Desde 2021 o São Paulo não consegue vencer o Grêmio no Brasileirão. Nos últimos dois jogos em que as duas equipes se enfrentaram, a vitória foi do tricolor gaúcho, que marcou 5 gols nessa dobradinha vitoriosa e sofreu apenas um. Mas o confronto como um todo entre as duas equipes é tão equilibrado que se a gente reparar no histórico dos enfrentamentos, o placar está quase empatado em vários quesitos.
Análise São Paulo x Grêmio: confrontos diretos
São Paulo x Grêmio já se enfrentaram 70 vezes na história da competição. São 26 vitórias do São Paulo, 27 do Grêmio. São 84 gols do São Paulo nesses enfrentamentos, 82 do Grêmio. O São Paulo marcou gol em 70% das partidas, o Grêmio em 76%. E assim vamos tabelando em um confronto que é toma lá da cá na disputa.
Último jogo entre São Paulo x Grêmio
No primeiro turno, vitória do Grêmio na Arena por 2 a 1 de virada e com todos os gols acontecendo no primeiro tempo: Jonathan Calleri abriu o placar aos 15 minutos de jogo e com Cristaldo de pênalti e Reinaldo marcando para o Grêmio aos 31 e 39 minutos de partida, respectivamente. Mas o São Paulo teve mais posse de bola, mais chutes a gol, mais escanteios a seu favor.
Retrospecto atual das equipes
Mas e como as duas equipes foram nas rodadas passadas e que pode servir de alerta para o desafio deste final de semana?!
O Grêmio vive uma série de invencibilidade jogando fora de casa que já dura 7 jogos. A última vitória foi contra o Bahia, na Fonte Nova, dia primeiro de julho, já são quase 3 meses sem comemorar fora de casa. Se somarmos jogos em casa também, são três partidas consecutivas sem vencer. A última comemoração de 3 pontos foi contra o Palmeiras, em setembro.
O Jejum dos São Paulinos também é grande como visitante e já dura 13 jogos. Tanto que último jogo do São Paulo em casa também foi a última vitória. Dois a um sobre o Corinthians e depois empate sem gols com o Vasco e derrota para o Goiás, mas esses dois últimos enfrentamentos fora de casa.
Ambos tropeçaram na rodada passada. O São Paulo vem de derrota para o Goiás e o Grêmio vem de derrota para o Athlético/PR , mas embora os resultados tenham sido igualmente frustrantes, os aproveitamentos foram diferentes.
Estatísticas São Paulo x Grêmio

SÃO PAULO:
Teve 69% de posse de bola, 703 passes e 91% deles certos, 65 passes errados, 8 finalizações sendo 3 para fora/3 no gol e 2 bloqueadas, 3 escanteios a favor e 6 contra, 2 defesas e 12 desarmes. O time de Dorival Júnior jogou no esquema 4-5-1 , marcou 15 faltas e levou 5 cartões amarelos.
GRÊMIO:
Foi somente 46% de posse de bola, 471 passes e 80% deles certos, 96 passes errados, 11 finalizações sendo 4 para fora/5 no gol e 2 bloqueadas, 4 escanteios a favor e 8 contra, 1 impedimento, 9 defesas e 12 desarmes. O time de Renato Portaluppi jogou no esquema 4-3-3 e marcou 9 faltas, levou 2 cartões amarelos e um jogador foi expulso: Reinaldo.
O equilíbrio da história dos confrontos é o mesmo desequilíbrio que se percebe nas duas equipes nesse momento da competição. Será que algum dos lados vai conseguir virar o jogo da instabilidade?!
Confira também: Palpite São Paulo x Grêmio l odds, prognósticos e onde assistir – 21/10/2023 – Brasileirão Série A

Débora de Oliveira é Jornalista com 23 anos de experiência na área do jornalismo esportivo. Começou a carreira no rádio, mas nos últimos 20 anos trabalhou na televisão como repórter, apresentadora e debatedora dos canais Band, RBSTV (afiliada da Globo no RS) e SBT. Atualmente cursa o 7º semestre de Psicologia e é embaixadora do Mr.Jack.