiano de 1972. Ele se destaca na história do clube por ser o 2º maior artilheiro do Vitória no Campeonato Brasileiro, atrás apenas de
Vanderson Pitbull
É impossível falar dos ídolos do Vitória sem falar sobre Vanderson Pitbull. Ele foi contratado em 2006 vindo do Juventude, que estava na Série A do Brasileirão, enquanto o Vitória estava na Série C. Em seus quatro anos de clube, Vanderson foi um dos grandes responsáveis pelos acessos consecutivos do Vitória à Série B e à Série A do Brasileirão. Pelo Leão, ele conquistou 4 títulos do Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste de 2010.
Dejan Petković
Outro jogador que se destaca como ídolo do Vitória é Dejan Petković. Em votação popular realizada pela Revista Placar, Petković foi eleito o melhor jogador do Vitória no Século XX. Pelo clube, ele foi campeão da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano, ambas as conquistas em 1999.
Melhores elencos da história do Vitória
Ao longo de sua história, o Vitória teve uma série de elencos que caíram nas graças da torcida, seja pelos títulos conquistados ou pela representatividade. Com certeza, um dos melhores elencos da história do Vitória foi o que conquistou o tetracampeonato baiano, entre 2007 e 2010.
Em 2007, o elenco do Vitória era formado por Ewerton; Antonio Carlos, Marivaldo, Binho (Gilmar) e Samuel; Nenenzinho, Bóbi, Hudson e Joilson; Valdo e Cafú. No ano seguinte, o Leão da Barra tinha uma escalação formada por França, Willians Santana, Leonardo Silva, Anderson Martins e Fernando; Vanderson, Ricardinho, Bida e Ramon Menezes (Batatais); Marquinhos e Rodrigão (Jackson).
Já em 2008, o elenco do Vitória tricampeão baiano era formado por Viáfara; Apodi, Wallace, Victor Ramos e Luciano Almeida; Vanderson, Carlos Alberto (Wellington),, Bida, Ramón Menezes e Jackson (Marco Aurélio); Neto Baiano.
Por fim, o elenco tetracampeão estadual era formado por Viáfara, Nino, Wallace, Reniê e Egídio; Vanderson, Uelliton, Bida e Ramón (Renato); Elkeson (Neto Berola) e Júnior (Vilson).
Em votação popular realizada em suas redes sociais, o clube permitiu que os torcedores do clube elegessem o melhor elenco da história do Vitória. O resultado foi: Viáfara; Apodi, Gabriel Paulista, David Luiz, Esquerdinha; Vanderson; Willian Farias; Ramon Menezes e Petkovic; Neto Baiano e Marinho; Técnico: Vagner Mancini.
Por que o Vitória é conhecido como Leão da Barra?
O Vitória é conhecido como Leão da Barra graças ao local onde ficava situada a sua primeira sede: o bairro da Barra. Esse apelido de Leão surgiu graças aos remadores do clube, que conseguiram um feito histórico ao remarem do Porto da Barra até o Porto dos Tainheiros.
Parcerias e patrocinadores
Os patrocinadores e parceiros do Vitória são:
- Fatal Model;
- UniAGRO;
- Volt;
- Sou Nego;
- Village;
- VitalMed;
- Acelen;
- Biolchim;
- All Pé;
- Betstat;
- Consórcio do Vitória;
- Artagão Gesteira;
- JD;
- Café Bahia;
- Baianão;
- ITS Brasil.
Aposte no Vitória com o Mr. Jack!
Agora que você conhece toda a história do Vitória, está esperando o que para apostar nos jogos do Leão da Barra com o Mr. Jack? Através do site ou app, você pode apostar em qual dos jogadores marcará gols na partida e muito mais!
Oferecendo as melhores odds e um ambiente totalmente seguro para apostar, o Mr. Jack é a melhor escolha para quem deseja apostar no Vitória!
Aposte no Vitória com o Mr. Jack!
Imagem destacada: Reprodução/Pietro Carpi/EC Vitória
Técnica em comunicação, jornalista e especialista em Marketing e Mídias Digitais. Experiência em assessoria de comunicação e imprensa. A redatora do Mr.Jack. Nunca apresentou o Globo Esporte ou Esporte Espetacular, mas está sempre em busca dos melhores conteúdos para te deixar bem-informado por aqui.